TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A gestão escolar e sua contribuição com o lúdico na educação

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SUMÁRIO[pic 3]

1 METODOLOGIAS DE ENSINO        3

1.1 A GESTÃO ESCOLAR E SUA CONTRIBUIÇÃO COM O LÚDICO NA EDUCAÇÃO.....................................................................................................................        3

1.2 OBJETIVOS        4

1.3 A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR.........................................................................        4

1.4 GESTOR X PROFESSOR X FAMÍLIA: UMA PARCERIA NA DESCOBERTA

DA IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO MEIO FAMILIAR......................................5

1.5 A PARTICIPAÇÃO DIRETA DO GESTOR ESCOLAR NA PRÁTICA

DO BRINCAR.....................................................................................................................6

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO        9

2.1 METODOLOGIA        9

2.2 CRONOGRAMA        9

REFERÊNCIAS        10

ANEXOS        xxx


1 METODOLOGIAS DE ENSINO

Os métodos de ensino não são um fim, mas um meio pelo qual o professor procura alcançar os objetivos estabelecidos. O método, entretanto, por mais eficiente que possa parecer, não é mais importante do que o aluno. Ele deve ser empregado levando-se em consideração os paradigmas socioculturais e educacionais, os objetivos de ensino, a natureza do conteúdo, o nível do aluno, a natureza da aprendizagem, a realidade sociocultural do aluno, da escola e da comunidade em que estão adaptados.

No uso dos métodos de ensino é indispensável que o professor conheça satisfatoriamente os conceitos teóricos que sustentam a metodologia empregada. Portanto, o melhor método de ensino sempre estará relacionado a esses conceitos e ao seu contexto fundante, bem como à relação dialética-dialógica entre o professor e o aluno.

1.1 A GESTÃO ESCOLAR E SUA CONTRIBUIÇÃO COM O LÚDICO NA EDUCAÇÃO.

Área de concentração: Metodologias de Ensino

Tema: A gestão escolar e sua contribuição com o lúdico na educação.

Este tema será trabalhado com intenção de mostrar que o lúdico é também uma forma de aprendizagem e não somente brincadeira, mostrar que o aluno pode adquirir conhecimento com jogos e brincadeiras, mas também com a musicalização e até mesmo encenação. Isso tudo de uma maneira mais descontraída e agradável, saindo da rotina e buscando mais alternativas ao ensino em sala de aula.

O processo educacional na atualidade é complexo, está sempre exigindo do professor, pois, são muitas as dificuldades encontradas por quem enfrenta a sala de aula. Em cada dificuldade que os professores encontram, existe uma dinâmica para buscar o resultado.

Muitos educadores ainda preferem a maneira tradicional de aplicar aula, ao invés de tentar o lúdico e as novas práticas pedagógicas, pois, acham que o lúdico é somente instrumentalização. O que muitas vezes não percebem é que o lúdico é de grande auxílio para os alunos, pois, é neste momento que ele (aluno) mostra sua criatividade e seus saberes.

Entendemos que é através do lúdico que os alunos adquirem novas experiências, que é uma nova possibilidade de renovação do cotidiano em sala de aula. E também uma forma mais divertida e extravasada de aprendizagem.

Mas, para tudo isso se tornar possível, é preciso de um apoio e amparo da gestão escolar, incentivando e auxiliando as atividades planejadas pelo professor.

1.2 OBJETIVOS

  • Incluir o lúdico nas atividades escolares como metodologia inovadora e dinâmica;
  • Buscar o incentivo e apoio dos gestores em relação ao lúdico em sala de aula;
  • Proporcionar atividades lúdicas;
  • Compreender e buscar a compreensão de que a brincadeira (lúdico) faz parte do processo de ensino/ aprendizagem;
  • Trazer um ensino diferenciado do que o aluno tem todo dia;
  • Mostrar que a brincadeira também é uma forma saudável e alegre de aprender.

2 A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

                  Vygotsky (1998) acentua que é brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo social, pessoas, coisas e símbolos. Assim, as crianças desenvolvem sua capacidade de raciocinar, de julgar, de argumentar, de como chegar a um consenso, reconhecendo o quanto isto é importante para dar início à atividade em si.

         O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade. Como podemos perceber, os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. (FABIANE DAS NEVES FANTACHOLI, 2011, p.78).

A brincadeira cria para as crianças uma “zona de desenvolvimento proximal” que não é outra coisa senão a distância entre o nível atual de desenvolvimento determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível atual de desenvolvimento potencia determinada através da resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou com a colaboração de um companheiro mais capaz.

É brincando que a criança aprende a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesmo e ao outro. Por meio do universo lúdico que a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança, e sendo liderados e compartilhando sua alegria de brincar.

          O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças ou adultos. Vygotsky, deixa claro que o tema brincar na educação infantil tem sua origem naquilo que à criança vive no seu dia a dia, nas relações com seus pares e principalmente, nas relações com adultos. É uma situação imaginária, um faz de conta criada pela criança, mas que só pode ser criada por ela graças ao material atraído nas interações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (197.9 Kb)   docx (84.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com