TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia do Desenvolvimento Pedagogia

Por:   •  6/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

Nome da Universidade: Universidade Estácio de Sá

Nome do Departamento: Psicologia

Nome da disciplina: Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem 

Código da disciplina: CEL0241

Título do Relatório: A integralidade do desenvolvimento infantil e o processo de ensino

Nome do aluno(a): Gabriella de Oliveira                  Matrícula: 201907025332

Data: 25/05/2020

A integralidade do desenvolvimento infantil e o processo de ensino e aprendizado

O relatoria  presente tem como objetivos estabelecer uma relação entre os conceitos teóricos sobre desenvolvimento infantil em sua totalidade, desde do ambito intelectual, físicomotor, socioemocional e afetivo relacionados a observação de uma criança do sexo feminino de 3 anos,matriculada na pré escola de uma instituição privada do Rio de Janeiro, com intuito de compreender como tais fatores possam influenciar o processo de ensino e aprendizado infantil.

           A psicologia é a ciencia que estuda os processos mentais e o comprortamento humano.  De acordo com Berger

“Conhecer a criança implica estudar sua saúde (biossocial), sua curiosidade (cognitivo) e seu temperamento (psicossocial), bem como dezenas de outras características do desenvolvimento pertencentes aos três domínios predominantes.”

           Piaget considera que o conhecimento se desenvolve por meio de um pprocesso espontaneo relacionado a embriogenese, tendo a totalidade do sujeito relacionado aos aspectos psicologicos e biológicos. Ele considera a aprendizagem é o posto do desenvolvimento, ele é provodada por meio de situações desafiadores, não é espontanea.

            Para o  estudo do desenvolvimento e da aprendizagem consideramos três importantes aspectos, que são eles : Aspecto psicosocial, onde este esta relacionado ao desenvolvimentos das habilidades socioemocionais e emocionais: o outro aspecto considerara será o biosocial, onde observaremos fatores genéticos, nutricionais e de saudes que atravessam e se interligam as habilidades motorais, atitudinais , sociais e culturais: e por fim temos o aspecto cognitivo, onde este abrange funções mentai superiores como memória, linguagem, imaginação, percepção  entre outras.

              De acordo com Vygotsky o desenvolvimento se dá por meio do sociointeracionismo, teoria que explica o desenvolvimento humano a partir da interação social e cultural, sendo esta um processo socio-histórico. Para este autor “aprendizagem e desenvolvimento não entram em contato pela primeira vez na idade escolar, eles estão ligados entre si desde os primeiros dias de vida da criança.” (VYGOTSKY, 2010, p.111)

Para elaboração do presente relatório foi utilizado como procedimento metodológico revisão bibliografica de autores referentes ao desenvolvimento infantil, como Piaget e Vygotsky.

Durante o de observação da criança em questão, podemos destacar alguns aspectos relacionados ao processo de desenvolvimento infantil e aprendizado relacionado as esfereras do ambito físico-motos, socioemocional e cognitivo.

Referente ao aspecto fisicomotor podemos destacar que ela apresentava uma boa coordenação motora global, buscando equilibra-se em momentos de instabilidade durante uma brincadeira por exemplo, gosta de pular. Já nas atividades de motricidade fina, verificou-se que ela apresenta interesse em realizar desenhos e pinturas, faz a tentativa da escrita do seu nome e o desenho da figura humana, equivalente para faixa etária, sempre nomeando seus desenhos e mostrando orgulhosa suas produções.

Em relaçãos as ahabilidades socio afetivas verifica-se que ela é uma menina cariosa, no entanto há momento que é preciso mediar durante um conflito esntre situações de disputa de brinquedo ou em momentos que quebrava sua expectativa quanto uma escolha que a mesma gostaria de fazer. E uma menina que interagem com seus amigos, tente preferencia em brincar com as meninas , ou construir uma brincadeira mais individualizada, o que se encontra esperado para faixa estaria da criança. No entando a mesma compreende que suas açoes podem afetar as pessoas proximas a ela, compreendendo as regras sociais colcoada spelo adulto, e no geral tende a seguir.

 Sobre o desenvolvimento cognitivo ela é uma menina muito ativa , atenta e esperta . Apresenta um bom desenvolvimento linguustico, sendo bem falante, apresentando frases extensas e com vocabulário variado, revifica-se um bom desenvolvimento logíco matemático, adorando brincar de quebra cabeças, legos e blocos lógicos. Apresenta boa concentração nas atividades  propostas.

Por meio deste relatorio verificou-se o quanto ser humano se mantém em constante processo de desenvolvimento e de aprendizado, e o quanto os fatores biológicos, sociais e culturais da realidade de cada sujeito traz a singularidade na formação do mesmo. Cabe ao professor considerar as potencialidades de cada criança impulsionando o desenvolvimento de seus educandos.

Referências Bibliográficas: 

Acervo pedagógico da disciplina Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, do ciurso de pedagogia, modalidade EAD da faculdade Estacio de Sá.

https://www.academia.edu/38297059/OLIVEIRA_Marta_Kohl_-_Vygotsky_aprendizado_e_desenvolvimento_um_processo_s%C3%B3cio-hist%C3%B3rico.pdf acessado em 02/06/2020

https://educacaoinfantil.aix.com.br/teoria-de-vygotsky/ acesso em 05/06/2020

https://medium.com/@matheusbrito_34812/observando-um-grupo-de-crian%C3%A7as-de-2-a-12-anos-de-idade-em-uma-escola-municipal-na-zona-norte-586782fd4c6b acesso em 02/06/2020

http://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2019/04/14142032-relatorio-mundial-sobre-violencia-e-saude.pdf  acesso em 02/06/2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com