TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  4/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE AULA

NOME: Jaqueline Vargas

RGM: 28054261

  1. Tema: As formas de representar a terra.
  2. Dados de Identificação: Série e duração:3 ano -25 minutos.
  3. Objetivos: Identificar as formas de representação da terra, destacando elementos apresentados no globo terrestre e no planisfério. Buscando a compreensão das características da Terra, do Sol e da Lua.
  4. Conteúdos: Experiências de observação do céu, do planeta, na terra, particularmente nas zonas habitadas pelos fenômenos celestes. Além disso a construção de conhecimento sobre a terra e as diferentes formas em suas distintas culturas ao longo da história da humanidade.
  5. Habilidade (s) da BNCC: Identificar as características da terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo; com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos e fotografias) (EF03CI07).

  1. Procedimentos Metodológicos (detalhar as etapas): Informe aos alunos que vocês irão realizar um jogo, mas antes de dar início a ele, apresente o globo terrestre e o mapa mundi (planisfério), sem mencionar que ambos são representações da Terra. Em seguida, divida a turma em três grupos. Entregue para os grupos o globo terrestre e o mapa-múndi (planisfério) para que os alunos possam manusear e observar os materiais.
  1. Recursos didáticos: O interessante é que cada grupo receba um globo terrestre e um mapa-múndi, mas caso não seja possível, uma alternativa é imprimir o mapa-múndi colorido em papel A4 e realizar rodízio do globo terrestre.
  1. Avaliação: Determine entre 8 a 10 minutos para essa atividade.

Para início do jogo, desenhe no quadro uma malha do jogo da velha e escreva os números de 1 a 9, conforme mostra o slide. Solicite que cada grupo escolha um símbolo para representá-lo. Juntamente com os alunos, decida quem dará início ao jogo e quem dará continuidade. Explique como será realizado o jogo do 15:

1 - O grupo precisa escolher um dos números apresentados na malha;

2 - A professora irá ler a pergunta correspondente ao número escolhido. Se a resposta estiver correta o grupo terá o número marcado com seu símbolo;

3 - Ganha o jogo quem conseguir formar uma linha (vertical, horizontal, inclinada) onde a soma seja igual a 15.

  1. Bibliografia:

Alunos aprendem ciências com material concreto que simula sistema Terra e lua. Disponível em: <https://diversa.org.br/relatos-de-experiencias/alunos-aprendem-ciencias-com-material-concreto-que-simula-sistema-terra-e-lua/>. Acesso em: 3 jun. 2023.

As formas de representar a Terra - Planos de aula - 3o ano - Ciências. Disponível em: <https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/3ano/ciencias/as-formas-de-representar-a-terra/2752>. Acesso em: 3 jun. 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com