TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do desenvolvimento psicomotor do aluno e a percepção do professor

Por:   •  9/11/2021  •  Dissertação  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual do Maranhão

Islândia Josefa Ferreira de Sousa

A importância do desenvolvimento psicomotor do aluno e a percepção do professor

[pic 1]

Bacabal – MA

2021

     

        É facilmente perceptível o quanto uma criança se desenvolve e amplia seu conhecimento por meio de situações simples que ocorrem diariamente. A psicomotricidade atua preventivamente, ajudando em minimizar as deficiências de aprendizagem ou até mesmo em interagir-se no mundo em que vive. O âmbito escolar proporciona uma variedade de atividades que auxiliam na formação estrutural do aluno. O movimento, a alfabetização, o comportamento e o lado afetivo do indivíduo cabem ao trabalho psicomotor a ser associado com aprender e divertir. É imprescindível esclarecer que, a contribuição da psicomotricidade nos anos iniciais é de suma importância, visto que, é trabalhada de maneira expressiva e relaciona diretamente com o corpo da criança, desenvolvendo assim mais profundamente todas as etapas do processo do desenvolvimento. Dessa forma, as crianças além de se divertirem também irão aprender a criar, inventar, e a se relacionar melhor com o meio social.

          A pré-escola é considerada uma etapa mágica, visto que é nesse momento em que a criança apresenta maior interesse em atividades. A evolução ali criada faz com que os exercícios para desenvolvimento humano como linguagem, teorias e práticas começam a ficar claros, e consequentemente a criança molda sua personalidade. É nos anos iniciais que as crianças se movimentam por diferentes maneiras, como correr, saltar, arremessar, chutar e entre outros, nos quais são essenciais e vão servir de base para adquirir maiores habilidades. Diante disso, o desenvolvimento das ações motoras de uma criança torna-se mais preciso, uma vez que, há interação do corpo juntamente com o ambiente em que vive.  Ademais, o desenvolvimento psicomotor e a pré-escola têm papel fundamental nesse começo escolar, a conscientização do corpo e um amplo desenvolvimento de seus movimentos vem através de jogos e brincadeiras, logo a criança aprende e se diverte ao mesmo tempo.

          Segundo Kishimoto, “Brincar é a fase mais importante da infância, do desenvolvimento humano neste período, por ser a auto ativa representação do interno, a representação de necessidades e impulsos internos”. Seguindo essa lógica, é através do brincar que a criança vai desenvolver várias aptidões psicomotoras como correr, saltar, pular, rolar. Além disso, a criança experimenta sentimentos, aprende sobre regras e é estimulada a usar a imaginação. A criança passa também a descobrir sobre suas preferências, contribuindo para o processo de alfabetização e formação de um cidadão crítico e consciente. Desse modo, é fundamental que há auxilio dos professores, eles que podem intervir no processo de alfabetização e de dificuldades de uma criança, tornando possível uma aprendizagem mais satisfatória e desenvolvimento como um todo.

           Na Educação Infantil, os professores que são preparados para atuar neste âmbito precisam realizar tarefas e funções múltiplas. Em outras palavras, cabe a eles proporcionar experiências variadas às crianças: informativas, recreativas, motoras, musicais, etc. É nesse momento que o professor atua no processo de desenvolvimento das habilidades motoras de uma criança. Na perspectiva da Psicomotricidade, o papel do professor deve ser aquele que vai orientar e observar o corpo que se forma e não aquele que está lá para “corrigir erros” ou para moldá-lo de acordo com padrões que são “socialmente corretos e aceitáveis”. O educador vai ajudar a criança em seu desenvolvimento, em suas dimensões coletivas e singulares, ajudando-a a reelaborar seus aspectos “negativos” e estimulando seus aspectos “positivos” ao desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com