TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  1.200 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 3 - AULAS 05 E 06

QUESTÃO 01  - Dentre os conceitos fundamentais da teoria comportamental, existem o Condicionamento Respondente que seria o comportamento reflexo em que o organismo responde automaticamente a um estímulo, bem como o condicionamento Operante, sendo este o maior interesse de Skinner, diz respeito ao controle do comportamento após a implantação do comportamento, ou seja, o processo de modelar e manter o comportamento. Neste sentido, existem algumas condições sugeridas por Moreira et all (1993) para auxiliar o aluno na retenção do conhecimento. Cite-as: (5 no mínimo).

        Algumas condições são sugeridas pelo autor para retenção de conhecimento: Apresentar material em múltiplos contextos, abundar-se de exemplos e ilustrações sobre conceitos importantes, atribuir tarefas que requeiram o uso do novo mateiral, proporcionar reforços só depois da conclusão das tarefas, incrementar gradual complexidade nas tarefas ou problemas, aplicar práticas dos conhecimentos demonstrados, destinar aos estudantes tarefas de apresentar demonstrações apropriadas,  destinar grupos de estudantes em um trabalho determinado consistente em descobrir, enumerar e descrever aplicações não tratadas em classe nem no texto, realizar r de valorização critica da estrutura, funções e significados do conteúdo, apresentar projetos individuais e grupais.

QUESTÃO 02 – O comportamentalismo é muito utilizado na escola, pois o professor pode usar vários recursos, tanto para instalar como para extinguir um comportamento.  Carpenter e Haddan apud Moreira et all (1987) citam um modelo para facilitar a aprendizagem do aluno:

  1. Os objetivos para cada tema são apresentados em forma clara.
  2. O conteúdo é apresentado em unidades relativamente pequenas de trabalho de informação. Isto dá ao aluno a sensação de chegar a alguma parte. Por outro lado, o mantém ativo.
  3. As unidades de trabalho de informação são dispostas em uma única vez.
  4. Cada unidade contém suficientes sinais para facilitar o êxito na consecução da tarefa apresentada.

 

Estão corretas somente as afirmativas

  1. I e II
  2. I, II e IV
  3. I e IV
  4. III e IV
  5. IIV

QUESTÃO 03 - A teoria cognitiva tem como seu principal representante Jean Piaget. Podemos considerar correta somente a alternativa:

  1. O “sujeito epistêmico” para Piaget diz respeito ao estudo dos processos de pensamento presentes desde a infância a vida adulta.
  2. Piaget não admitiu as questões subjetivas do comportamento humano, se limitou a tudo que era observável, mensurável e quantificável, somente as manifestações comportamentais.
  3. Um exemplo de aprendizagem por condicionamento, diz respeito, a quando uma mãe só libera a sobremesa para a criança, após esta comer a refeição principal, condicionando a criança ao comportamento desejável de comer bem em todas as refeições. Estes são conceitos utilizados pela teoria cognitiva.
  4. A teoria cognitivista leva em consideração o inconsciente, e neste sentido, seus conceitos fundamentais como a transferência, pulsões e a sexualidade.

 QUESTÃO 04 – Ana de 13 anos, após ser questionada pela professora sobre sua redação com o titulo “Que Brasil que eu quero”, argumenta para a sala sobre as hipóteses em relação ao futuro do Brasil, demonstrando boa arguição e autonomia do conhecimento e pensamento. Podemos concluir que segundo a teoria Cognitivista de Piaget, Ana se encontra no período:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com