TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL

Por:   •  15/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA EAD

 

 

 

 

MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA SOUZA

 

 

 

 

 

AS CONTRIBUIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL

ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

 

 

 

 

 

 

 

São Gonçalo

2014

 

MARIA DAS GRAÇAS DE OLIVEIRA SOUZA

 

 

 

AS CONTRIBUIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL

ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

 

 

 

 

 

Projeto de Monografia apresentado como requisito parcial para obtenção de grau na disciplina Pesquisa e Prática em Educação VI do curso de Pedagogia em EAD da Universidade

Estácio de Sá

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO GONÇALO

2014

SUMÁRIO

 

  1. Apresentação do Tema ----------------------------------------------------------- 4

 

  1. Definição do Problema ------------------------------------------------------------ 5

 

  1. Questões do Estudo --------------------------------------------------------------- 5

 

4 - JUSTIFICATIVA        5

5 - OBJETIVOS        5

 

 

  1. Procedimentos Metodológicos -------------------------------------------------- 6

 

  1. Organização do Estudo ----------------------------------------------------------- 7

 

Referências ----------------------------------------------------------------------------------- 8 1 - APRESENTAÇÃO DO TEMA

 A Educação Inclusiva vem sendo muito discutida atualmente, principalmente por seus aspectos legais, onde a modalidade de ensino Educação Especial nas escolas comuns tornou-se imperativa. Com isso o Atendimento Educacional Especializado – AEE, realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais é um grande aliado ao professor regente dando-lhe suporte ao trabalho desenvolvido em sala de aula do ensino regular, como Mantoan (2003, p. 43) afirma:

Os serviços de apoio especializados, tais como os intérpretes de língua de sinais,  aprendizagem  

do sistema  Braile  e  outros  recursos especiais de ensino e   de   aprendizagem, não substituiriam, como  ainda  ocorre hoje, as funções do  professor responsável pela sala de aula comum.

 

    Já que a educação é para todos, o público alvo do Atendimento Educacional especializado necessita que seus potenciais sejam desenvolvidos para que possam estar inseridos no contexto escolar e na vida.  Sendo assim Adorno (1995, p. 139) indaga:

Formação - para quê?” ou “Educação – para quê?”, a intenção  não  era  discutir  para  que  fins a educação ainda    seria     necessária,   mas    sim:   para onde a educação deve conduzir?  

           

           Essa indagação leva a refletir que os alunos com deficiência precisam estar incluídos no espaço escolar, pois é nesse ambiente que a educação conduzirá a todos para uma maior autonomia e emancipação.

           A escolarização dos alunos com algum tipo de deficiência nas escolas comuns tem uma importante consequência dentro da organização do ensino, pois as escolas terão que se adaptarem a esses novos alunos, garantindo que os mesmos possam ser atendidos em todos os seus aspectos, possibilitandoos exercerem a sua cidadania.  

 Segundo Mantoan (2003), as escolas preferem encaminhar os alunos deficientes para classes especiais, pois lá eles não vão incomodar ninguém, alegando que eles não aprendem como os demais e, assim, os que aprendem apesar da escola ficam na sala de ensino comum, facilitando o trabalho do professor.

           E necessário que se tenha uma escola que atenda a todos, que elimine todas as barreiras arquitetônicas e de conteúdos para que possamos incluir de fato todas as crianças que nela estejam matriculadas.  Mantoan (2003, p. 52) afirma que: “As condições de que dispomos, hoje, para transformar a escola nos autorizam a propor uma escola para todos”.  

           Estar incluído é muito mais que estar em uma sala de aula de uma escola comum. Mittler (2003, p.139), afirma que: “O processo de exclusão educacional começa quando as crianças não entendem o que um professor está dizendo ou o que se espera que elas façam”.  

 De acordo com Cunha (2013), para ser educador é preciso ser afetivo, pois o mesmo trabalha com pessoas e para lidar com crianças deficientes é preciso que esse professor esteja disposto a ir mais além. É preciso para exercer o seu ofício, estar munido dos atributos do AMOR.  

 

2 - DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

         

           Quais as contribuições do Atendimento Educacional Especializado, realizado em Sala de Recursos Multifuncional, para uma Educação Inclusiva?

É na perspectiva de levantar essas contribuições que esse trabalho se desenvolve, tendo a pretensão de garantir, efetivamente, a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência ou transtorno na escola de ensino regular.

 

3 - QUESTÕES DE ESTUDO

 

Minhas principais inquietações são:

  • Como foi o processo de inclusão no Brasil?
  • Quais as leis que garantiram a inclusão escolar?
  • Qual é o conceito de Educação Inclusiva?
  • Como acontece, efetivamente, a inclusão escolar?

 

4 - JUSTIFICATIVA

O objeto de estudo dessa monografia é a indagação sobre a contribuição do Atendimento Educacional Especializado, realizado em Sala de Recursos Multifuncional, para a inclusão escolar. Ou seja, de que maneira esse atendimento pode favorecer a inclusão escolar, efetivamente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (180.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com