TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ARTES CONCLUÍDA E FORMATADA

Por:   •  6/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

- Tópico 01: Introdução sob o ponto de vista da autora Maria José Dozza Subtil da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Antigamente as concepções da função da arte na sociedade e as demandas sociais e econômicas vigentes encaminharam os projetos de ensino e formação artística na educação escolar básica. Os protagonistas não são somente os professores de artes, mas os artistas, e a própria cultura artística dominante num dado momento histórico como definidores dos aportes teóricos e metodológicos para o ensino de arte.Mas, o que ainda prevalece nas escolas é a livre expressão, as comemorações referentes ao calendário escolar (datas cívicas) e a polivalência como encaminhamento metodológico.

Enfim, que serão abordadas as partes da história do ensino de artes no Brasil desde a gênese, pela pedagogia evangelizadora dos jesuítas, desde as ideias artísticas e leis do século XX até as formulações dos PCNs decorrentes da atual LDB.

- Tópico 02: Aportes teóricos iniciais sobre a função da Arte

Conforme a autora Maria José Dozza Subtil, o objetivo desse item é apresentar a concepção de arte. Ela não é uma esfera plenamente gratuita ou lúdica, expressão radical na individualidade, absolutamente autônoma e sem condicionantes sociais.Através da apreciação da arte o homem tem demonstrado uma auto- construção pelas práxis pois trata- se da necessidade em construir, criar e superar. É através da atividade artística que o homem consegue superar limites, obtendo novas necessidades que vão além do atendimento primário que são alimento, abrigo e até mesmos os sentidos espirituais.Nas práxis artística e no trabalho humano se afirma que a educação na escola se torna cada vez mais fundamental para a população pois é considerado um instrumento de inclusão social e cultural pois todo o ser humano tem a necessidade de compreender a arte, de saber como é produzido e também produzir. Sendo assim, a força essencial do homem é de mobilizar tal imaginação.

- Tópico 03: Da gênese... aos meados do século XX

Segundo a autora Maria José Dozza Subtil, o ensino de Artes foi utilizado pelos jesuítas com o intuito de evangelizar os indígenas. Através do teatro, da música e da dramatização, como forma de estímulo para os sentidos. Os indígenas tinham costumes tais como seus ritmos, danças, cantos e instrumentos de percussão. Já os Jesuítas e resolveram ensinar o Canto Chão e outros cantos religiosos. Em 1759, os jesuítas foram expulsos da Colônia portuguesa na América por Marques de Pombal, porém, permaneceu o modelo de escola implantado por eles. Diante do preconceito ao trabalho manual, e por extensão às artes plásticas, dificultaram o avanço da arte e da educação pela arte.Com a vinda da corte de D. João VI para o Brasil houve uma mudança no panorama cultural brasileiro. D. João VI mandou vir de Paris a Missão Artística Francesa, composta por artistas predominantemente neoclassicistas.  No Brasil, o barroco é considerado menor e popular e o neoclássico, uma concepção burguesa.

No final do século XIX e início do século XX o ensino de desenho particularmente prevaleceu com objetivos práticos, eram consideradas mais por seu aspecto funcional, aplicação imediata e qualificação para o trabalho, do que propriamente dita como experiência de arte.

-  Tópico 04 - A primeira metade do século XX...

Segundo a autora Maria José Dozza Subtil, entre o ano de 1930 e 1970,o ensino de artes eram evidenciados como objetivos ter fins decorativos e pedagógicos.Porém ano de 1922, significou um marco cultural na sociedade maisampla,a arte passa a ser reconhecida como arte moderna.Com isso promovendo mudanças no panorama da cultura brasileira nos anos 20 e 30.Já na década de 40 um período intensivo no desenvolvimento artístico com a inauguração de três importantes museus o MASP, MAM e o Museu de Artes no Rio de Janeiro.Em 1948 o artista Augusto Rodrigues criou a escolinha da Arte do Brasil.Até 1973 estes eram os únicos espaços para o aperfeiçoamento dos artistas, ou seja, educadores como também para o ensino da arte. O processo da implantação da reforma do ensino aconteceu na década de 70 no colégio Estadual do Paraná tendo como objetivo pedagógico a reforma curricular proposta pela lei.As atividades eram constituídas em expressões sonoras, bi e tridimensional,corporal e a expressão pela palavra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com