TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE CONTROLE DA APRENDIZAGEM

Por:   •  22/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 3

PROGRAMA ESPECIAL DE EXTENÇÃO EM PEDAGOGIA.

Programa De Disciplina: Fundamentos Da Pedagogia.

Docente: Francisco Cezar Barbalho – Mestre em Educação.

Discente: Kamila Paulino Correia.

Cidade: Alto do Rodrigues.

ATIVIDADE DE CONTROLE DA APRENDIZAGEM

  1. O QUE É A PEDAGOGIA? QUAL A SUA RELAÇÃO COM AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO?

R.:

Pedagogia é uma pratica de caráter científico que se fundamenta e teorias, métodos e práticas relacionadas a ação educativa na sociedade, segundo as ideias da educação, visando aperfeiçoar e estimular a capacidade das pessoas.

                Seguindo o pensamento de Gaston Mialaret que “as ciências da educação são constituídas pelo conjunto das disciplinas que estudam as condições da existência, de funcionamento e de evolução das situações ...” podendo dizer que a pedagogia e as ciências da educação estão interligadas, pois, a pedagogia é a realização da ação, a prática de todas os estudos das ciências da educação.

  1. EXPLIQUE EM QUE CIRCUNTÂNCIAS SURGIRAM AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO.

R.:

Ao longo de sua história, a educação passa por grandes transformações em sua metodologia e também na forma de transmissão e assimilação de conhecimento. Nas sociedades tribais, a educação era difusa, ou seja, transmitida de pai para filho através da prática e da vivência diárias. Na Antiguidade Oriental, a educação passa a ser tradicionalista, e o ensino privilégio de uma pequena elite, ficando a grande massa excluída e restrita à educação familiar informal. Já a educação grega, buscava a formação integral, corpo-espírito e o debate intelectual.

Na Grécia nascem a Filosofia, da Grécia vêm os sofistas, o diálogo socrático, a utopia de Platão e a pedagogia aristotélica, que, embora apresentasse algumas semelhanças com a grega, ao contrário desta, era mais literária do que filosófica.  E assim também na idade média, no renascimento e ao longo do tempo até os dias de hoje. Ver se assim que as ciências da educação têm seu surgimento desde que a humanidade começou a pensar de forma evolutiva, criando um conjunto de ciências.

  1. SENDO A EDUCAÇÃO TAMBÉM UMA ARTE, PARA QUE SERVE A FORMÇÃO PEDAGÓGIA DOS PREFESSORES?

R.:

                O embasamento pedagógico é a chave para forma um bom profissional área da educação tendo em vista que é uma necessidade apara qualquer educador, pois, ele precisa dominar os métodos de ensino sabendo que educar é a arte de ensinar.

  1. QUAL O LUGAR DA HISTORIA DA PEDAGOGIA E DA EDUCAÇÃO NO QUADRO DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO?

R.:

                Mostrar a evolução e as decadências dos conjuntos de disciplinas que constituem as ciências da educação para que os futuros profissionais não cometam os erros cometidos no passado.

  1. QUE PAPEL PODE A HISTORIA DA PEDAGOGIA E DA EDUCAÇÃO DESEMPEHAR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO?

R.:

                Seguindo à afirmação e Augusto Comte que “um processo só pode ser compreendido por meio da sua história...” a história da pedagogia e da educação faz-se necessária ser conhecida por todos aqueles que tornar-se-ão profissionais a educação, para os erros cometidos no passado não sejam cometidos novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (67.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com