TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da musica na educacao infantil

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTANCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autora: Deyse Cristina mariano

Professora Orientadora: Fabiana de Melo Giacomini Garcez

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI

CURSO DE PEDAGOGIA

Turma (PED 0785) – ESTÁGIO II Educação Infantil

21/05/15

RESUMO

Este trabalho aborda a importância da música na educação infantil e busca relatar a experiência do estágio realizado com crianças de uma instituição de educação infantil com idade entre 3 a 4 anos. O trabalho teve como objetivo possibilitar as crianças uma experiência musical, proporcionando a eles desenvolver o gosto e a sensibilidade em relação a música. Através de canções, brincadeiras e atividades. E ao longo do relatório abordarei sobre a importância da música como parte essencial do ensino/aprendizagem das crianças.

Palavras-chave: Musica. Educação Infantil. Ensino Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

A presença da música na vida das pessoas tem muitas contribuições para o desenvolvimento, inteligência do ser. A música vem contribuindo cada vez mais no desenvolvimento da criança. Esta presente mesmo antes delas conhecerem o mundo das letras. Em umas das culturas a presença da música na vida do individuo fica muito evidente. Essa expressão cultural acompanha o desenvolvimento e as relações interpessoais nas comunidades. E fato que a música vem acompanhado as crianças desde o ventre materno, por isso, o ritmo que embala as brincadeiras infantis é cantarolada tão carinhosamente por elas. (CHIARELLI; BARRETO, 2005)

A musicalização pode contribuir muito com a aprendizagem da criança, e nos trazendo sugestões de atividades e de analisar o papel da música na educação infantil. Na educação infantil podemos trabalhar sempre de uma forma prazerosa, onde a criança tenha um espaço lúdico, proporcionando uma aprendizagem correta.

Compreender a importância da música e seus benefícios na educação infantil tendo em vista que a música não esta somente ligada a canções e cantiga e sim também um grande desafio norteando a música como colaborador no desenvolvimento da criança para um melhor trabalho nas atividades propostas e realizadas, além de enobrecer outras potencialidades da criança.

A música é uma forma de expressão artística, tanto no campo popular, como no erudito.

A linguagem musical faz-se presente especificamente no Brasil, em suas diversas classes sociais e também nas diferentes manifestações religiosas que se espalham por todo território nacional. Embora sua linguagem seja diversificada, dependendo de onde venha essa expressão cultural, a música acompanha o desenvolvimento e as relações interpessoais em suas comunidades, bairros e cidades.

Nas brincadeiras infantis, as crianças usam a música como forma de expressão e também para estabelecer regras, relações sociais, diversão, alegria e aprendizagem.

1.2 A MÚSICA COMO FORMA LUDICA DE APRENDIZAGEM

A música pode ser uma das peças fundamentais para o desenvolvimento da autonomia e identidade da criança. A música além de ajudar no desenvolvimento da criança, também trás a cultura e ajuda na construção do conhecimento significativo da criança.

As crianças precisam de música, o som o ritmo, a melodia faz parte da vida das crianças dês de muito cedo. A voz da mãe nas canções de ninar, ao ensinar as primeiras palavras, ao falarem seus nomes entre outras.

A música tem de uma forma mostrar que as atividades musicais podem ser propostas de forma a estimular não somente o gosto pela música, mas também como desempenho autônomo e criativo por parte da criança.

Segundo Brescia (2003, p.25), a música linguagem universal, tendo participado da historia da humanideda desde as primeiras civilizações. As primeiras músicas seriam usadas em rituais, como nascimento, casamento, mortes e fertilidades com o desenvolvimento da sociedade a música também passou a ser usada em louvores a lideres e nas procissões do antigo Egito e Seméria.

2 CONCEPÇÕES E ANÁLISE SOBRE A MÚSICA

2.1 REFERENCIA CURRICULARES NACIONAIS SOBRE A MÚSICA

O presente documento Referencial Curricular Nacional (1998) apresenta em seu corpo: estratégias, sugestões, reflexões, conhecimento do mundo orientações que irão contribuir com o profissional na área da educação para aplicação do trabalho, tendo apoio do sistema de ensino municipal e estadual respeitando sempre o estilo pedagógico, as experiências oferecidas pelas crianças. Levando em conta que Referencia Curricular Nacional é um documento inacabado; requer que o profissional da educação esteja com constante pesquisa.

Na educação não é obrigatório, mas o professor de classe trabalha no tradicional, nas praticas pedagógicas do cotidiano, faz apresentação para os pais e eventos comemorativos da creche, pois se tem em vista que a música é muito importante no desenvolvimento da criança, ex: a criança de zero á 03 anos se trabalha o lúdico, produzindo silencio com a voz, utilizasse muitos jogos e atividades musicalizadas que iram fazer com que a criança perceba os diversos sons na brincadeira, já a criança de 04 a 06 se trabalha, mas com interpretação musical, linguagem e reflexão, com jogos e brinquedos de memoria musical.

2.1 LEIS DE DEDIRETRIZES E BASES DA EDUCACAO NACIONAL (LEI N 9.394/96).

Lei de Diretrizes e Bases de dezembro de 1996 é uma ferramenta muito importante para o profissional da educação e para todos que são envolvidos nesse meio. O documento referido se trata de leis educacionais e leis educacionais tanto da parte administrativa, pedagógica e burocrática da instituição. Possuindo temas diferentes desde a educação infantil até o ensino superior, caracterizando o ensino obrigatório gratuito para todo cidadão; determina à função do governo federal, estadual e municipal no tocante a gestação na área da educação, apontam funções e obrigações dos profissionais da educação como professores, diretores etc.

Lei 11.769 agosto de 2008 artigos 26

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com