TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Aprendizagem

Por:   •  18/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

   UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP[pic 1]

       CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso.  Pedagogia.

Polo. Piracicaba.

 

   Ivanilda Menezes Silva               --  RA 2018820849            

   

Psicologia da Aprendizagem

Turma 3° Série. – Semestre 3°.

Piracicaba - SP

JUNHO /2011

                                       

                                       Ivanilda Menezes Silva                – RA2018820849

Psicologia da Aprendizagem

Turma 3°. – Semestre 3°.

Quadro sintese apresentado como atividade avaliativa da disciplina de : Psicologia da Aprendizagem Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial: Silviane Berto

Quadro síntese

CONCEPÇÕES

CRIANÇA

DESENVOLVIMENTO

APRENDIZAGEM

LINGUAGEM

PIAGET

Para Piaget, a criança é um ser ativo que aprende

Através de uma interação com o meio físico, e segue esquemas de assimilação e acomodação

Para Piaget, o desenvolvimento é linear, se da de acordo com períodos de idades, para cada uma delas um estagio, ultrapassando fases. E o desenvolvimento para Piaget, vem antes da aprendizagem.

O desenvolvimento da aprendizagem segue o do desenvolvimento, que acontece em acordo com o ritmo maturacional, individual, não dependendo das influências do meio externo

Para Piaget o aparecimento da linguagem, no período pré- operatório, subdivide em fala egocêntrica, que esta ligada ao desenvolvimento, e fala socializada, através do meio

VYGOTSKY

Para Vygotsky, a criança aprende através de uma mediação, que se da, através do ser humano com o meio em que ela vive

Para Vygotsky, o desenvolvimento e aprendizagem são inseparáveis, e acontece a partir de conhecimentos que a criança possui e são desenvolvidos, através de da aprendizagem que propicia o desenvolvimento, através das zonas proximais

Para Vygotsky, a aprendizagem acontece através das culturas, dons e aptidões, que são desenvolvidas através da relação com o meio, ou seja, aprendemos através do nosso grupo social. Esse aprendizado proporciona nosso desenvolvimento.

Linguagem para Vigotsky tem Papel central e caminha junto com o pensamento, a criança controla o ambiente através da fala, organiza seus pensamentos e planeja suas ações.

WALLON

Para Wallon a criança é um ser emocional, ativo, visto na totalidade que interage e se desenvolve emocional e sociocognitivo.

Para Wallon a criança se desenvolve através das crises e conflitos, explorando o meio humano e físico, interno e externo, e a interação do sujeito com o meio propicia o desenvolvimento.

Para Wallon, o processo de aprendizagem é dialético, a criança vai e volta os estágios para aprender, e as emoções são responsáveis pelas aprendizagens, juntamente com as informações que recebe através de sua interação com o meio.

A linguagem é fundamental, a criança desprende do mundo real, e entra num mundo simbólico, onde linguagem é pensamento caminham juntos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com