TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Aprendizagem Significativa

Por:   •  1/5/2018  •  Artigo  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 5

A Teoria da Aprendizagem Significativa

David Paul Ausubel nasceu em 1918 e faleceu em 2008. Foi médico, psicólogo, psiquiatria, educador, escritor e professor destas áreas. Sua teoria da aprendizagem significativa foi originalmente proposta em 1963, no trabalho: A psicologia da aprendizagem verbal significativa: uma introdução à aprendizagem escolar. Formulou a teoria da aprendizagem significativa, diferenciando-a da aprendizagem mecânica, fornecendo orientações e instruções úteis ao ato de ensinar e à compreensão da aprendizagem, a partir de uma nova visão. 

Ausubel (apud Moreira, 1997, p.1), “a aprendizagem significativa é o mecanismo humano, por excelência, para adquirir e armazenar a vasta quantidade de ideias e informações representadas em qualquer campo de conhecimento”. Para que o mecanismo seja acionado, é preciso que o aprendiz já possua algum conhecimento prévio, ou seja, já deve existir uma estrutura cognitiva em funcionamento. 

A aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes (subsunçores) preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Ausubel define estruturas cognitivas como estruturas hierárquicas de conceitos que são representações de experiências sensoriais do indivíduo. A ocorrência da aprendizagem significativa implica o crescimento e modificação do conceito subsunçor. A partir de um conceito geral (já incorporado pelo aluno) o conhecimento pode ser construído de modo a liga-lo com novos conceitos facilitando a compreensão das novas informações, o que dá significado real ao conhecimento adquirido. Em vista disso, novas ideias só podem ser aprendidas e retidas de maneira útil caso se refiram a conceitos e proposições já disponíveis, que proporcionam as âncoras conceituais. 

De acordo com Moreira (2017, p. 2) no artigo Aprendizagem significativa como uma referência para a organização do ensino:

 O aprendizado significativo é a aquisição de novos conhecimentos com significado, compreensão, criticidade e possibilidades de usar esse conhecimento em explicações, argumentos e soluções de situações problema dentro de novas situações.

A aprendizagem pode ser considerada significativa quando novos conhecimentos (conceitos, ideias, proposições, modelos, fórmulas) passam a significar algo para o aprendiz, quando ele é capaz de explicar com suas próprias palavras e quando é capaz de resolver problemas novos.

         Quando falamos em aprendizagem significativa, pensamos em alunos silenciosos prestando total atenção no professor para recepção do conhecimento, sem levar em consideração os processos cognitivos que essa aprendizagem exige e atitudes que envolvem tanto o aluno quanto o professor.

         Infelizmente, na maioria das escolas ainda predomina uma educação mais treinadora do que educadora. Na escola contemporânea os alunos são preparados para dar respostas corretas, aprendidas de forma mecânica através de testes. São consideradas escolas de “sucesso” as que mais aprovam seus alunos para os testes.

        É de suma relevância, não aceitar, passivamente, a educação como treinamento para exames. O aprendizado significativo na escola deve ser compreendido mais do que uma teoria, como uma filosofia, um paradigma, em outro sentido, em outra direção.

A principal preocupação de Ausubel era a aprendizagem entendida como a aquisição e retenção de conhecimento em situações de ensino e aprendizagem no contexto escolar. Ele definiu a aprendizagem receptiva como "situações em que o conteúdo da tarefa de aprendizagem (o que deveria ser aprendido) é apresentado ao aprendiz em vez de ser descoberto de forma independente” (AUSUBEL, 1963, p.1). Neste sentido, para aprender de forma significativa, não é necessário descobrir, mas dar significados aos conteúdos a serem aprendidos. O aprendizado receptivo significativo é muito mais do que simplesmente armazenar informações na estrutura cognitiva existente. O surgimento de significados, na medida em que novos conceitos e ideias são incorporados na estrutura cognitiva, está longe de ser um fenômeno passivo.

Ausubel também utilizou o termo potencialmente significante para explicar que o aprendizado significativo é um processo que pressupõe que tanto o aprendiz tenha uma atitude de aprendizado significativa quanto o material a ser aprendido deve ser potencialmente significante para ele. Entende-se dessa forma, que independentemente de quanto potencial uma proposição possa ter, se a intenção da pessoa é apenas memorizá-la, como uma série de palavras arbitrariamente relacionadas, tanto o processo de aprendizagem como o resultado dessa aprendizagem serão mecânicos e sem significado. Logo, deve haver uma intencionalidade por parte do aluno em querer aprender, e com relação à tarefa de aprendizagem, ao que deve ser aprendido, é necessária reciprocidade entre a intencionalidade do aluno e o potencial significativo dos materiais da tarefa.

É importante ressaltar que a teoria de Ausubel é uma teoria de aprendizagem em sala de aula. Portanto, sua teoria fornece subsídios e favorece a compreensão das estratégias que o professor pode selecionar ou construir para efetivamente ensinar. No entanto, a responsabilidade pela aquisição de conhecimentos não depende apenas do professor. Ao contrário, depende muito do aluno. Enquanto o papel do professor é ser o facilitador do processo, o do aluno é decidir se quer aprender significativamente ou não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (166.1 Kb)   docx (381.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com