TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicogênese da Língua Escrita

Por:   •  25/11/2018  •  Artigo  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Cristiane Darlene da Silveira Moreira                RA: 8049623

Disciplina: Fundamentos e Métodos do Ensino de Língua Portuguesa e Matemática

Ciclo de Aprendizagem: Ciclo 2

CRISTIANE DARLENE DA SILVEIRA MOREIRA

Atividade do Ciclo de Aprendizagem 2

Polo Curitiba-PR

2018

Em pesquisa elaborada por Onaide Schwartz Mendonça sobre a “Psicogênese da Língua Escrita: contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização” consegue-se compreender as mudanças ocorridas no sistema de ensino da escrita no decorrer dos anos. O trabalho elaborado por Mendonça trouxe diversas contribuições ao aprendizado dos alunos e na melhor compreensão de ensino aos professores.

A pesquisa realizada por Mendonça teve como base o trabalho de pesquisa de Emília Ferreira e Ana Teberosky, tendo sua primeira publicação no Brasil ocorreu em 1986, “Psicogênese da Língua Escrita”. Para Ferreira e Teberosky além de todos os métodos e materiais para o aprendizado do aluno há também um sujeito que busca conhecimento.

Sobre esse conhecimento levantaram algumas questões: Como iniciavam o conhecimento da língua?, Quais processos de aprendizagem?, Como a criança torna-se um leitor?

Diante dessas dúvidas, foram elaborados alguns experimentos, pois como o processo do sistema da escrita se tornaria de um simples rabisco para o significado da escrita e fonética. Perceberam três estágios de desenvolvimento, sendo o primeiro o Psicogenético, o segundo o conhecimento das letras e o terceiro a consciência fonológica.

Esses três desenvolvimentos podem variar com cada criança e com os estímulos que tiveram no meio em que vivem. Sendo o percurso da língua escrita marcado por fases, a primeira delas é entender que não começa na escola o aprendizado da escrita e sim em seu meio social. Se a criança é estimulada ou convive com pessoas que tem o hábito da leitura será de maneira mais fácil o seu conhecimento.

Por ver outras pessoas escreverem a criança tenta fazer o mesmo só que ao seu modo que é desenhando. Quando pedimos para a criança escrever algo ela automaticamente irá representar por meio de desenho. Com o passar do tempo a criança percebe que desenhar e escrever são atos diferentes, passando pela primeira fase que é a distinção entre o modo de representação, depois pela segunda fase que é a construção das letras e a quantidade que há em cada palavra e a terceira que é a fonética; onde os sons das palavras fazem sentido na escrita.

O professor percebendo a desenvoltura da criança diante do seu conhecimento adquirido em sua primeira sociedade (núcleo familiar) cabe a ele a desenvoltura de como articular melhor forma de aprimorar os conhecimentos desse aluno. O professor terá que estimular o aluno com atividades diversificadas que estimulem o seu interesse na aprendizagem da escrita.

 Infelizmente, temos professores que preferem se utilizar de métodos antigos para ensinar obtendo resultados negativos com seus alunos, pois a aprendizagem silábica fica defasada com o ensino tradicional.

A pesquisa vem para esclarecer essa abordagem, pois sabendo como interagir e quais atividades aplicar irá estimular a curiosidade do aluno. Levando em consideração a abordagem dos três níveis: pré-silábico, nível silábico e nível alfabético.

Mas lamentavelmente a pesquisa começou a ter outras interpretações ocorrendo diversos equívocos na interpretação do trabalho realizado por Mendonça. Entender de forma incorreta traz um prejuízo ao ensinamento da criança, como por exemplo, que a criança aprende sozinha e que não precisa do auxílio do professor. Sabe-se que esse pensamento é inaceitável, pois o professor torna-se mediador do conhecimento existente e do que será adquirido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com