TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento

Por:   •  12/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

 

 

 

Alexsandra Siqueira Galvão  

04116723

Pedagogia

O período socrático, conhecido também como período clássico ou antropológico                                              ocorreu no final do século V e abrange todo o século VI a.c.. Ele acontece num momento em que a filosofia investigava questões humanas como as técnicas, a ética e a política. Foi um período de grande desenvolvimento cultural e científico, o que proporcionou um ambiente fértil para o desenvolvimento do pensamento. Essa foi a época dos sofistas, entre eles o grande pensador Sócrates, que defendia um sistema de educação no qual o objetivo maior seria a formação de um cidadão pleno, capacitado para atuar politicamente com o intuito de contribuir para o crescimento da pólis, ou seja, o conhecimento empírico deveria ser substituído pelo conhecimento intelectual.

O método socrático tem como princípio a construção do conhecimento e não apenas a mera transmissão de ideias, pois naquela época o conhecimento era tido como um tipo de comércio, no qual os docentes, conhecidos como sofistas, cobravam um valor por discursos e conteúdos prontos; conteúdos esses que os alunos teriam que decora. Esse também é o período em que a população passou a ter mais tempo livre, e por consequência, uma maior dedicação às artes e à filosofia. Vale ressaltar que a psicologia era considerada como um braço da filosofia.

Considerado o principal filósofo e um dos fundadores da filosofia, Sócrates encarregou-se de descobrir o que havia no homem, que o diferenciava dos demais animais, concluindo que seria a razão. Nesse sentido, a filosofia de Sócrates envolvia, necessariamente, o diálogo, levando as pessoas ao questionamento e à investigação filosófica dos acontecimentos, com o objetivo de os tornar mais críticos e conscientes de suas atitudes e responsabilidades. Tal processo, levava as pessoas a conhecerem mais sobre si e sobre o mundo.

Diante do exposto, podemos afirmar que Sócrates transformou literalmente a filosofia em uma pedagogia da inteligência e da racionalidade, contribuindo, assim, para a formação da juventude, partindo da ideia de que todos os indivíduos, até os mais simples, trazem dentro de si esse potencial do conhecimento.

Bibliografia

Thies, T. (2019). Psicologia do desenvolvimento. Recife: Telesapiens. Acesso em 02 de 09 de 2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com