TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps arte criatividade e recreação

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

SEXTO SEMESTRE

APARECIDA PEREIRA SANTANA RA 7529658006

CRISTINA RODRIGUES DE SOUZA RA 286051

                   

                      ARTE, CRIATIVIDADE  E RECREAÇÃO

 

PROFESSOR- TUTOR  EAD : SILVANA DO NASCIMENTO RIBEIRO

HORTOLÂNDIA

2015


[pic 2]

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

QUINTO SEMESTRE

APARECIDA PEREIRA SANTANA RA 7529658006

CRISTINA RODRIGUES DE SOUZA RA 286051

                      ARTE, CRIATIVIDADE  E RECREAÇÃO

 

PROFESSOR- TUTOR  EAD : SILVANA DO NASCIMENTO RIBEIRO

HORTOLÂNDIA

2015

                     

   Sumário

   INTRODUÇÃO............................................................................................

DESENVOLVIMENTO...............................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................

REFERÊNCIAS..........................................................................................

Esta atps vem mostrar a importância da arte no ensino fundamental I, desde os primeiros anos da vida escolar das crianças, proporcionando oportunidades a criatividade.

Desenvolvendo  a capacidade motora e o imaginário,deixando fluir o principal objetivo que é criar e desenvolver suas capacidades de expressão artísticas.

Através da imaginação a criança compreende o mundo a sua volta, a musica é um grande meio de interação com o meio e  ao mesmo tempo que desenvolve a criatividade, promove autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética.

LEMBRANÇAS DO MEUS TEMPOS DE ESCOLA

A educação artística no tempo que frequentei a escola nos primeiros anos de formação,  era aprender a cantar.A professora escrevia a letra da musica na lousa para os alunos copiarem no caderno.Todos tinham o caderno de musica , onde copiavá-mos todas as letras que eram passadas.

Depois a professora ensinava as melodias para que todos cantassem. Eu gostava muito da aula, de cantar com meus colegas. A expressão musical desempenha um papel importante na vida das crianças.

[pic 3]

Além do canto que era o que mais fazia-mos, tambêm tinha aula de desenhos livre, cada um desenhava o que quizesse e pintava com lápis de cor e giz de cera.

O meu desenho era uma casa com flores, árvores, um jardim, gato ou um cachorro.Não tinha muito talento para o desenho.

Alguns colegas se destacavam fazendo ótimos desenhos como se fossem desenhistas profissionais. [pic 4]

Quando se aproximava o dia das mães fazia-mos cartões coloridos com lindas mensagens para homenagear nossas mães.

Nossa aula de educação artística incluía o teatro, eram apresentadas as peças pelos alunos que eram os atores.

Tínhamos aulas com tintas aquarelas, eram muito mais contidas se comparada a atualmente, ela era utilizada em desenhos e hoje a criança e livre para se pintar junto com os desenhos.

No meu tempo de escola, recebíamos os desenhos prontos para completar com feijão/arroz e com as cores pré-definida, hoje as crianças fazem muitas atividades com a professora de artes, são estimulados a criatividade.

As brincadeiras ao ar livre ainda  hoje são as mais estimuladas  e muitas crianças gostam, o futebol, amarelinha, pula corda, queimada, elástico, peteca, pega e muitas outras que adorávamos brincar na hora do recreio.

A escola proporcionava passeios junto a natureza para que pudesse-mos ter contato com tudo a respeito dela.Esses passeios eram muito agradáveis, passava-mos o periodo todo de aula observando os passáros, as plantas, formigas e outros seres vivos.

No cotidiano usávamos muito o caderno de caligrafia nos empenhando na coordenação motora. Atualmente o método de ensino mudou muito, tendo diversos recursos a serem usados nas aulas de artes.

QUAL É O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

A arte proporciona a criança despertar o interesse em desenvolver o  seu lado artístico, usando o raciocínio, percepção e a sensibilidade. É uma disciplina muito importante na formação do educando e deve ser aplicada desde os primeiros anos de escola.

Já no berçário as crianças se divertem com as tintas, pincéis, balões, materiais recicláveis, e muitos outros. Com essas atividades desenvolvem o cognitivo.

O papel da arte na educação contemporânea tem o seu valor, o seu lugar entre as outras disciplinas e vem se destacando, sendo apreciada pelos alunos.

Na educação infantil a arte ajuda a desenvolver varias habilidades e percepções de lugares, objetos e pessoas.

Hoje ela vem pronta com a tv e suas series, desenhos  e jogos com padrões específicos permitindo assim que  a criança fique “engessada” ,sem viver as brincadeiras que seus pais vivenciaram(pular corda, queimada, amarelinha...).

Nem todos os educadores valorizam os traços básicos que a criança cria sozinha, os elogios são para os alunos que tem “dom” para as artes e ha pouco estimulo para a criação.

As atividades desenvolvidas em aula devem ser mais livres e não só um desenho pronto para colorir, o aluno pode ter uma inspiração do cotidiano ou de outros ambientes.

O que é feito de acordo com os padrões estabelecidos na ordem cronológica das artes é considerado bom, ou seja, ensinamos para nossos alunos o que aprendemos sobre arte.

Para desenvolver suas próprias habilidades a criança precisa de liberdade e estímulos sem imposição de padrões, temos que apresentar varias formas de expressão como visitas em museus, musicas e acesso a culturas diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (211.1 Kb)   docx (122 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com