TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado Em Gestão Das Organizações Escolares

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.259 Palavras (14 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado Em Gestão Das Organizações Escolares

PATRÍCIA DA SILVA ARMÍNIO 

VITÓRIA

2017

 

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Gestão Das Organizações Escolares

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar sob a orientação do Professor Lúcia Helena Dos Anjos Porto

                       

 Curso: Pedagogia

Vitória

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2. CAPÍTULO I – Caracterização da Escola e da equipe gestora.......................5

2.1 – Caracterização da Escola...........................................................................7

2.2 - Caracterização da Equipe Gestora............................................................10

3. CAPÍTULO II – Desenvolvimento e análise das atividades Observadas e analisadas..........................................................................................................12

4. CAPÍTULO III – Considerações Finais..........................................................14

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................15

1. INTRODUÇÃO

   Relatório referente á disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Gestão das Organizações Escolares do curso de pedagogia da Universidade Estácio de Sá.

Este relatório irá descrever minha experiência de estágio em Gestão nas organizações escolares realizado no CMEI Maria Hilda Aleixo, no turno vespertino no período de 13/03/2017 á 16/06/2017 totalizando 66 horas, tem como objetivo descrever minha experiência e observações vividas por mim Patrícia Da Silva Armínio, acadêmica do curso de Pedagogia, cursando o 8° período no polo de vitória/ES, tendo como objetivo conhecer na prática o processo do cotidiano da escolar.

No primeiro capítulo será feito um breve histórico da instituição descrevendo sua localização, estrutura e funcionamento e o projeto politico pedagógico, avaliação bem como a caracterização do campo de estágio escolhido.

No segundo capítulo serão descritos o desenvolvimento e análises das atividades observadas e as considerações e referências bibliográficas.

No terceiro capítulo as considerações finais, concluindo todo trabalho observado e realizado.

Esta experiência esta sendo muito importante para aumentar o meu conhecimento na área de gestão escolar, e o contato com a experiência e a  prática para o exercício do trabalho, tendo muitas expectativas sobre a vivência e experiência enriquecedoras para o desenvolvimento de um trabalho produtivo.

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O Centro Municipal de Educação Infantil “Professora Maria Hilda Aleixo”, está localizado na região de Carapina Grande tendo sido criada pelo Decreto: 4503/99, do dia 02 de maio de 1999, CNPJ: 03 786 110/0001-19.

A Unidade conta para o ano de 2017 com: 388 crianças matriculadas e distribuídas em 10 turmas no turno matutino e 10 no vespertino, totalizando 20 turmas.

Atualmente o bairro possui duas escolas públicas, um Centro Municipal de Educação Infantil, e uma Unidade de saúde, igrejas, praças, campo de futebol, parque de exposição, centro comercial, indústria e bancos.

Atendemos a uma clientela, onde a diversidade cultural é significativa, ou seja, trabalhadores que exercem várias profissões. Boa parte das famílias possuem problemas de infraestrutura, vem de outros estados em busca de melhores condições de vida, onde dividem pequenos espaços entre crianças e adultos. Como reflexo deste quadro social, muitas crianças vivem com avós, tios e outros, levando-nos assim a reorganizar nosso calendário de atividade, criando o dia da família ou responsável na escola, pois isso é muito importante no processo de construção afetiva da criança.

A maioria tem escolaridade e trabalho, alguns têm casa própria e outros vivem de aluguel. Existe uma rotatividade enorme de alunos, por motivo de mudança de emprego dos responsáveis. A escola ainda mantem hábitos tradicionais como formar filas no pátio separadas por turmas logo na chegada.

O pedagogo trabalha diretamente com o professor orientando e assessorando as atividades da sala extraclasse, realizando planejamentos que são registrados em folha e importante salientar que nos horários de 11h00min ás 12h00min nos dias que não tem nenhuma atividade prevista, esses dias são usados para juntar as professoras por grupo e realizar atividades como elaboração do projeto e também para reavaliar as propostas apresentadas. Os planejamentos individuais são realizados de acordo com o horário de educação física e artes.

A equipe gestora do CMEI Professora Maria Hilda Aleixo, e liderada por Suelen Cristina Dias Cruz (Diretora), formada em pedagogia/ habilitação em séries iniciais e pós- graduada em psicopedagogia e gestão integrada, atua em sala de aula há 19 anos, esta a frente da direção do CMEI há dois anos. E uma profissional competente e responsável em suas atividades, sempre empenhada em resolver os problemas e comprometida com seu papel de gestora, tem uma boa convivência com os todos os demais funcionários, no regate de uma ação coletiva e de qualidade. Procura desempenhar bem o seu papel e tem conhecimento de tudo e participa de todas as decisões. Conhecer todos os alunos da escola, e esta sempre ativa a tudo que acontece, participando do bem estar físico e social enquanto permanecem na unidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (264.9 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com