TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação da criança de seis anos.

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 6

O desenvolvimento infantil na e aprendizagem de leitura e escrita implica mudança no processo educativo, metodológicos aos conteúdos que vamos descaracterizar deixando de vê-la como criança tornando-se aluno, a alfabetização torna-se inviável onde será necessário fazer uma seleção do que e relevante como conteúdo escolar levando em conta a idade e o desenvolvimento da criança de seis anos.

E necessário considerar as descobertas mais recentes da psicologia e epistemologia ao conhecimento não apenas num âmbito, mas também como fator central da educação as diferenças transformam sobre a maneira de pensar sobre escola e aprendizagem, a educação voltada à criança nessa faixa de idade deve favorecer ao desenvolvimento e aprendizagem da criança os conteúdos devem ser pautados em uma proposta didática com estratégias e procedimentos pedagógicos empregados nessa proposta didática, bem como a atitude do professor responsável por ela.

Os princípios pedagógicos que devem orientar o primeiro ano do Ensino Fundamental aos nove anos, o conhecimento se adquire por um processo de construção e não por absorção e acumulação de informações vindas do mundo exterior, a criança deve descobrir ou reinventar o conhecimento. Em vez de ensinar, o professor deve encorajar a criança elaborar as próprias perguntas e responder pela própria iniciativa e capacidade, e necessário apresentar problemas uteis a criança para que ela possa refletir sobre as próprias conclusões e ate mesmo duvidar delas.

A construção das estruturas da inteligência se da no processo de equilíbrio sua consequência e invariável e idêntica para todas as crianças em todas as culturas. As atividades didáticas para uma criança de seis anos podem ser elaboradas de modo a respeitar a ordem sequencial da construção dessas estruturas. E basicamente a criação de situações que apresentem problemas que desafiem o pensamento da criança e consequentemente, geram conflitos cognitivos .

A construção do conhecimento implica a ação sobre os objetos, mas não e uma ação puramente cognitiva, pois nela intervêm em graus diversos a afetividade, o interesse e os valores. O comportamento humano, afetividade e inteligência são dois aspectos indissociáveis de uma mesma ação. E importante ressaltar que o sucesso da implantação desse ano de escolarização depende, principalmente da atitude do professor que cria situações para favorecer o desenvolvimento da criança

A proposta pedagógica e planejar as atividades que serão desenvolvidas o professor precisa ser claro e objetivo ao que pretende atingir e deve ter cuidado para não induzir ou ate mesmo dar as respostas prontas, lembrando que as respostas erradas não devem ser corrigidas, nem o professor poderá oferecer novos elementos com o quais a criança poderá ou não reformular o pensamento, as respostas serão acolhidas para em outro momento que seja elaborado atividades de intervenção para provocar ruptura, dessa forma quando a criança expuser respostas certas e necessárias contra-argumentar a fim de verificar ate que ponto ela esta convicta.

O trabalho pedagógico proposto para crianças de seis anos comporta diferentes tipos de atividades nas diferentes áreas de currículo, dependendo dos objetivos que estão sendo focalizados em um dia de aula, haverá períodos de atividades, diversificadas, coletivas, independentes e individuais.

Atividades Diversificadas

São as atividades escolhidas livremente, temas ou questões que apresentem algo em comum, a proposta didática valoriza as atividades em grupo porque elas constituem um meio de proporcionar a interação social e a cooperação, provocando também os conflitos cognitivos, as atividades diversificadas possibilitam a criança trabalhar de acordo com o próprio ritmo, satisfazer necessidades e interesses.

Atividades Individuais

No momento da atividade o professor trabalha individualmente com cada criança, a atividade individual pode ser escolhida pela criança ou proposta pelo professor permite que o professor interaja diretamente com a criança e acompanhar seu raciocínio e conhecê-la melhor.

Atividades Coletivas

As atividades coletivas são escolhidas e realizadas por toda sala de aula, sob a orientação do professor, proporciona troca de pontos de vista e oferece à criança a oportunidade de ter experiência da vida democrática e aprender normas de convivência social.

Atividades Independentes

Num pequeno espaço de tempo, que pode ir aumentando progressivamente, a criança trabalha individualmente ou em grupo sem solicitar atenção do professor, são atividades muito bem sucedidas temas ou conteúdos que despertam na criança um interesse especial, atividades independentes favorecem o desenvolvimento da responsabilidade, da iniciativa e da autonomia porque possibilita a criança trabalhar sem a orientação do adulto.

E importante que os trabalhos propostos sejam articulados por meio de brincadeiras os planejamentos flexíveis e adaptáveis a realidade em que forem inseridas, o professor deve levar em consideração as singularidades de cada criança e seu grupo sociocultural com incentivo e respeito diferentes forma de expressão.

Os estudos desenvolvidos na ciência sociolinguística, psicolinguística, antropologia e outras por hora podem afirmar que qualquer ambiente alfabetizador, seja criança, seja adulto, já traz para sala de aula algum conhecimento sobre a escrita, isso acontece por meio de palavras, textos, figuras e símbolos dos mais variados, vivemos rodeados de placas, cartazes, anúncios de varias modalidades.

Não da para desconsiderar o que as crianças das classes de alfabetização já sabem e quais suas experiências com o mundo da escrita, quer seja natural, ou organizado pelo professor no espaço escolar rico em materiais escritos e em provocações que envolvam o pensamento, as aprendizagens lógicas relacionadas a varias áreas do conhecimento. E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com