TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicopedagogia: Inclusão

Por:   •  21/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  10.313 Palavras (42 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 42

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

Justificativa        7

Questão Norteadora        7

Objetivo Geral        7

Objetivos Específicos        7

METODOLOGIA        8

1 INCLUSÃO: UM GRANDE DESAFIO        9

1.1 Histórico da inclusão no mundo        10

1.2. Algumas contribuições da história da educação inclusiva no Brasil        14

2  A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS DIAS ATUAIS        19

2.1 A realidade da inclusão no Brasil        20

2.2 Algumas políticas públicas voltadas para a educação inclusiva        21

3 A PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA        27

3.1. A Psicopedagogia        27

3.2. Acões que facilitam a inclusão escolar        29

3.3. O papel do Psicopedagogo na educação inclusiva        31

CONSIDERAÇÕES FINAIS        33

REFERÊNCIAS        36

INTRODUÇÃO

A educação inclusiva é um dos maiores desafios do sistema educacional no Brasil., e com isso a inclusão escolar de pessoas com necessidade especiais tem sido proposta norteadora no cenário educacional e social. A inclusão garante o cumprimento do direito constitucional indispensável de acesso à educação a qualquer pessoa acolhendo suas diferenças, sem discriminações, beneficiando a todos com o convívio e crescimento pessoal e universal do ser humano.

Diante desses pressupostos esta pesquisa visa sensibilizar a comunidade escolar e geral e contribuir com a reflexão dos mesmos para uma visão humanística, e necessária para que se possam incluir estes alunos no ensino regular, viabilizando uma educação qualitativa e igualitária, que promova o respeito e a dignidade a todos os alunos possibilitando a valorização da diversidade humana e o progresso social.

A inclusão requer discussões firmes, posições e comprometimentos cooperativos que busquem parcerias entre os profissionais da educação, pais, comunidade e as camadas diversas das esferas sociais, para que haja a disseminação de informações coesas a respeito da deficiência de cada indivíduo e a promoção do seu pleno desenvolvimento. Diante dessa temática percebe-se a importância da família no contexto escolar e social desses indivíduos, visto que esta constitui fator essencial para a inserção dos mesmos na sociedade e na promoção da aprendizagem e desenvolvimento.

O papel da Escola inclusiva é garantir o acesso e a permanência das crianças com deficiência nas classes regulares para propiciar formação de uma sociedade mais justa, visto que a convivência prematura destes gera o hábito de se enxergar o outro, a sua limitação e as suas dificuldades formando cidadãos mais críticos, capazes de possuir atitudes solidárias onde todos os alunos crescem mentalmente e aprendem juntos independentes das diferenças.

Portanto a Escola Inclusiva deve desenvolver uma pedagogia sem discriminações e que respeite as diferenças e limitações dos alunos, valorize a diversidade cultural e social, possibilitando aprendizagens significativas e adequadas as suas reais necessidades tornando-se seu principal desafio.

Nesse contexto o sistema educacional deve assumir o real objetivo da educação, que é promover o sucesso da aprendizagem de seus alunos e o desenvolvimento intelectual, criando mecanismos de superação, socialização, organização e mudanças estruturais e culturais dentro das escolas, para que todos sejam atendidos com padrões homogêneos e igualdade de oportunidades.

O primeiro capítulo relata sobre como aconteceu à inclusão no mundo e no nosso país.

O segundo capítulo discorre sobre os avanços na educação inclusiva e as algumas políticas públicas voltadas para a inclusão.

E no terceiro e último à importância da inclusão para a sociedade e para a escola e ressaltando como a formação do professor e a parceria família-escola podem beneficiar o educando com necessidades educacionais especiais.

Justificativa

Numa sociedade onde a educação é direito de todos, a Psicopedagogia mostra-se como um trabalho de extrema importância na escola da atualidade, cabendo ao psicopedagogo ajudar no desenvolvimento da aprendizagem visto que seu objeto de estudo é  o processo de aprendizagem humana. Por isso faz necessário analisar o contexto da inclusão escolar acreditando-se que o psicopedagogo pode facilitar esse processo.

Questão Norteadora

Qual é o papel do psicopedagogo nas escolas inclusivas?

Objetivo Geral

Esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer o papel fundamental do psicopedagogo dentro das instituições educacionais inclusivas.

Objetivos Específicos:

E como objetivos específicos:

- identificar a trajetória da educação especial no Brasil e no Mundo

- analisar o contexto da inclusão nos dias atuais

- apresentar a realidade da inclusão no Brasil e algumas politicas públicas

- definir o termo psicopedagogia.

- descrever as práticas psicopedagógicas que facilitam a inclusão escolar.


METODOLOGIA

A metodologia utilizada neste estudo foi à pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, pois a mesma oferece meios que auxiliam na definição e resolução dos problemas já conhecidos, como também permite explorar novas áreas onde os mesmos ainda não se esgotaram. Permite também que um tema seja analisado sobre novo enfoque ou abordagem, produzindo novas conclusões.


1 INCLUSÃO: UM GRANDE DESAFIO

Este capítulo trata-se da história da inclusão educacional dos alunos com deficiência no mundo e no Brasil. Esse trabalho será elaborado com base nos pensamentos e relatos dos seguintes autores: Aranha, Brasil, Mazzotta, Amaral, Mendes, Mantoan entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.9 Kb)   pdf (229.7 Kb)   docx (229.6 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com