TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ARTES E RECREAÇÃO

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.803 Palavras (16 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Karen Eduarda Bolonha – RA 6317199560 

Kelly Cristina Rocha Furtado – RA 5730160617

Solange Alves Benjamin - RA 5733177059

TÍTULO:

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

SOROCABA / SP

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Karen Eduarda Bolonha – RA 6317199560

Kelly Cristina Rocha Furtado – RA 5730160617

Solange Alves Benjamin - RA 5733177059

TÍTULO:

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Arte, Criatividade E Recreação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: A distância: Rosana Haas, Presencial: (Rosana Haas).

SOROCABA /SP

2014

INTRODUÇÃO

Buscamos no decorrer deste trabalho colher e oferecer informações, despertando a reflexão entre nossa turma analisando os textos lidos de que podemos gerar caminhos para que a arte possa ser melhorada a sua forma de como ela vem sendo conduzida nas escolas.

Apontamos no decorrer deste trabalho a importância do professor estabelecer uma prática pedagógica que valorize a arte, assim como suas linguagens artísticas, procedimentos, desenvolvimento da criatividade e poética pessoal da criança como conteúdos que devem estar presentes constantemente. Devendo levar em conta que seja realizada num ambiente adequado, e que o professor explore a sua plularidade e o seu conhecimento sobre o desenvolvimento expressivo da criança, seu entusiasmo e, acima de tudo, tentar conhecer cada aluno e trabalhar com a sua realidade, sempre de forma contextualizada, podendo assim proporciona aulas de Arte significativas.

Fazer com que a arte possa ter o mesmo valor das outras disciplinas e ser considerada importante para o desenvolvimento da criança, vamos perceber que será necessária uma conscientização de atitude por parte do professor e de toda a escola. Para que os educadores trabalhem para essa conquista, será necessário o esforço de cada um, com sua dedicação para dar melhor de si para o aluno, fazendo com que o objetivo traçado será de torná-lo um cidadão crítico, criativo e que saiba ver, ouvir e sentir com o coração.

ETAPA 01

O PAPEL DA ARTE E DA RECREAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES CRIATIVAS DA CRIANÇA.

RELATO DAS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS.

Chamo-me Solange, e as lembranças que tenho das aulas de artes são as melhores possíveis. As aulas na área da Educação Artística foram muito atrativas e dinâmicas, adorava todo trabalho que a professora propunha, lembro-me bem das aulas onde tínhamos atividades relacionadas à peça teatral adorava encenar. Fazíamos trabalhos de pintura, recorte, colagem, música, gravura no nanquim era mágico ver o desenho se transformar numa pintura colorida, a tinta era preta, mas ao passarmos algo pra riscar ela se transformava, era de encher os olhos, também tinha trabalhos com o pirógrafo na madeira, a professora de artes era muito criativa e dedicada, deixava a sala á vontade pra desenvolver suas atividades.

Nossa eram tantas atividades legais que hoje em dia sou apaixonada por arte, seja ela sacra, clássica, contemporânea ou atual, o importante mesmo é ter um modelo de professor que faça com que sua aula não vire rotina e que seja desenvolvida por todos.

[pic 1]                                                                           [pic 2]

Chamo-me Kelly e minha infância nos anos 90, em relação às aulas de Arte eram denominadas Educação Artística, onde as aulas se baseavam em pinturas de desenhos livres, muitas vezes mimeografado pela própria professora, onde a mesma colocava a disposição dos alunos: tinta guache, lápis de cor, canetinhas e giz de cera e os alunos pintavam conforme sua criatividade.

Mais adiante tinha aulas de colagem, bolinhas de papel crepom, pontilhados, a professora ensinava os alunos a aumentar o desenho, uso do palito de picolé como forma de decorar e construir desenhos.

Adorava as aulas, todos trabalhavam em grupos e isso era legal, pois através desta aula sabíamos separar e repartir os materiais, não só na aula de arte, mas em outras matérias também.

[pic 3]                                             [pic 4]

Chamo-me Karen e as lembranças que tenho de minhas aulas de artes são muito boas.  Muitos desenhos eram feitos pela professora, e eu me lembro de que ela usava o mimeógrafo, e também tinha os desenhos livres. Usávamos muito lápis de cor e giz de cera para desenhar e desenvolver nossa coordenação motora, a professora de artes nos ensinava a fazer cartazes coloridos usando guache, os desenhos eram simples, nossas mãos, os dedos, desenhos livres e simples, também tinhas as massinhas, eu particularmente adorava “brincar” com as massinhas. 

No 3º ano a professora deixava nós usar a imaginação com argila. Todos os trabalhos feitos eram expostos no pátio da escola, para estimular os outros alunos a se interessar pela arte.

[pic 5]                                                          [pic 6]

ETAPA 02

A IMPORTÂNCIA DE CONTEMPLAR AS PRÁTICAS ARTÍSTICAS EXPRESSIVAS E RECREATIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR.

Essas práticas de atividades lúdicas ou a prática do incentivo no fluir expressivo e artístico são propostas que existem na Educação desde a Antiguidade Clássica.

Atualmente estas atividades vêm sendo convalidadas pelas diretrizes curriculares, tanto nas disciplinas de Educação Física como na Educação Artística. Entretanto este espaço ainda sutil merece um enfoque mais incisivo, por meio de estudos mais aprofundados acompanhados de práticas direcionadas que convalidem sua relevância. Assim este estudo, de natureza qualitativa, objetivou a analisar se essas variáveis estão disponíveis dentro dos conteúdos indicados pelos professores e se possuem um espaço destinado ou não dentro da Educação Formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (206.6 Kb)   docx (52.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com