TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Profissional

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES INTEGRADAS DE SERGIPE – FISE

Disciplina: Ética profissional

Professora: Maria Aparecida

Aluna: Tathiane Santos Sousa

Curso: Pedagogia, 3° “B”

ATIVIDADE

1) Com o que o problema da responsabilidade moral esta estreitamente relacionado?

Com o da necessidade e liberdade humana, pois somente admitindo que o agente tem certa liberdade de opção e de decisão é que se pode responsabiliza-lo pelos seus atos.

2) Através da ignorância um sujeito pode eximir sua responsabilidade moral?

Não basta afirma que ignorava tais circunstâncias para livra-los da responsabilidade, é necessário acrescentar que não só não conhecia, mas que não podia e não tinha a obrigação de conhecê-lo, porém quando o agente ignorava o que podia ter conhecido ou o que tinha obrigação de conhecer, a ignorância nesse caso não pode eximilo da sua responsabilidade, já que ele é responsável por não saber o que eu devia saber.

3) Um individuo que esteja forçado por alguém a ter uma certa atitude, contra sua vontade pode ser responsável pelo modo como agiu?

Não, porque na medida em que a causa do ato esta fora do agente, escapando do seu poder e controle, e em que se lhe barra a possibilidade de decidir e agir de outra maneira, não se pode responsabilizá-lo pelo modo como agiu.

4) Mesmo o agente tendo atos, cuja causa esteja dentro dele, podemos julgar que não seja moralmente responsável?

Sim, os casos extremos que são as pessoas doentes, anormalidades e etc., porque apesar de atuarem sob uma coação interna a que não podem resistir e, portanto, ainda que os seus atos , possuam a sua causa no seu intimo, não são propriamente seus, porque não poderão exercer um controle sobre eles.

5) De que depende o problema da responsabilidade moral para ser solucionado?  

Depende do problema das relações entre necessidade e liberdade, ou mais concretamente, das relações entre determinação causal do comportamento humano e a liberdade da vontade.

6)  Vivendo num mundo humano determinado, isto é, sujeito a relação de causa e efeito, podemos ser moralmente responsável pelos nossos atos?

Ninguém pode ser moralmente responsável se não tem a possibilidade de escolher uma maneira de comportamento e de ação realmente na direção escolhida.

7) Qual a tese central do determinismo absoluto?

Que tudo é causado e, por conseguinte, não existe liberdade humana e, portanto, responsabilidade moral.

8) Qual característica do libertarismo?

A característica dessa posição é a contraposição entre liberdade e necessidade causal.

9) Quais as três tentativas mais importantes de superar dialeticamente a antítese entre liberdade e necessidade causal para Spinoza, Hegel e Marx-Engels?

Para Spinoza, o homem como parte da natureza esta sujeito ás leis da necessidade universal e não pode subtrair-se a elas de maneira alguma. Hegel de certo modo, se move no mesmo plano de Spinoza, assim para Hegel, como para Spinoza a liberdade é um assunto teórico, ou da consciência, ainda que a sua teoria da liberdade se enriqueça ao colocar esta ultima em relação com a historia e ao ver a sua conquista como um progresso ascensional histórico. Max e Engels aceitam as duas características antes assimiladas: a de Spinoza ( liberdade como consciência da necessidade) e a de Hegel ( sua historicidade), mas para eles a liberdade não se reduz a isto; ou seja, a um conhecimento da necessidade que deixa intacto o mundo sujeito a essa necessidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com