TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps arte criatividade e recreação

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.632 Palavras (19 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 

Clitenestra Brasileira Pereira Meikle - RA: 1299904369

Fabiana Eugênia O. de Lima - RA: 4300066881

Kátia Santana Jorge Silva - RA: 3876754898

 ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

SANTO ANDRÉ /SP

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Clitenestra Brasileira Pereira Meikle - RA: 1299904369

Fabiana Eugênia O. de Lima - RA: 4300066881

Kátia Santana Jorge Silva - RA: 3876754898

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Atividade de Prática Supervisionada da disciplina: Arte, Criatividade E Recreação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da tutora a distância Adriana da Silva Ramos de Oliveira e tutor presencial Prof. Rodrigo Parisoto de Souza

Santo André/SP

2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da arte no ensino fundamental. Encontraremos a frente o desenvolvimento da expressividade e da criatividade dos integrantes deste grupo verá também o papel da arte-educação e sobre os pilares da expressividade artística, seus objetivos e funções de cada um deles. Mostraremos um plano de aula de arte para o desenvolvimento em sala, onde contribuirá para a construção de conhecimento sobre a prática de ensino. Apresentaremos relatórios que aborde sobre desafios cotidianos da prática docente através de pesquisas e assim como outros possíveis métodos didáticos que possam enriquecer o aprendizado.

   

Memórias Escolares de Clitenestra Brasileiro Pereira Meikle

        O que trago em minhas lembranças relacionadas a práticas artísticas que contribuíram para meu desenvolvimento e criatividade foi a aula de Educação Artística lecionada pela minha professora Ivone Lara, através dessa disciplina aprendi a desenhar mapas e utilizar de vários artífices para destacar cada Estado e cidade que nosso País tem, mas o que mais gostei e não me esqueço foi desenhar com lápis Preto n° 2 Luz e Sombra, foi de um prazer imenso essa atividade, observar através da foto e poder colocar no papel e ver a imensidão do que a luz e a sombra é capaz de revelar, aprendi através de Educação Artística elaborar meus trabalhos para Ciências e um que me marcou meu grupo foi apresentar na feira de ciências  como se gerava energia através da água, foi magnífico, infelizmente não tenho fotos dessa maravilhosa época, as únicas que tenho estão em minhas memórias a qual não consigo revelar em papel, mas que nunca se apagarão de minhas lembranças, vivi muitas outras atividades, mas essas foram as que mais me marcaram: Trabalhar com mapas, Luz e Sombra e trabalho de Ciências.

Memórias Escolares de Fabiana Eugênia O.de Lima

Lembro-me das aulas de educação artística, voltada a realizar desenhos, pintar, desenhos já fornecido pelo professor, que geralmente estavam ligados a nossa cultura, ou tudo em volta dela, também explorávamos muito os desenhos geométricos. Na minha concepção hoje, analisando todo o processo vivenciado, percebo que me interessava mais pelas atividades que desenvolvia fora da sala de aula, como na produção de figuras, bandeiras, pinturas que iriam decorar a Escola para a comemoração de uma data especial, assim também como utilizar-se de tecidos que não era utilizada por armazéns da cidade, para produzir a nossa própria roupa de índio e comemorarmos o dia do índio, durante todo esse processo a aprendizagem se dava muito naturalmente, de maneira muito prazerosa. Com base nestes dois tipos de aprendizado que vivenciei, posso levar em minha bagagem que uma aula interativa é bem mais produtiva, pois tivemos a oportunidade de construir e buscar nosso conhecimento.

Memórias Escolares de Kátia Jorge Santana Silva

As a aulas de educação artística que tive quando criança foi de suma importância para o meu desenvolvimento artístico, lembro-me quando a professora trouxe tinta guache e começou a misturar cores e o resultado dessas misturas foi outra cor diferente, amei essa aula devida essa descoberta de mistura de cores. Outra lembrança que tenho e que me ajudou na prática artística, foi desenhar minha colega de classe com lápis preto o n° não lembro, mas o desenho que fiz com sombras passando dedo ficou ótimo, pois minha nota foi a maior de todos os integrantes da sala. Essa aula fez com que eu desenvolvesse a coordenação de desenhar um rosto e saber fazer sombras enfim foi uma aula muito interessante. Claro que ouve outras atividades interessantes, mas essas foram as que me marcaram porque eu fiquei surpresa com o resultado das atividades.

Memórias Escolares dos Integrantes

        Sim, o modelo educativo vivenciado pelos membros de nosso grupo favoreceu e muito para o desenvolvimento e expressividade e da criatividade dos alunos da época, ao obter informações de cada uma do grupo, todas participavam da aula com alegria e a cada aula esperávamos sempre algo novo que a professora iria nos apresentar para que desvendássemos o mundo nas formas e cores que ela trazia.

O objetivo maior das atividades artísticas nos anos iniciais era conhecer as aptidões das crianças, quanto mais à criança pudesse exercitar, mais habilidade ela teria, e com esse conhecer de pintar, dançar, cantar, desenhar mais a criança desenvolvia suas habilidades sem medo ou vergonha, entrará em contado com o mundo podendo compreender e mudar a si mesma. Nessa visão é possível a criança vivenciar e produzir a arte, no processo de produzir é que ela fará a releitura e, portanto terá condições de fazer a sua própria produção de forma espontânea e criativa.

        As alternativas para o desenvolvimento da criatividade das crianças em sala de aula proposto para um pensamento critico é estimular e não induzir a criança a fazer algo, como por exemplo, com a participação das mesmas levá-las a construir para sua sala trabalhos construídos pelas suas próprias mãos e serem expostos em sala de aula e cada tema novo apresentado em sala de aula levá-los a pensar, a refletir e o que poderão fazer com suas ideias e sugestões para novos desenhos serem expostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (239.8 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com