TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SÍNTESE DO ARTIGO: OS PROFESSORES E A SUA FORMAÇÃO NUM TEMPO DE METAMORFOSE DA ESCOLA

Por:   •  29/7/2020  •  Resenha  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  2.051 Visualizações

Página 1 de 4

As SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELA VISTA DE GOIÁS

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

LORENA DE PAULA GOMES SILVA

SÍNTESE DO ARTIGO: OS PROFESSORES E A SUA FORMAÇÃO NUM TEMPO DE METAMORFOSE DA ESCOLA

BELA VISTA DE GOIÁS

2020

         Antônio Nóvoa, autor do texto, discute as transformações da escola na contemporaneidade.  

        Abre seu artigo expondo o modelo escolar vigente e sua construção história através do tempo e deixa claro a eficácia da instituição quanto ao seu objetivo de se tornar um lugar de socialização e de formação, substituindo o trabalho infantil. Entretanto, frente aos desafios da modernidade se mostra ineficaz e assim expõe sua desagregação. Com este texto ele não analisa esse processo, mas aponta as consequências deste fato para o professorado e seus processos de formação.

        Em um primeiro momento, o estudioso mostra consubstanciação da escola como é hoje (prédio próprio, organização em fileiras, quadro negro como centro da atenção, turmas homogêneas, currículo e programas divididos e realizados em aulas e o professor como responsável pela disciplina). Coloca que já no início do séc. XXI tem-se a necessidade de repensar esse contrato, tendo um dos motivos a revolução digital. Duas tendências são ressaltadas – a privatização (em seu aspecto amplo) e a cidade educadora (não põe em xeque a dimensão pública e nem a importância da escola para a construção da coletividade).  

        O autor defende a ideia de que essas transformações têm consequências diretas no modo de pensar, na função, estatuto e trabalho docente.  Na primeira tendência o oficio do professorado é diluído em conceitos vagos como de educadores que unem em um só termo docentes, gestores, tutores, psicólogos, pais e outros que exercem funções educativas embasado na ideia de que qualquer pessoa com um bom conhecimento em determinado assunto pode ser professor caso tenham uma remuneração a mais (se seus alunos tiverem bons resultados), materiais, tecnologias. Foi apresentado no texto, inclusive, num programa que está sendo implantado – Teach for America e ganhando força. Já na segunda tendência, parte-se também de um diagnostico nas escolas e da visibilidade das fragilidades da formação dos professores, entretanto, em uma via contrária, tendem a valorizar e ressaltar as dimensões profissionais frisando a relação dialética existente entre profissionalização docente e os próprios professores.

        No século XX alguns estudiosos defenderam a ideia da repartição das universidades em dois grandes tipos, a velha discussão sobre teoria x prática. Nóvoa se posiciona contrariamente a essa proposta mostrando que esses campos são complementares um ao outro já que todas as profissões partem de uma base cientifica e na docência isso não é diferente. Assim, as atenções deveriam se concentrar na construção da identidade profissional. Desse modo, conclui que não há como aprender a profissão docente sem outros profissionais.

Defende a criação de novos ambientes educativos e de formação profissional, uma vez que os existentes nos espaços universitários e escolares não são propícios para a formação dos professores no século XXI. A tríade professores, universidade e escola como espaço de interação entre si desenha a potencialidade transformadora da formação para uma profissão, tendo a ligação entre formação e profissão como central no processo de reconstituição da escola contemporânea.

Vemos que historicamente existiu um descaso com a formação dos professores, por muito tempo essa tarefa foi relegada a escolas normais de nível médio e não superior.
Atualmente, alguns universitários se dedicam a produzir sobre essa formação, entretanto, é necessário uni-los em um campo comum dentro das universidades, mas ligados diretamente a professores e escolas da rede, lugar que se produz e valoriza a profissão docente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com