TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO ENTRE PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Por:   •  21/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

A RELAÇÃO ENTRE PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA EMPRESARIAL

        Para estabelecer uma relação entre pedagogia, educação e pedagogia empresarial, é preciso compreender que o campo de estudo pedagógico serve para investigar a natureza, os objetivos e os processos que ocorrem para se obter uma prática pedagógica que seja coerente com a realidade vivida.

        Vários autores definem a pedagogia como a ciência que estuda os ideais de educação segundo uma determinada concepção de vida e dos processos mais eficientes para realizá-lo, visando aperfeiçoar e estimular a capacidade das pessoas. Holtz (2006) define pedagogia como sendo a ciência e a arte da educação, já para Libâneo (1999), é uma área do conhecimento que investiga a realidade educativa.

        Diante dessas afirmações pode-se concluir que a pedagogia investiga as dificuldades dos indivíduos, do local de trabalho em que atua e age no meio em que está inserido, criando estratégias para que haja o processo de aprendizagem nas situações necessárias, sendo ela em espaços de educação formal ou não.

        Ao abordar o tema educação, pode-se defini-la como sendo uma prática necessária para a existência e funcionamento de toda sociedade, visto que é um processo de formação que acontece no meio social.

        Libâneo (1999, p.17) traz em consideração que: “a educação compreende os processos formativos que ocorrem no meio social, nos quais os indivíduos estão envolvidos de modo necessário e inevitável, pelo simples fato de existirem socialmente.”

        Desta forma a prática educativa ocorre em todos os contextos sociais de modo institucionalizado ou não e sobre diversas modalidades que possam ocorrer no processo de aquisição de saberes.

        Nesse sentido pode-se afirmar que a educação é uma atividade intencional e sistematizada para o desenvolvimento da formação integral do indivíduo.

        Sendo assim, a educação e a pedagogia estão diretamente relacionadas, pois é o pedagogo que dispões das condições necessárias para agir de forma intencional nas práticas educativas, visando à melhoria do ser humano, através do desenvolvimento do seu potencial e de sua capacidade, sabendo reconhecer suas dificuldades e oferecendo meios para a sua melhoria.

        Com esta visão, o pedagogo deixa de trabalhar apenas no contexto escolar e ganha um leque de opções para desenvolver seu trabalho.

As empresas verificando a necessidade de ter funcionários motivados e com um diferencial maior em relação a seus conhecimentos, passam a procurar especialistas na área educacional, ou seja pedagogos,  para que possam diagnosticar, criar estratégias e agir sobre os problemas relacionados ao trabalho em equipe e também desenvolver habilidades reflexivas nestes trabalhadores, onde possam agregar valores, ideias, criatividades e inovação no seu espaço de trabalho.

         Com essa nova visão de trabalho a pedagogia empresarial traz uma perspectiva aos empresários, pois o pedagogo passa a ser o provocador de mudanças e de mentalidade pela sua habilidade de comunicação e passa a fazer o diferencial necessário para estimular o processo de aprendizagem, promovendo assim, mudanças e atitudes no potencial humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com