TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Por:   •  11/1/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CAMPUS XIX – SALVATERRA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

        DISCIPLINA: QUÍMICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

PROFª MILTA MARIANE DA MATA MARTINS

GIRLENA ROSÁRIA BARROS GONÇALVES

HELENA CAROLINA ARAÚJO DE OLIVEIRA

JÉSSICA BATISTA DE ASSUNÇÃO

DOS SABERES ANCESTRAIS A ATUALIDADE: A EXPLORAÇÃO DAS PROPRIEDADES DA ARGILA, MANUSEIO E PRODUÇÃO DE CERÂMICA COM ALUNOS DO 4° ANO EMEIF ALACID DA SILVA NUNES

Salvaterra – PA

Novembro/ 2021

DOS SABERES ANCESTRAIS A ATUALIDADE: A EXPLORAÇÃO DAS PROPRIEDADES DA ARGILA, MANUSEIO E PRODUÇÃO DE CERÂMICA COM ALUNOS DO 4° ANO EMEIF ALACID DA SILVA NUNES

INTRODUÇÃO

        Muitos autores debatem sobre a importância da inclusão do ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e destacam por meio de seus resultados que os alunos podem ir além da simples observação e da descrição de fenômenos de forma teórica e esquemática por vezes trabalhadas pelos professores (DAHER; MACHADO, 2016).

        No entanto, o ensino de ciências que é trabalhado em sala de aula na realidade ocorre na maior parte do tempo de forma muitas vezes precária ou destituída de ferramentas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem como contextualização, interdisciplinaridade, experimentação e produção de materiais alternativos dentre outros, o que propicia para os alunos ainda em formação um entendimento por vezes rebuscado, distante de sua realidade e sem um sentido maior para o que está aprendendo o tornando apenas um memorizador momentâneo incapaz de relacionar de forma significativa o que aprende com a sua realidade social e cultural ( BROIETTI; LEITE, 2019).

        E nesse cenário educacional a utilização de ferramentas facilitadoras do entendimento sejam experimentos, cartilhas e outras ferramentas de contextualização proporcionam aos alunos um desenvolvimento mais apurado e significativo os tornando então reais portadores do saber que lhes é repassado, dessa forma utilizar ferramentas ou materiais que já estão presentes na realidade do aluno surgem com grande valor em sala de aula, pois proporcionam aos alunos desde as classes do fundamental ao médio um novo olhar sobre aquele material e fazendo por vezes com a sua própria realidade seja valorizada (Silva et al., 2017).

Atualmente as áreas de ensino de ciências especialmente os de classes do fundamental e médio vem por meio de professores e pesquisadores buscando encontrar novas maneiras de melhorar as metodologias utilizadas em sala de aula adequando suas propostas de ensino a realidade do aluno ou criando ferramentas que possibilitem um entendimento mais facilitado de determinadas disciplinas ou de teorias por vezes difíceis de compreender apenas sendo repassados no quadro, tal fator de busca e melhoria tende a enriquecer cada vez mais o arcabouço teórico de metodologias e materiais educacionais proporcionando aos professores um leque maior de opções (SOUZA, 2014).

E dentro desta realidade temos o uso da cerâmica Marajoara como fomentador do processo de ensino de ciências, e a utilização desta ferramenta atrelada a esta disciplina facilita com que ocorra um entendimento significativo para com os alunos das comunidades Marajoaras realçando não apenas as disciplinas de caráter cientifico, mas também sua cultura, sua vivência e sua identidade regional que também são pontos de extrema importância e que devem ser desenvolvidos dentro da escola ( BORGES, 2020). Segundo Sônia Kramer “escola é o espaço adequado e idem para a construção dos seres que farão parte de uma sociedade com atitudes éticas que sabem de onde vêm e o que querem” (Kramer, 2001, p 46)

Em meados dos anos 400 e 1400 a arte marajoara surge por meio dos povos indígenas que habitavam a região. Registros apontam que o local onde situa-se o Arquipélago do Marajó foi ocupado inúmeras vezes, tais ocupações dividem-se em fases de cinco. A quarta fase em que a cerâmica passa a ser confeccionada é a fase marajoara.

A cerâmica oportuniza o aluno a criar novas modalidades de artes visuais, resultantes de combinações complexas que perpassam por um conjunto amplo de experiências de aprendizado tradicional, articulando a percepção, a imaginação, a sensibilidade e a amplitude de conhecimentos que conferem o aprimoramento de técnicas rústicas em procedimentos simplificados e inovadores que atribuem beleza, significados e riqueza de detalhes as obras contemporâneas (Brasil, 1998, p 167).

        A iniciativa de trabalhar a cerâmica marajoara vem com a intenção de mostrar a importância dessa arte e como ela pode contribuir para o ensino aprendizagem dos alunos em todas as disciplinas, neste caso no ensino de ciências.

O seu processo de construção para mostrar que envolve diversos saberes, desde a coleta, manuseio da argila a secagem e a queimada dos objetos.

Dessa forma é importante que o professor propicie “ambientes” e métodos que facilitem a construção desses objetos.

O referido projeto tem como intuito frisar a importância da cerâmica marajoara na EMEIF Alacid da Silva Nunes, com alunos do 4° ano do ensino fundamental menor, descrevendo a composição molecular do solo de onde é retirado a argila e o processo de transformação da matéria presente no decorrer da fabricação dos diversos utensílios feitos a partir deste composto orgânico.

OBJETIVO GERAL

  • Contextualizar no ensino de ciências procedimentos relacionados a produção da cerâmica marajoara e sua importância na região.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Explicar a importância da cerâmica marajoara na valorização cultural e no desenvolvimento econômico da região;
  • Entender a composição do principal composto orgânico (argila) na produção da cerâmica;
  • Compreender o processo de transformação do estado da matéria (brita, massa plástica, sólida)
  • Explorar o manuseio da argila e o processo de produção da cerâmica

PÚBLICO ALVO

  • Turma do 4°ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Infantil Alacid da Silva Nunes do município Soure.
  • TOTAL DE ALUNOS: 23 alunos

TEMPO ESTIPULADO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO

  • 02 DIAS
  • 04H00MIN DIÁRIOS
  • 08H00MIN COM TODOS OS ALUNOS

ÁREAS DE COINHECIMENTO ENVOLVIDOS

[pic 2]

CONTEÚDOS ABORDADOS

(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.

(EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade).

MATERIAL E/OU RECURSOS

  • MATERIAIS:

De Consumo: papelão, pincéis, papel A4, canetas, tesouras, E.V.A, argila, xerox, cola instantânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (591.7 Kb)   docx (493.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com