TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES EM UMA TURMA DE EJA

Por:   •  20/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

A educação de jovens e adultos- EJA é uma modalidade de ensino oferecida a jovens e adultos que não tiveram acesso por conta da vulnerabilidade social não concluíram o ensino na idade certa. É ofertado a partir dos 15 anos de idade e possui nível fundamental e médio. Tanto no ensino presencial como a distância.

Ela sofreu no decorrer dos anos algumas mudanças, inicialmente o intuito da EJA era alfabetizar para que aumentasse a base eleitoral, e o ensino profissionalizante com o objetivo de prepara-los somente para o trabalho nas indústrias.

Sua principal característica é a inclusão visto que seu público alvo geralmente são trabalhadores, empregados e desempregados que em grande maioria são analfabetos. O corpo docente da EJA devem ter uma formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício de cidadania.

As disciplinas desta modalidade estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular que define aprendizagens necessárias para o desenvolvimento do aluno na educação básica do país sendo elas no ensino fundamental: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, História, Geografia. E no ensino médio: História, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Ciências, Matemática, Química, Física.

Em relação ao certificado, alguns anos atrás era chamado de Exame Supletivo, a prova avalia as competências dos estudantes para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Ao constatar a inexistência de pesquisas a respeito das dificuldades encontradas nessa modalidade ficou claro e viável elaborar um estudo com foco nesse tema.

O presente estudo tem como objetivo relatar, e discutir as dificuldades encontradas em uma turma de EJA no município de Guaramiranga-CE. O interesse surgiu durante o período de observação do Estágio Supervisionado III.

A coleta de informações desse estudo foi realizada por meio de conversas com docentes e discentes e teve como metodologia a observação participante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com