TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução das Técnicas pedagógicas com alunos que possuem TDAH nos últimos dez anos no Brasil

Por:   •  11/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.464 Palavras (14 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 14

Faculdade Unidas de Campinas

FacUnicamps

Curso de Pedagogia

Eliane Alves da Silva Santos

Gracerlania Santos Bandeira Viana

Noemyr da Purificação Leostimo

A evolução das Técnicas pedagógicas com alunos que possuem TDAH nos últimos dez anos no Brasil

Professor (a) Orientador (a): Mr. João Paulo Pessoa

Goiânia

2017

Resumo

      O objetivo desta é  conhecer técnicas pedagógicas  que contribuem para o  aprendizado de alunos  que possuem  o transtorno  de Déficit  de Atenção, nos últimos dez anos no Brasil. A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica  e define-se como uma pesquisa exploratória. Tem como finalidade após a coleta de dados bibliográficos estabelecer uma compreensão  e ampliação  sobre o assunto proposto.

 SUMÁRIO        

1.        INTRODUÇÃO        3

1.2. OBJETIVOS        4

1.2.1. OBJETIVO GERAL / PRIMÁRIO        4

1.2.2.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS / SECUNDÁRIOS        4

2. REVISÃO DA LITERATURA        5

3. METODOLOGIA PROPOSTA        9

3.1. TIPO DA PESQUISA        9

3.2. LEVANTAMENTO DE DADOS        9

3.3. POPULAÇÃO E AMOSTRA        10

3.4. ANÁLISE DE DADOS        10

3.5. DESFECHO PRIMÁRIO        11

4. CRONOGRAMA        13

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

6. ANEXOS E APÊNDICES        16

6.1 Apêndice        16


  1. INTRODUÇÃO

Explanara-se sobre o transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), que é um distúrbio neurobiológico, que atinge o ser humano desde sua infância a idade adulta, causando distração, impulsividade e hiperatividade. Na atualidade escolar o TDAH se tornou algo frequente de queixas, já que um grande número de crianças recebem o diagnostico (BORNADIO e MORI, 2013).

O TDAH ocorre de 6-10% das crianças, as pesquisas comprovam que ele se revela aproximadamente antes dos setes anos de idade ([NEUROSABER, 20-?]), no período escolar. Portanto é notório ressaltar a importância de elucidar que é primordial um suporte adequado para que possa trazer melhorias ao aprendizado desses alunos.

De acordo com Fortunato (2011), para que haja melhorias no processo de ensino/aprendizagem com os TDAH é necessário um plano de trabalho amplo, para que práticas pedagógicas efetivas e inclusivas tragam a este decente qualidade na sua educação. E fundamental o ato de pesquisar, haja vista que ajuda este aluno se desenvolver cognitivamente e passar por seus desafios diários.

Segundo Silva (2003), m a criança que esta na escola com TDAH, surge para ela desafios, pois por conta do distúrbio ela não consegue cumprir regras nem se concentrar, tornando impossível alcançar metas propostas pela unidade escolar, causando baixo rendimento. Cabe à escola e a família precaver isso, dando a este o auxilio necessário para se desenvolver no processo de ensino/aprendizagem.

É perceptível o quão essencial para o professor principiar-se no estudo acerca do TDAH, uma vez que é uma realidade da sociedade, que cada vez mais crianças são diagnosticadas com esse transtorno. Para tanto, realizaremos um estudo, sobre técnicas pedagógicas utilizadas nos últimos anos no Brasil, com alunos que têm TDAH.

1.2. OBJETIVOS

1.2.1. OBJETIVO GERAL / PRIMÁRIO

  • Conhecer técnicas pedagógicas que contribuem para o aprendizado de alunos que possuem TDAH.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS / SECUNDÁRIOS
  • Entender  de que maneira o professor trabalha com  esse aluno.
  • Pesquisar quais implicações o Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) traz ao processo de ensino/aprendizagem.
  • Entender como alunos com TDAH aprendem.
  • Compreender de que modo os pais de alunos com TDAH, encaram esse transtorno e no que isso afeta no aprendizado desses mesmos.

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1. TDAH- TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO

Desde tempos, várias visões sobre Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) eram e são colocadas no mundo, e hoje não é diferente, haja vista que ainda há muitas afirmações sobre sua origem e se ele é realmente um problema de saúde mental, mesmo com todas as informações existentes sobre o TDAH. Por conta dessa falta de interesse por parte da sociedade, em saber sobre o que vem a ser realmente o transtorno, surgem julgamentos como tais, que:

[...] sem qualquer embasamento na Ciência, completo desconhecimento do método e das evidências científicas, além de absoluto desprezo a instituições como a Organização Mundial da Saúde, que relaciona esses transtornos, bem como seus critérios diagnósticos, no Código Internacional das Doenças (CID) (Arruda, 20-?).

Conforme o dicionário de língua portuguesa, a palavra transtorno significa algo que modifica a ordem, em compensação, a palavra déficit é o valor que está em falta para completar uma conta. Estas significações mostra que o TDAH é uma desordem neurobiológica, que acarreta no ser humano a falta de atenção e a hiperatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (211 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com