TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Aprendizagem

Por:   •  19/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.407 Palavras (14 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO 2 BELO HORIZONTE, PAMPULHA

PEDAGOGIA 3ª SÉRIE

ATPS DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

ALESSANDRA RODRIGUES TEIXEIRA RA: 4351859676

ELIANE APARECIDA PEREIRA DE PAULA RA: 1299904039

MARIA VITÓRIA DO PRADO GOMES RA: 4300067565

MARLEI DRUMOND PIMENTA RA: 1299907323

SIMONE ZANADREIS DE OLIVEIRA RA: 4342840097

                                                           

 Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem” ministrada pela Professora EAD Karem Rojas, sob orientação do professor-tutor a distância Camila Andriotti

                         

BELO HORIZONTE MG

2013

INTRODUÇÃO

Apresentaremos a seguir, a ATPS DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM onde colocaremos em prática as tele-aulas e pesquisas feitas em livros e sites. Em toda a pesquisa abordaremos as principais contribuições da Psicologia para a Educação. Para a realização da ATPS, como o nosso curso é à distância o método utilizado pelo grupo é de pesquisas online e o nosso contato na maioria das vezes é o e-mail. O grupo se reuniu de forma esporádica na faculdade. Sempre enviamos as pesquisas umas para as outras e se estiver todos de acordo um dos integrantes do grupo faz a formatação e envia para a avaliação dos membros do grupo, somente com a provação de todos a ATPS é postada no AVA.

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

O que é aprendizagem significativa? Como tornar a aprendizagem significativa? São questões que envolvem reflexões constantes na pratica pedagógica. Todo profissional deve conhecer as técnicas, métodos referentes ao seu trabalho, no caso do pedagogo além de conhecer técnicas, métodos apropriados ao ensino aprendizagem e fundamental ir alem e conhecer o aluno a quem pretende ensinar, e como ensinar de forma significativa.

Objetos de estudos da psicologia: Behaviorismo estuda o comportamento humano. Gestalt essa teoria interpreta o ser humano em sua totalidade. As palavras chaves são: percepção, sensação e estímulo. Na educação o entendimento de como o aluno internaliza, constroem o conhecimento por eles mesmos, segundo Vigotski: “A linguagem e o pensamento humano têm origem social. A cultura faz parte do desenvolvimento humano e deve ser integrada ao estudo” Bock. PLT de Psicologia. P.87. Para conhecer o aluno é importante conhecer o seu contexto social, a sua cultura para que sua aprendizagem si torne significativa. A Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento humano em seus aspectos: físico-motor, intelectual e afetivo-emocional e social. Essa teoria elucida que a criança não é um adulto em miniatura, mas um ser que possui características próprias de sua idade, alguns fatores contribuem para o desenvolvimento humano: hereditariedade, maturação neurofisiológica, o meio onde a criança vive o crescimento físico, e também os aspectos intelectuais, afetivo, emocional. Piaget dividiu o desenvolvimento em quatro estagio: 1ºsensório motor (0 a 2 Anos) 2º pré-operatório (2 a 7 Anos) 3ºoperações concretas (7 a 11 ou 12 Anos) 4ºoperações formais (11 ou 12 Anos em diante) Segundo Piaget: “Cada período é caracterizado por aquilo que o indivíduo consegue fazer nessa faixa etária” bock. PLT de Psicologia. P.101. É importante compreender como as crianças aprendem em cada fase do desenvolvimento a respeitar a individualidade e o ritmo de aprendizagem de cada aluno para que o processo de ensino-aprendizagem se torne significativo. Freud e a Psicanálise: o inconsciente, o pré-consciente, o consciente. Segundo Piletti Rossanato (psicologia da aprendizagem P.64. “Com o conhecimento da psicanálise, podemos esclarecer o desenvolvimento da infância os desejos, as estruturas do pensamento até então desconhecidas, o que revela ser de grande importância para a educação, pois educarão as crianças aqueles que conseguiram sondar a sua mente.”  As teorias do Condicionamento e do Cognitivismo na 1ª aprendizagem é a conexão entre estímulo e resposta na 2ª a prendizagem é um processo de relação do sujeito com o mundo externo (organização cognitiva). Teoria da motivação: explorar, descobrir, aprender e compreender.

As contribuições da Psicologia para educação são: a compreensão do ser humano completo físico, social, intelectual, emocional e sexual. A Psicologia centralizou o interesse pedagógico no aluno e não no professor, a autoaprendizagem, o aluno construtor do próprio conhecimento Entre outros, os métodos ativos, compreender, explorar, inventar, construir. Teoria da Motivação: descobrir, aprender, perceber e compreender.  Segundo: Salvador (s\d.p,1)  “aprendizagem Extrínseca é uma educação impessoal, concentrada no professor, utilitária, diretiva, irrelevante para as necessidades individuais do aluno”. A aprendizagem para se tornar significativa deve centrar o interesse no aluno de forma integral a conduzir o educando a aprender, a conhecer, a sentir a vida, deve ser relevante para as necessidades individuais dos alunos.

QUADROS DAS TEORIAS: VERBAL SIGNIFICATIVA, GENÉTICA DA APRENDIZAGEM, SÓCIO CULTURAL E PSICANÁLISE.

TEORIAS

PSICOLOGIAS ASPECTOS CONCEITUAIS

CONTRIBUIÇÕES PARA O ÂMBITO EDUCACIONAL

TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA:

DAVID ASUBEL

Psicologia construtivista: aprendizagem cognitiva, integração entre pensamento e ação.

Valorização do conhecimento prévio dos alunos; Ancoras.

Diferenciação entre aprendizagem mecânica e aprendizagem significativa.

TEORIA GENÉTICA DA APRENDIZAGEM

Epistemologia genética, cognitivista, construtivista.

O ensino centrado no aluno. ”Adaptação em função das características e necessidades individuais”. Aprendizagem de acordo com o estágio de desenvolvimento.

TEORIA SÓCIO CULTURAL

Desenvolvimento cultural e aprendizagem. “Relação entre pensamento e linguagem”

“Desenvolvimento através da interação social: relação com o outro”. O aluno é um ser ativo que interage com o professor e o meio.

TEORIA DA PSICANÁLISE

Inconsciente, o pré-consciente, o inconsciente. O aparelho psíquico: Id, ego, superego e sexualidade.

Dimensão cognitiva e intelectual do aluno. Afetividade está sujeita a identificação, negação e projeção entre outros. Para Freud a função da educação é a de colaborar para que as crianças aprendam a controlar seus instintos ”...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (158.4 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com