TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUESTÃO AMBIENTAL E SUA ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  9/11/2015  •  Artigo  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 5

   FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA – FANEB[pic 1]

                        CURSO DE PEDAGOGIA

Edna Ferreira dos Santos

A QUESTÃO AMBIENTAL E SUA ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

A síntese apresentada à disciplina F. T. M. de Ciências Naturais sob a orientação da Prof. Ilnara de Jesus, como requisito para a obtenção parcial da Unidade II.

Coronel João Sá – BA

Abril de 2015

A educação ambiental propõe novos conhecimentos que contribui para a conscientização do cidadão em relação ao meio ambiente.

Conforme Reigota (1995), as definições sobre o meio ambiente, indica que não existe consenso sobre o significado do tema na comunidade cientifica e em geral, ou seja, o conceito é universal, de acordo com as representações da educação ambiental no processo educativo.

Segundo Krasilchik (1994), a expressão educação ambiental surgiu como uns dos resultados da conscientização da grave crise ambiental, pela qual passa o mundo industrializado e esta relacionada ao componente educacional que visava à melhoria das relações do ser humano no ambiente. Entende-se que, através da conscientização que precisamos preservar o meio ambiente, para que se possa estabelecer uma diminuição do estrago à natureza, provocada pelo ser humano há séculos.

Só através de procedimentos educativo tanto familiar quanto educacional, que poderá se constituir uma noção de preservação ambiental.

O tratado de educação ambiental para sociedade sustentáveis e de responsabilidade global, escrito durante o Rio 92, define a educação ambiental como:

(...) um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todos as formas de vida, tal educação afirma valores a ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação ecológica. Ela estimula a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservam entre si relações de interdependência e diversidade.

        Dessa forma, entende-se que esse processo deve está culturalmente inserido no cotidiano do ser humano desde cedo, para que seja constituída uma valorização do ambiente natural.

        Algumas pesquisas propõem categorias para entender a diversidade de concepções de educação ambiental existentes atualmente no Brasil, com uma classificação de três categorias: conservadora, pragmática e critica. Dessa forma, a categoria reflete as consequências que por muito tempo o meio ambiente sofreu com a desvalorização por parte do ser humano. Por tanto, a resposta da natureza condiz tudo aquilo que o ser humano provocou à natureza, ou seja, agora sofre as consequências de não ter preservado. O ser humano se distanciou de se preservar o ambiente, algo que não se tinha noção de que tudo q eu era extraído da natureza sem limites.

 A problemática ambiental se resume de acordo com o estilo de vida universal do ser humano.

        A inclusão da interdisciplinaridade tem a sua importância no trabalho educacional, em que se buscam meios de estruturação institucional da escola que reflita na organização curricular. No trajeto da diversidade interdisciplinar desenvolve relações contextuais, para ser utilizada em prática no desenvolvimento escolar e para a conscientização do aluno na prática da preservação do meio ambiente.

        Segundo os PCN’s, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno dos temas transversais, em que a escola trabalhe em cima de temas que conscientize os alunos a valorizar o que se aprende com a educação.

         Os objetivos relacionados ao meio ambiente global, é aqueles que levam os indivíduos e os grupos a ter noção da preservação de tudo que está ao nosso redor. Com isso diminuindo os problemas relacionados às questões ambientais. Os programas relacionados ao meio ambiente em função e fatores de ordem ecológica, politica, econômica, social, estética e educativa, conduz a pratica pedagógica em conscientizar os alunos a importância de se manter o meio ambiente. A discursão sobre os próprios valores e grupos e a busca da melhoria desses valores complementa todos os outros objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com