TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A criança e seu processo de aprendizagem

Por:   •  6/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 3: A criança e seu processo de aprendizagem

Atualmente, as crianças estão inseridas em um mundo em que tudo ocorre muito rápido. Esta criança recebe diversos estímulos e muita das vezes acaba ficando sobrecarregada, como por exemplo: fazem aula de natação, inglês, balé, entre outros.

O desenvolvimento infantil é de suma importância, pois é nesta fase da vida em que tudo está aflorado, devido a isto o educador é peça fundamental na vida dos discentes. O educador deve trabalhar de forma imponente todo e qualquer conteúdo, pois tudo o que será ministrado será absorvido, e até mesmo jamais esquecido.

O desenvolvimento social, cognitivo e motor da criança é algo extraordinário, o que vemos em um dia no cotidiano, no outro passa a ser diferente, e este ser tão pequenino consegue realizar cada vez mais coisas.

Com o passar do tempo, algo de suma importância entrará na vida da criança, que será a aprendizagem da leitura e escrita, isto é algo tão marcante, que levamos este aspecto até o final de nossas vidas.

Na Educação Infantil, a criança se expressa através de desenhos (hipóteses pré-silábica), ou seja, desde muito cedo a criança tenta se expressar de alguma forma.

O discente sairá da Educação Infantil, e começara uma etapa de extrema importância em sua vida, o Ensino Fundamental. Quando as crianças adentram o primeiro ano, elas chegam imaturas, pois acabaram de sair do Ensino Infantil, e entram em uma sala de aula, onde serão exigidos vários aspectos que os mesmos muitas das vezes desconhecem.

Um aspecto será trabalhado com bastante ênfase que será a aprendizagem da leitura e escrita, estes são delongados, mas se bem trabalhados por um educador capaz e engajado faz com que os discentes despertem para o mundo letrado.

Aprender a ler e escrever envolvem vários aspectos, o educador acima de tudo deve trazer conteúdos para o âmbito escolar que sejam pertinentes aos discentes, ou seja, o educador deve trazer conteúdos adequados. O aprendizado da escrita faz com que os discentes adentrem a sociedade, ou seja, fazer parte do mundo letrado é ser cidadão, pois a educação é um direito de todos. Lembrando-se sempre que o educador deve estar atento á hipótese da escrita da criança, pois assim pode pensar e repensar sua prática docente, adequando assim seu trabalho para a necessidade do aluno. Cabe ao educador, respeitar o tempo da criança e estruturar uma grade horária em que este discente tenha tempo de brincar, aprender e acima de tudo ser feliz, desta forma todo e qualquer aprendizado se dará em absoluto deleite.

A proposta pedagógica deve sempre ser adequada para o cotidiano dos discentes, agregando objetivos e conteúdos pertinentes.

O discente quando está inserido no Ensino Fundamental contabiliza diversas informações, sendo assim o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de palavras, frases e textos em sala de aula se dá de maneira deslumbrante que dirá mágica, pois os avanços são diários.

 A leitura e escrita de iniciam de maneira lenta, unindo letras, vogais, consoantes, sílaba, e desta forma o educando inicia o seu processo de alfabetização e letramento.

O educador neste momento é peça-chave para que este processo obtenha sucesso, mas deve-se lembrar de que os pais são a base para o trabalho iniciado em sala de aula não se perca, pois com auxilio dentro do âmbito escolar e dentro de casa, este processo que na maioria das vezes é delongado, pode se tornar rápido e prazeroso para ambas as partes.]

O conteúdo que o discentes cera dentro de sala de aula tem que ser propício para o seu aprendizado, o educador deve trazer textos que estejam inseridos no contexto social do educando, como por exemplo: receitas de bolo, jornais, revistas, rótulos, etc. A partir disto, o educador pode explorar juntamente com os educandos frases, textos, ou seja, a partir dos conteúdos o educador pode pedir as primeiras formações de frases, os primeiros textos.

Em suma, o aprendizado da criança é fantástico e extremamente rápido, pois este ser tão pequenino consegue absorver e adquirir novas habilidades em muito pouco espaço de tempo. O processo de alfabetização e letramento é moroso, pois tem de ser muito bem trabalhado, para que futuramente este indivíduo não venha a ter problemas em sua vivência, pois a leitura e escrita são fundamental importância na vida de todo e qualquer indivíduo, ou seja, algo que quando crianças podemos considerar tedioso, será primordial em nossas vidas.

Etapa 4

Entrevista com um professor do 1º ano do Ensino Fundamental

Professora X de um colégio particular de ensino.

1- Enquanto educadora você acredita que há uma forma única de se alfabetizar e letrar um educando?

R- Não, pois cada educando reage de uma forma. Há alunos em que o processo de alfabetização e letramento é extremamente rápido, porém existem educandos que demoram a assimilar coisas básicas, e isto cabe a mim enquanto educadora observar e adequar os conteúdos.

2- Você acredita que todos os seus alunos sairão alfabetizados de sua sala de aula? Por quê?

R- Acredito que 90% de meus educandos sairão de minha sala de aula alfabetizados e letrados, o restante possui dificuldades devido a déficit de atenção entre outros, então por este motivo não serão todos os alunos alfabetizados, e isto se deve a empenho tanto meu, quanto dos pais e principalmente dos alunos.

3- Na prática como é alfabetizar e letrar uma criança de apenas 6 anos?

R- É uma tarefa um tanto quanto complicada, que exige empenho e dedicação, por este motivo procuro sempre diversificar o que levo para dentro de sala de aula, como por exemplo: desenhos, livros, jornais, revistas, entre outros.

Com um material diversificado, o aprender não se torna massante, e sim algo mais prazeroso, levando sempre em consideração o contexto social, que em meu caso são crianças da rede pública de ensino.

4- O que julga mais importante no processo de alfabetização e letramento?

R- Em minha opinião, acredito que seja o envolvimento dos pais para com os filhos, pois ao final de toda a aula mando lição para a casa, que impreterivelmente deve ser entregue no dia seguinte, porém há muitas crianças que citam que os pais não quiseram auxiliar, ajudar, enfim sem o apoio dos pais, isto se torna um tanto quanto complicado, ou seja, é muito importante o papel dos pais nesta etapa da vida de seus filhos, pois enquanto educadora tento executar meu papel da melhor maneira possível, mas a ajuda dos pais é imprescindível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (292.5 Kb)   docx (212.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com