TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa em Educação do Curso de Pós-graduação

Por:   •  21/3/2023  •  Ensaio  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

                               UNIVERSIDADE DE UBERABA

        

PESQUISA QUALITATIVA NOS ESTUDOS CIENTÍFICOS: CONTRIBUIÇÕES MAIS RELEVANTES

Trabalho apresentado à disciplina de Pesquisa em Educação do Curso de Pós-graduação - Mestrado em Educação.

                                                                            Dr. José Carlos Souza Araújo

                                                                         Dr. Sávio Gonçalves dos Santos

Dr. Thiago Reis dos Santos

UBERABA

2023

PESQUISA QUALITATIVA NOS ESTUDOS CIENTÍFICOS: CONTRIBUIÇÕES MAIS RELEVANTES.

Rosa Maria Reis

Resumo

Neste trabalho objetivou-se apresentar as contribuições mais relevantes da pesquisa qualitativa para a produção de trabalhos acadêmicos e/ou científicos, buscando aporte teórico nos autores que discorrem sobre o assunto, conceituando as características, o emprego e a forma de coleta de dados, mostrando a melhor forma de aplicabilidade por meio de exemplos e ideias. A metodologia científica, e a vertente da pesquisa qualitativa é de suma importância dentro de uma instituição e sua aplicabilidade deve ser feita de maneira correta para que os resultados sejam fidedignos e que possam contribuir para os estudiosos do assunto.

 

Palavras-chave: Pesquisa. Aplicabilidade. Qualitativa. Contribuições.

Abstract

This work aimed to present the most relevant contributions of qualitative research for the production of academic and/or scientific works, seeking theoretical support in the authors who discuss the subject, conceptualizing the characteristics, use and form of data collection, showing the best form of applicability through examples and ideas. The scientific methodology, and the aspect of qualitative research, is of paramount importance within an institution and its applicability must be done correctly so that the results are reliable and that they can contribute to scholars of the subject.

 

Keywords: Research. Applicability. Qualitative. Contributions.

Introdução

Na atualidade, percebemos que na pesquisa social além da abordagem quantitativa constatamos outra forma de abordagem que tem sido reconhecida como possibilidade de investigação: trata-se da pesquisa identificada como "qualitativa". Inicialmente adotada nos estudos de Antropologia e Sociologia, se opondo à pesquisa quantitativa dominante, tem aumentado sua esfera de atuação nas áreas como a Psicologia e a Educação.

          As discussões deste trabalho versaram sobre a abordagem da pesquisa qualitativa, por entender que será a melhor opção a ser utilizada para dissertação ao final do curso.

      Buscar-se-á apresentar quais os pontos relevantes com o aporte de autores que discorrem sobre o assunto e trazem contribuições que servirão de base para o desenvolvimento deste trabalho e esclarecimentos para os estudiosos do assunto.

A expressão "pesquisa qualitativa" tem diferentes significados e assume um conjunto de técnicas interpretativas que resultam na apresentação de um grupamento de significados objetivando expor o sentido dos fenômenos do mundo social.

Para a organização deste estudo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica em sites acadêmicos, livros, revistas cientificas e em materiais físicos, buscando, após leitura, compilar os dados que passaram a fazer parte do referencial teórico.

Em um primeiro momento faremos algumas considerações pertinentes sobre a pesquisa científica, na sequencia traremos conceitos e características da pesquisa qualitativa dialogando com as ideias de alguns autores e finalizaremos com alguns métodos de coleta de dados que é uma das fases mais importantes em uma pesquisa.

Pretendeu-se verificar se a pesquisa qualitativa poderá ser um instrumento que trará contribuições ao trabalho, ressaltando que não podemos nos distanciar da prerrogativa de que existem diferentes modos de fazer pesquisa qualitativa atualmente e que a forma como você irá desenvolver o seu estudo depende muito do seu objetivo.

Pesquisa científica: considerações relevantes

Segundo Gil (2007, p. 17), pesquisa é definida como o

procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa desenvolve-se por um processo constituído de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão dos resultados.

 A pesquisa desenvolve-se por um processo constituído de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão dos resultados. Para iniciar uma pesquisa deve existir uma dúvida, uma pergunta no qual se quer obter uma resposta. Pesquisar, portanto, é buscar ou procurar resposta para alguma coisa (TARTUCE, 2006).

A complexidade do objeto a ser conhecido determina o nível de abrangência da apropriação. Assim, a apreensão simples da realidade cotidiana é um conhecimento popular ou empírico, enquanto o estudo aprofundado e metódico da realidade enquadra-se no conhecimento científico. O questionamento do mundo e do homem quanto à origem, liberdade ou destino, remete ao conhecimento filosófico (TARTUCE, 2006 apud GERHARDT; SILVEIRA, 2009 p.11-12).

Desta forma, fica claro que pesquisa científica objetiva encontrar respostas a respeito de um determinado problema para o qual não se têm informações concretas para solucioná-lo. Para o seu desenvolvimento temos de realizar todos os procedimentos necessários (LUDKE e ANDRÉ, 2012).

Corroborando com as afirmações elencadas temos em Gerhardt (2009) que diz que ʺa pesquisa é a atividade nuclear da Ciência. Ela possibilita uma aproximação e um entendimento da realidade a investigar. A pesquisa é um processo permanentemente inacabado. Processa-se por meio de aproximações sucessivas da realidade, fornecendo-nos subsídios para uma intervenção no real. A pesquisa científica é o resultado de um inquérito ou exame minucioso, realizado com o objetivo de resolver um problema, recorrendo a procedimentos científicosʺ.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (230.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com