TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicopedagogia

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

Psicopedagogia

Introdução

Por meio de pesquisas em sites específicos na área, acredito que psicopedagogia seja um termo referente a dificuldade de aprendizado do indivíduo, sendo causado por algum travamento interno ou bloqueio externo, do qual o indivíduo apresenta grandes dificuldades cognitivas, social e muitas vezes emocional.  Desta forma contribuindo para um fracasso educacional. Sendo assim especialista na área têm como papel orientar e facilitar esse desbloqueio, por meio de estratégias, interversões, jogos pedagógicos, atividades especificas, massinha, livros de acordo com faixa etária, fantoches, quebra cabeças, travas línguas, testes psicomotores e psicológicos conforme a faixa etária, buscando respeitar o tempo do indivíduo, e juntamente com a família proporcionar uma reciprocidade de combinados para que o sucesso educacional seja alcançado.

A psicopedagogia apoia –se na psicologia, psicanálise, psicolinguística, neurologia, psicomotricidade, fonoaudiologia, psiquiatria, entre outras vertentes, buscando ampliar a visão de como o processo de aprendizado é concretizado.

Qual é a função destinada a um psicopedagogo?

Tendo como função compreender as dificuldades de aprendizado, relatada pelo seu cliente, ou responsável por sua procura, por meio de relatos, anotações descritas, se atenta as mensagens subliminares. Posturas e gestos, buscando elaborar ferramentas estratégicas para superação de impedimentos relacionado ao processo de aprendizagem. Proporcionar um laço de confiança mutua e valorização de ultrapassagem por menor que sejam, a fim de que a criança se torne agente do seu processo e aproprie do seu saber. Consequentemente alcançando a autonomia e autovalorização, atuar como um investigador e motivador para assim obter eficácia no seu papel profissional

Metodologia

Entrevista inicial: queixa

 A princípio a profissional entrevista os responsáveis por sua procura, com perguntar abertas, exemplo: Por qual motivo solicitaram atendimento? Desde quando isso veem ocorrendo?

 Abrindo espeço para narração da queixa em si. Consequentemente esclarecendo seu papel profissional, como funciona o atendimento os dias de encontros pré-agendados com antecedência, os números de sessões a princípio, que se concretizará conforme a hipótese de diagnóstico do indivíduo, o valor financeiro e as possíveis duvidas que poderá surgir ao decorrer da análise.

Anamnese

A entrevista de Anamnese, buscará investigar o que está implícito nas palavras mencionadas pelo responsável pela criança, reforçando em perguntas fechadas a descrição do histórico de gestação do indivíduo ao qual representa dificuldades no processo de aprendizagem. Sendo de suma importância, por meio de perguntas o profissional levantará hipóteses primarias referente aos conflitos familiar, o que antecederam antes do nascimento que possivelmente percorrem até os dias atuais, as expectativas, os desejos, as ansiedades, frustações, dos responsáveis, se a criança apresenta algum problema clinico, se faz acompanhamento de medicamentos, seu histórico escolar, sendo prescindível para um diagnostico seguro e interversões apropriadas.

Eoca

Eoca: Entrevista Operacional Centrada na Aprendizagem, seria uma ferramenta inicial, tendo como enfoque observar a exploração espontânea da criança diante da caixa de matérias composta de objetos referente a aprendizagem, como cola, tesoura, folhas coloridas, livros, conforme a faixa etária do mesmo, seus anseios, sua postura gestual, seu falar, sua coordenação motora, sua imaginação, apropriação, regras, consequentemente seguida por uma ficha de roteiro. O profissional perguntará ao indivíduo de formar lúdica, ‘’que ele mostre a ela o que lhe ensinaram na escola’’ e o ‘’que ele aprendeu’’ conforme a interação vai ocorrendo, a profissional pedi para que ele lhe mostre outra coisa. Ao discorrer do contexto é de grande importância se atenta na temática dos conteúdos manifestos e os latentes, autodenominado por Freud como ‘’consciente e o inconsciente’ ’observar o dinamismo em relação a postura no modo de se sentar, o tom de voz, o manuseio dos objetos, a finalidade do que foi expresso na folha, conforme o conjunto do contexto vivenciado o profissional levantará hipótese para dar continuidade ao diagnóstico.

Técnicas projetivas

Técnicas projetivas: relaciona-se ao vinculo familiar, escolar, vínculo com si mesmo, proporcionalmente direcionado conforme a faixa etária, exemplo: se a faixa etária for equivalente a 7 anos, a profissional pedi para que a criança desenhe duas pessoas, uma que ensina, outra que aprende, após o desenho é feita algumas perguntas referente ao mesmo,  como quem são esses personagens, se eles se dão bem, analisa-se o tamanho do desenho, o tamanho dos personagens, as características, a distância entre o desejo e o objeto de aprendizagem do personagem ilustrado.  O local da cena, O teste funcionar como uma interpretação por meio de um desenho, o profissional poderá ampliar esse desenho estático, para que a criança de vida aos personagens e proporcional uma dramatização com fantoches para investigar o máximo de informações possíveis implícitas na brincadeira acompanhada com a desenho fixado na folha.

Provas operatórias

Provas operatórias:  tendo como objetivo classifica o nível cognitivo que o sujeito se encontra determinado por sua  faixa etária,  exemplo se a criança se encontra na idade de 6 a 7 anos, prova de conservação da quantidade do material, do comprimento, da composição da quantidade de liquido, peso, a primeira prova descrita acima pode ser realizada com bolinhas de papel, ou peça de dama, são colocadas 8 peças de uma determinada  cor, e 8 peças de outra cor,  em cima de uma mesa, a primeira fileira o profissional colocará as peça mais juntas, e na outra fileira estará concentrada abaixo da fileira anterior que se refere a outra cor, colocará as peças mais separadas , dando uma visão de espaçamento significativa. A prova de comprimento pode ser utilizada um barbante com diferente cumprimento. O mesmo fará com o liquido, porém com a quantidade idêntica de líquidos nos dois copos, porém com design diferenciado, a prova de peso consequentemente segui o mesmo padrão mencionado acima. Sempre ao termino de as provas perguntar-lhe de formar espontânea como ele chegou a essa hipótese conclusiva. A provas de classificação seguem um formato diferenciado, exemplo: são colocados 6 peixes, e 3 gatos, eles são da mesma categoria, porém de espécies diferenciadas, a criança tende a se confundir. Por isso é de extrema importância aplicar a prova de acordo com a faixa etária, buscando a finalidade de um diagnóstico mais seguro. As provas operatórias classificam se a alguma defasagem em relação com a cognição do indivíduo e sua idade cronológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com