TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS- Arte, Criação e Recreação

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.807 Palavras (12 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Neste trabalho realizado estaremos observando a importância da arte contemporânea no âmbito escolar, proporcionado realizações de pesquisas que abrange o conhecimento de um profissional capaz de desenvolver um trabalho de qualidade, realizando experiências logicas de como trabalharmos e a importância da arte na educação infantil com crianças, desenvolvendo atividades diversificadas dentro e fora da sala de aula.

Relataremos as memorias escolares relacionadas com praticas artísticas onde pode ser relatados algumas experiências sofridas pelos integrantes do grupo em sua época na chamada aula de artes, em seguida foi desenvolvido pesquisa sobre qual é o papel da arte na educação contemporânea nos proporcionado um grande auto-aprendizado de como é importante a arte pra formação da criança na educação infantil.

Nas demais pesquisas em que realizamos foi quais as habilidades fundamentais as serem desenvolvidas na expressividade artística, como danças, brincadeiras que desenvolva a atenção e imaginação das demais crianças, através de atividades lúdicas desenvolveremos expressões corporais, autonomia, auto-confiança e por fim foi relatado a importância da apreciação artística e do trabalho com obras de artes para o desenvolvimento da sensibilidade infantil, estabelecendo metas para o ser humano e principalmente para a criança no mundo da arte.

AS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS AS PRATICAS ARTISTICAS

Começamos nossa vida escolar em uma escola do município, lembramo-nos das nossas aulas de artes especialmente quando confeccionávamos cartões nas datas comemorativas assim como nos dia dos pais e mães, que eram ilustrados de poemas e poesias com lápis cor e canetinhas, eram os materiais mais utilizados naquele tempo na aula de artes. Não poderíamos esquecer que naquele tempo as brincadeiras e recreações que os alunos brincavam eram; esconder, amarelinha, elástico e adoravam brincar de escolinha onde a pintura e o desenho era a forma de se expressar.

Podemos concluir então que as aulas de artes não foram muito interessantes principalmente a parte que lembramos mais, que foi no ensino fundamental nas series inicias, onde que só pintávamos desenhos e realizamos textos sobre os períodos artísticos, às vezes realizávamos alguns teatros que não despertava o nosso interesse.

Todas essas atividades de arte e recreação na escola tem uma contribuição muito importante para o desenvolvimento do aluno, principalmente no que se refere à parte motora e intelectual da criança. Entre arte, desenvolvimento humano e educação tem sido pesquisada por vários teóricos, onde a musica e um tipo de arte presente também nas escolas.

Naquele tempo percorriam-se os recreios das escolas, percebemos como as crianças adoravam brincar e realizar as atividades em grupos. Percebe-se que naquele tempo as aulas de artes chamava educação artística, é baseava-se em um ensino de artes tradicional.

O desenho e uma forma de linguagem que talvez a mais antiga, do tempo dos homens da caverna que se comunicava através de rabiscos, quando não conseguia se comunicar com palavras tentava por meio de desenho da arte. Aprender a desenhar e uma necessidade são e por meio da comunicação como pelo prazer que esta atividade nos proporciona, onde desenhar e uma atividade muito prazerosa, pois o desenvolvimento e a pratica da arte são muito importante para o desenvolvimento do ser humano, que pela nossa própria necessidade que temos de nos comunicar uns com os outros.

A arte desenvolve a criatividade que proporciona a autoconfiança e o processo de socialização e ainda possibilita a lucratividade, pois existem vários profissionais ligados ao desenho e a arte em geral. Poderia também ser inserida em sala de aula a livre expressão por meio da pintura livre, formados por grupos que fizessem suas próprias canções, danças e composições feitas pelos próprios alunos para melhor desenvolver e despertar no aluno uma visão consciente e capacita-lo para exercer sua cidadania.

A importância que tivemos nesta pesquisa se da ao proporcionar o resgate de memorias e a oportunidade de registra-las. Ao promover os registros percebemos a importância deste ato e o quanto e prazeroso coletar todos esses dados e registra-los para que não se percam com o passar dos anos.

QUAL E O PAPEL DA ARTE NA ECUCAÇÃO COMTEMPORANIA?

Quando se trata de Arte Contemporânea na âmbito escolar, pode se dizer que é um grande obstáculo para o educador, pois o conteúdo da disciplina de Arte ainda se encontra imersa a grandes dificuldades no ato de ensinar.

Ao inserisse em fatos que contribuem para grandes dificuldades na Arte, pode se dizer que á assimilação da linguagem contemporânea são um dos fatores que mais desafiam os educadores no dia a dia, no entanto quando o professor trabalha Arte Contemporânea em sala de aula ele está abrangido um grande campo sobre a vida de cada educando, sendo assim pode se dizer que cada um expressa sua vida emocional através da arte passada para o papel, tendo o educador a oportunidade desenvolver alguns conceitos sobre o mundo pessoal de cada aluno.

A Arte Contemporânea na Educação Infantil, é o desenvolvimento e uma das formas

da criança se comunicar, através de pinturas e rabiscos que insere-se a criança á desenvolver e estimular seus sentimentos, emoções e imaginação em um mundo de faz de conta. Nessa fase de formação é muito importante trabalhar Artes, pois proporciona a criança a se expressar espontaneamente, ampliando sua identidade e autonomia proporcionando uma satisfação no que esta fazendo.

Com o intuito de ser compreendida a Arte na Educação Infantil, se faz necessário trabalhar de maneira lúdica com musicalização, contos de historias, desenho e a pintura, essas atividades ampliam o conhecimento e aprendizado da criança, com o objetivo de desenvolver a imaginação ampliando habilidades de manusear e conhecer diversos materiais e proporcionando a interação entre os colegas.

No entanto podemos dizer que o papel da arte na educação contemporânea a é palavra chave para a formação do ser humano na educação infantil, pois por meio dela possibilita a criança em todas as fase de seu desenvolvimento, fazendo-se necessário que o professor compreenda e renove suas ideias, para que o aluno não fique centralizado em um pequeno mundo e saiba expor seus sentimentos, emoções e o professor com seu papel principal como mediador possa entende-lo e ir aperfeiçoando seus conhecimentos de mundo.

“QUAIS SÃO AS HABILIDADES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com