TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ARTES

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.957 Palavras (12 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 12

Unidade 2, Belo Horizonte,
Ensino a Distância (EAD)


Pedagogia 5ª e 6ª série – 2015



Ensino a Distância (EAD)

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)


ARTE CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Tutora: Lucilaine Borges Falcão

Integrantes do grupo:

Berenice Ferreira de Lima 7581612342

Elenilda Maria Gonçalves Ferreira 0147544647

Janaina Fissicaro Mendonça 6787373128

Janaina Octacílio Guimarães 6500247219

Luana Beatriz Rodrigues de Sousa 7376561753

INTRODUÇÃO.

Descobrindo novos olhares para o cotidiano através da arte, fazendo a cidade ficar com a nossa cara.

Variadas formas como plástica, música, cinema, teatro, dança, arquitetura são vista e percebidas pelo homem através da visualização, áudio visuais, isso faz repensar na posição sócio cultural e artístico.

Esse estudo consiste em apresentar a origem do termo criatividade, verificando a relação, e a diferença da criatividade e o ensino da arte. A imaginação permite ao ser humano situações como fatos ideias e sentimentos que se realizam como imagens internas.

Um espaço de arte dentro da escola contendo atelier de experimentações de várias linguagens artísticas, dando lugar as vivencias lúdicas significativas e habilidades cognitivas.

As artes são expressões da capacidade humana de imitar a natureza e atribuir sentido a sua existência.

Por meios de desenhos, pinturas, gravuras, esculturas, colagens, utilizando papel, tinta, gesso, argila madeira e diversos outros materiais o artista busca representar o mundo real ou o seu imaginário.

As noções práticas de aprendizagem artística são associadas as abordagens teóricas críticas.

As novas tecnologias tem revolucionado as artes em áreas como web designer, tem um grande impacto na sociedade atual.

Muitos especialistas afirmam que o principal objetivo não e que as crianças valorizem a estética mas que elas compreendem que matérias podem ser transformados.

Ao trabalhar arte dentro da sala de aula com crianças devemos pensar que tipo de artes será trabalhada, pois o contato com a arte em si desperta diverso sentimentos sendo esta voltada para despertar tais sentimentos no próprio aluno; ao frequentarmos espaços artísticos (teatro, artes plásticas, musica e leitura) o ambiente sempre devera estar para cativar e prender a total atenção do observador para tal obra realizada por determinado artista.

MEMÓRIAS ESCOLARES.

Berenice Ferreira de Lima: Tenho 59 anos, entrei na escola aos sete anos completos, sempre tive facilidade com as matérias, apenas apresentando certa dificuldade com matemática. Apresentava facilidade e fazia com muito prazer desenhos livres, apresentando grande criatividade, o momento de colorir era fantástico, tinha um dom para colorir buscando a perfeição, não deixar espaço com falhas, isto eu fazia por orientação da única professora que tinha, dona Lurdinha, gostava e destacava nas danças porem não gostava de cantar, não vi mais minha professora, pois os primeiros quatro anos estudei na cidade de corinto, depois vim para Belo Horizonte.

Elenilda Maria Gonçalves Ferreira: Não estudei em escola infantil fui logo para a 1. ° série com 7 anos, sem saber ler e escrever, entrei pra escola sem sequer conhecer as vogais. Logo aprendi a ler e escrever teve tanta facilidade com as letras e número quase não me interessava por artes. Aliás, uma vez por semana tinha educação artística e os professores costumavam dizer que essas aulas faziam menor importância era só mesmo para distrair, se divertir, aulas de educação física, moral e cívica, artes, religião eram matérias só para distração e os teatros que eram feitos na escola; são para aqueles dias de festinha pra todo mundo dar gargalhadas.

Lembro-me que a professora trouxe desenho de um pato e colocou a gravura no quadro e pediu para que todos desenhassem e o melhor desenho ganharia 1, 2 pontos na aula de português. Não consegui desenhar bem, portanto não recebi a nota. Na festa de folclore fizemos vários poemas em cartaz de provérbios e ditos populares com desenhos para nota também nas aulas de português. Antigamente essas aulas não tinham muito valor.

Janaina Fissicaro Mendonça: Recordo-me bastante da minha infância estudei em uma escolinha infantil aqui perto de casa, hoje não existe mais, a professora e diretora tenho contato com elas até hoje. Ela sempre nos deixava pintar; contava historinhas e pedia pra produzir pintando no papel, depois fez m muro de fora a fora com azulejos branco e pedia para pintarmos o que queríamos, era só jogar agua no azulejo e apagava tudo e novamente a criançada pintava.

Na escola de 1. ° a 4. ° serie fazíamos teatrinho para dia das Mães, folclore, festa da primavera, lembro que já fiz papel de filha e minha Mãe a colega que Eu mais gostava, fiz

papel de flor (margarida) na primavera, enfim fiz muitos teatrinhos e na feira de cultura pintei vários panos de prato. Eu tinha dificuldade com as matérias como português, matemática etc. mais me sobressaia muito bem em interpretar teatros, pinturas, desenhos etc. todo mundo achava que por ter dificuldade na escola que não ia fazer bonito na parte cultural, pois eu era a mais aplaudida e meus desenhos pinturas sempre saíram os melhores.

Na 5. ° serie fizemos uma dramatização da música We are the world, cada pessoa representou um cantor eu apresentei como se fosse a cyndy Lauper, era só dublagem e caraterização, ganhamos 10 pontos na aula de inglês foi muito bom.

Janaina Octacílio Guimarães: Tenho 40 anos, Quando comecei a estudar entrei direto pra 1. ° serie com 7 anos; Morava em Jaguariúna SP, na 2. ° serie mudei para Andrelândia MG, logo de início nos primeiros dias as aulas Português, Matemática, Estudos Sociais, Ciências e Educação Física. Gostei de aprender a desenhar fazíamos desenho de montanha, sol, nuvens, patinho na lagoa, casinha, arvore, flores como era bom desenhar e colorir. A professora sempre pedia para inventar uma historinha sobre o desenho e contar para toda a turma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (116.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com