TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.394 Palavras (14 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 14

                   

                          [pic 1]         

Araguaína-TO

25/05/2013

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso Pedagogia - 3° Período

PSICOLOGIA  DA APRENDIZAGEM

Maria De Nazaré De Lima– Ra-352654

Elaine Aragão Gonzaga-Ra-376653

Denise Natalle M. Oliveira-Ra-369912

Maria Juliana Alves Pereira-Ra-399025

Mayara Gabriela Pinto Oliveira Sousa-Ra-355331

Prof. Helenrose A.da S. Pedroso

Araguaína – TO

               








                    PSICOLOGIA  DA APRENDIZAGEM


     

















Sumário

Apresentação.......................................................................... …..3

A Importância da Psicologia no Processo Educacional..........................................…………………………. 4

A contribuição da Psicologia .................................................................................……………. .4

Teorias da Aprendizagem.................................................……..... 5

Desenvolvimento humano...........................................................................................8

O Jogo no Processo Educacional.............................................................................…. 9

Considerações Finais........................................................................................... 13

Referências Bibliográficas.......................................................... 14


APRESENTAÇÃO




A existência da psicologia na pedagogia é como uma área de conhecimento e de saberes teóricos, práticos e uma crença de que a educação necessita de alguns afins da psicologia.         Existem profundos conhecimentos quanto aos princípios que devem ser aplicados, em que aspectos da educação devem ser usados e, de maneira muito particular, o que significa exatamente aplicar de maneira correta à educação. É extrema importância com psicólogos para pesquisar a melhoria no ensino das comunidades indígenas onde

tem uma utilização adequada aos conhecimentos do psicólogo e trabalhar o psicológico da equipe de pesquisadores, alunos e aldeias indígenas, os métodos pedagógicos de ensino-aprendizagem, com raras exceções, continuam reproduzindo a cosmo visão de uma educação que proporciona aos “poderosos” educadores, professores, supervisores, coordenadores, e psicólogos pedagógicos e/ou diretores-empresários de escola - a autoridade não somente de impedirem que crianças, pré-adolescentes, adolescentes e jovens em processo espiritual de desenvolvimento físico, cognitivo, emocional, psicossocial, experimentem a arte de aprender, como também o poder/autoridade de lhes adestrarem, de oprimirem, mutilarem, e deformarem psicologicamente. Os termos mais usados são: “Sentir” (emoções, sensações, sentimentos) e “pensar” (fantasias, conceitos, imaginações, raciocínio, tomada de decisões).
Os conhecimentos de psicologia fazem toda a diferença no exercício da pedagogia e nós notamos   isso na carência de não se   formaram em pedagogia não tivéssemos   acesso à psicologia, às vezes perdemos a paciência, discutem, expulsam, e é justamente nessa hora que a psicologia nós ajudam, porque achamos que não é por aí. O papel da psicologia é extremamente importante porque quase sempre as crianças enfrentam problemas familiares, ou por dificuldade de socialização, e é ai que podemos ajudar, conversando e ouvindo que é o que essas crianças mais precisam. As crianças trazem para a escola todas as suas frustrações e só necessitam de um pouco de atenção, é nisso que a psicologia nós ajuda, podemos enxergar através da transparência da criança a sua insegurança, seu medo,

e dar-lhe o auxílio devido.     Nós nem sempre trabalhamos em parceria com um psicólogo, e eu atuo tipo como “psicopedagoga”, eu é que sou a psicóloga, esse tipo de profissional é raro em escola pública. Sempre quando uma criança é diagnosticada e fica evidente que ela está com problemas a encaminhamos para o psicólogo, mas aqui na escola mesmo não tem.   Os termos que nós mais usamos são “relacionar” o papel do pedagogo com a psicologia na primeira infância,   abordar a proposta da escola para as crianças e se a mesma apresenta uma “preocupação” com o “desenvolvimento mental” nesta fase;   refletir sobre o “comprometimento” e a “atuação” do pedagogo.

A IMPORTÂNCIA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
A importância da psicologia na educação possibilita a criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma. Trata de buscar consolo em seus semelhantes. Não concebe a vida em insolamento.
É também no convívio social, através das atividades praticas realizada, que se criam às condições para o aparecimento da consciência, que é a capacidade de distinguir entre as propriedades objetivas e estáveis da realidade e aquilo que é vivido subjetivamente. Através do trabalho, os homens se organizam para alcançar determinados fins, respondendo aos impasses que a natureza coloca à sobrevivência. Para tanto, usam do conhecimento acumulado por gerações e criam, a partir do trabalho, outros conhecimentos.
 

A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO

A contribuição da

Psicologia no campo Educacional é um tema cativante e desafiador que permanece atual e proporcionando estudos e pesquisas de vários e renomados cientistas. Ocupa papel de fundamental importância e tende a intensificar-se cada vez mais. Ainda que tenhamos evoluído significativamente nos estudos sobre o tema, o campo para pesquisas continua enorme. Deve-se lembrar sempre que essas contribuições precisam ser caracterizadas como um espaço de reflexão envolvendo a realidade escolar, assim como um espaço propício para a expressão das angústias e das ansiedades inerentes ao processo de formação.
A Psicologia no âmbito da escolar deve também contribuir para otimizar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. Pois, uma vez as contribuições da psicologia inserindo na equipe educacional preparam os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorrem no dia a dia da escola, propiciando uma reflexão conjunta que possibilite o levantamento de estratégias que venham a sanar as dificuldades enfrentadas.
Palavras-chave: Educação, Psicologia, e reciclagem.
      As contribuições da Psicologia para a prática Educacional, trouxeram uma ampla variedade de movimentos de reforma curricular, conduzidos em grande maioria, em estréia colaboração por especialista em planejamento, psicólogos e educadores, que costuma ocorrer em diferentes países em momentos que sucedem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com