TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.177 Palavras (13 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Faculdade Anhanguera-Pólo de Ivinhema-Ms

Pedagogia 3ª série

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito paraconclusão da disciplina “PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM”, sob orientação da Professora-tutora MARLI GONÇALVES ZANCANARO.

IVINHEMA

05 de junho de 2014.[pic 2][pic 3][pic 4]

ANDREA MAGALHAES SOARES                                                         Ra 8136746686[pic 5]

LETICIA DANTAS NUNES                                                                    Ra 418143                                       

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

IVINHEMA

05 de junho de 2014.[pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO................................................................................................................4

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO..................................5

TEORIAS DA APRENDIZAGEM..................................................................................6

QUADRO CONCEITUAL...............................................................................................7

FATORES QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS.......................................................................................................................9

ELEMENTOS QUE JUSTIFICAM AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO NA EDUCAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS..................................11

QUADRO DE JOGOS....................................................................................................13

CONCLUSÃO.................................................................................................................16

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................17

[pic 8]

Introdução[pic 9][pic 10]

Os processos de aprendizagem desempenham um papel central no desenvolvimento humano. O principal mediador desse processo é o próprio aprendiz.

A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.

Recai sobre o educador o compromisso de aperfeiçoamento profissional, de renovação dos paradigmas norteadores de sua ação para acolher a dimensão individual, particular e psicossocial do aprendiz, sendo resultante desse diálogo entre as três instâncias, que são: a realidade de quem aprende, a realidade do objeto a ser aprendido e a realidade de quem ensina.

Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.


CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

A psicologia buscar explicar o comportamento humano e os processos mentais ao longo da vida. A psicologia tem grande importância na educação, pois ela permite que a criança tenha um melhor aprendizado.

A aprendizagem infantil está intimamente relacionada ao desenvolvimento da criança, e as figuras representativas desta aprendizagem (como escola, professores), ambiente de aprendizagem formal, condições orgânicas, condições emocionais e estrutura familiar.

Através da psicologia nós conseguimos compreender e respeitar as fases do desenvolvimento humano, de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo, principalmente no que diz respeito à motivação e as dificuldades de aprendizagem dos alunos, nos fazendo perceber que cada aluno tem a sua forma de aprender, pois não existe apenas uma inteligência, mas vários tipos de inteligências. Isso nos possibilita planejar métodos e técnicas pedagógicas que atenda as necessidades de cada individuo, favorecendo a interação entre aluno, professor, escola, família e meio envolvente, possibilitando a construção do conhecimento.

Os educadores devem ter a percepção, a consciência da sua importância no processo do desenvolvimento e aprendizagem dos educandos. O principal mediador desse processo é o próprio aprendiz.  Quando o professor transmite o conhecimento para os alunos, ele passa a desempenhar também o papel de formador da personalidade dentro do processo de ensino-aprendizagem, onde os alunos desempenharão por si próprios o seu processo de formação e desenvolvimento, onde o saber e o interesse do aluno é muito importante, pois contribui para o seu próprio aprendizado.

Diante dos fatos podemos dizer que a psicologia contribui muito para uma nova visão sobre os processos educativos, permitindo ao contexto escolar adaptar e criar novos currículos para o ensino atual, desenvolvendo nos educadores a reflexão, o espírito crítico e autocrítico da sua atividade, avaliar cada tipo de educando e ação pedagógica na sua totalidade.

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

        Denominam-se teorias da aprendizagem, em Psicologia e em Educação, aos diversos modelos que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos. 

        O conhecimento das principais teorias de aprendizagem permite embasar e traçar estratégias que atenda aos objetivos de aprendizagem (PINHEIRO, 2002). Não existe uma teoria específica para todos os objetivos, mas sim, uma teoria adequada a cada tipo de objetivo. Nesse sentido, deve-se utilizar uma combinação dessas teorias visando atender a diversidade de alunos e recursos (BITTENCOURT, 1999).

        Percebemos que fazendo o uso de diferentes teorias, o educador tem a capacidade de assimilar e ampliar seus conceitos ao criar novas maneiras de transmitir o conhecimento aos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (117.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com