TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE ESTÁGIO PARA: EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  10/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE DE ESTÁGIO PARA: EDUCAÇÃO INFANTIL

 Nome da estudante: Naiara Barbosa Santos da Silva

 RA: 1951642

Turma: SEI_PD_0119

Polo: Salvador - Bahia

 Modalidade: Educação Infantil

A entrevista cedida vai tratar do ensino: Ensino remoto

    RELATÓRIO SOBRE A ENTREVISTA REALIZADA COM A PROFESSOR(A): Gislane Santos

No dia 3 de novembro de 2020 , realizei a entrevista com a professora Gislane Santos que atua na Educacão Infantil em Salvador , de 36 anos, que é formada em Pedagogia que atua na 1º etapa do Ensino Infantil no Colégio Ponto Alto, alfabetizando crianças há quase 18 anos. Ela relatou, em sua entrevista, que as atividades pedagógicas são planejadas remotamente com a utilização de aplicativos , mídias e recursos áudio visuais com base nas orientações da secretaria de educação , é realizado individualmente ,mais pode ser realizado em grupo e com todo o apoio da equipe escolar . A rotina de trabalho organizada respeitando a carga horária e as atividades proposta são: leitura, escrita , jogos  de cor , jogos de dentro e fora , jogos de tabuleiro , procurando proporcionar sempre uma lembrança do ambiente escolar , como por exemplo , pedir para as crianças desenhar o que ela mais gosta dentro da sala ou o que ele mais sente falta em tempos de isolamento . Desenvolvendo dinâmicas que possibilite cada vez mais a interação dos pais ou responsáveis com os pequeninos .

Os recursos utilizados para planejar as atividades são tecnologias como: Whatsapp , emails e troca de mensagens . O trabalho feito remotamente através de computadores , notebooks e celulares sendo executado em casa ; caso seja necessário podendo se dirigir até a instituição de ensino fazendo o uso de mascaras , álcool em gel ou água e sabão .

Os espaços utilizados para o desenvolvimento das atividades são totalmente virtuais , elaboramos as atividades e as enviamos pela internet ou imprimimos e entregamos nas residências podendo também ser retiradas na secretaria da escola depois de respondidas a recebemos novamente para correção .

As atividades realizadas pelos alunos  são avaliadas de acordo com a participação e o empenho de cada um . Nesse momento é essencial o incentivo e o apoio dos pais pois a dificuldade de concentração e dedicação é bem maior do que na escola . A interação com os familiares é feito por mensagens no grupo de Whatsapp facilitando assim a comunicação com a escola. O trabalho docente é organizado de acordo com a carga horária semanal do professor seguindo as orientações da secretaria de educação .

Um dos desafios é fazer com que os alunos mantenham-se participantes nas atividades já que a possibilidade de distração dentro de casa é bem maior, sempre orientamos aos pais a manter a disciplina e respeitar o tempo de cada criança e fazer  com que esses momentos de aula torne-se muito agradável e até descontraído, com a participação deles a aprendizagem pode ficar mais legal pois os pais podem tirar duvidas e auxiliar em outras atividades .

 O que acredito que daria maior qualidade em relação à aprendizagem dos meus alunos é difícil citar , mas o diálogo é sempre uma boa opção mesmo para os problemas mais complicados e complexos sempre estamos conversando com os pais e pedindo para se manterem em isolamento social , caso necessário a saída fazer o uso de mascara , álcool em gel ou água e sabão , de não se deixa levar por informações sem fundamentos nem comprar medicamentos sem autorização de um profissional de saúde de confiança.

Um aspecto que pode ser adicionado é sempre apelar para o bom senso das pessoas pois infelizmente muitos ignoram a situação sem aderir as precauções necessárias , nesse momento não falo apenas como profissional da educação mas também como cidadã que vem sofrendo as conseqüências da Covid19 , vi muitos familiares e amigos sendo infectados por isso acredito que nunca é demais alertar e pedir que as pessoas se conscientizem  fazendo o uso de máscaras , de álcool em gel , água e sabão e se for possível só sair de casa se for extremamente necessário podendo assim estarem zelando pela nossa saúde e pelo bem estar de toda a população não só no nosso estado da Bahia ,mais de toda população mundial pois mais de 1.227.666 milhões pessoas segundo a OMS ( Organização Mundial Da Saúde) já morreram em todo o mundo  . Outro aspecto que não posso deixar de ressaltar é que em tempos de pandemia o risco de contagio , a transmissão da doença , a decaída na economia , a adesão do isolamento são apenas algumas das consequencias .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com