TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DIDATICA

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

1- ATPS Etapa 1- passo 2.1 - Produzir um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo 2.000 caracteres (com espaço) e no máximo 4000 caracteres (com espaço) com as considerações efetivadas pela equipe.

Atualmente em nosso país vivemos uma grande crise na educação, podemos observar que quase não existem alunos interessados em aprender, em ouvir, em entender o que o professor está dizendo, professores desmotivados a ensinar, a instigar, a  fazer com que o aluno tenha curiosidade de estudar sobre determinado assunto.

Ensinar não é algo simples  vai além de transferir conhecimentos, tão pouco aprender é somente  memorizar, reter conhecimentos,

Ensinar é tornar seres humanos conscientes  de seus deveres e direitos, é fazer com que o aluno tenha respeito pelo próximo e pelo meio ambiente, é deixá-lo sensível as necessidades do seu semelhante fazendo perceber que precisamos uns dos outros que sozinho não conseguimos chegar a lugar nenhum.

Aprender é transformar toda informação recebida, é dar á ela um propósito, uma nova visão, um sentido, é colocar em pratica as informações transformadas, fazendo com que através dela o mundo se torne um lugar melhor de se viver, mesmo que esse mundo seja algo pequeno, esse mundo pode ser a casa, a escola, a comunidade ou o próprio aluno, é ter nas mãos soluções para solucionar problemas. Aprender é enxergar novos horizontes, novos mares, novos sonhos, novas possibilidades, é ter nas mãos soluções.

Aprender e ensinar nada mais é do que uma troca entre professor e aluno,é compreender que o maior desafio nos dias atuais trata-se de reconhecer a necessidade de um novo olhar de ambas as parte para questão da educação, é reconhecer que ambos não existem se não tiver um ao outro, pois aprender e ensinar são como dois lados de uma mesma moeda ,onde um completa o outro, assim como o professor  e o aluno, se não existiria professor se não tivesse aluno,e não existiria alunos se não houvesse professor, logo não teríamos nenhum tipo de profissão e nem mesmo cidadãos cientes de suas obrigações e seu direitos,sendo assim um lado está interligado ao outro é para ambos obterem sucesso é necessário que caminhem na mesma direção com os mesmo objetivo, uma educação valorizada e de qualidade para ambas as partes.

2- ATPS- Etapa 1- Passo 3 - Elaborar um diálogo sobre as características da ‘escola tradicional- que concebe o ensino como transmissão de conhecimentos’ e da escola construtivista – que concebe o aluno como protagonista do saber e o professor como mediador do processo de aquisição do conhecimento.

Andrea é dona de uma escola particular de médio porte que atende do berçário ao ensino fundamental I, e já há algum tempo ela tem notado que o numero de alunos vem diminuindo.

Para verificar o que esta acontecendo ela convidou toda equipe de educação para uma reunião, nesta reunião ele discutiram sobre diversos assuntos como localização e estrutura, valor da mensalidade, compra de novos materiais, etc., porém Andrea ainda não estava convencida de que tinha achado o problema, até que Marina estagiária que estudava pedagogia começou a conversar com Andrea sobre aonde ela achava que estava o problema,

 _ Andrea no meu ponto de vista o problema está no sistema que temos no modo de ensinar da instituição, nós utilizamos um sistema muito tradicional que não permite o aluno se aproximar do professor, o professor é visto como o senhor do conhecimento, sem contar que trabalhamos com um sistema apostilado que não nos permite criar uma aula mais dinâmica onde podemos interagir com aluno e dessa forma o aluno passa a decorar e não a aprender como deveria de fato ocorrer.

_ Correto Marina, mas qual sugestão você me da para que possamos diminuir ou solucionar esse problema?

_ Bom Andrea primeiro devemos fazer um levantamento sobre o perfis dos nossos alunos e dos educadores, depois disto feito será necessário realizarmos uma pesquisa sobre quais os tipos de metas devemos adotar na instituição, eu particularmente sou á favor método o Construtivista, porém isso não significa que eu adotaria ele para nossa instituição.

_ Fale mais sobre este método.

_ Bom o método Construtivista acredita que o professor não ensina, ele apenas estimula o aluno a conhecer aquilo que ele já sabe, ele da à liberdade do aluno se aproximar do professor e o professor tem liberdade para trabalhar de diversas formas com musica, dança, dramatização, etc. esse método também não aplica provas, pois para ele o aluno tem que se desenvolver no período de aula.

_ É um bom método Marina, porém não sei se conseguiríamos implanta-lo dentro desta instituição.  Vou te pedir uma gentileza, faça um levantamento sobre o perfil dos nossos alunos e dos nossos professores e pesquise sobre os tipos de métodos e entregue, quando decidimos qual o método a ser implantado marcaremos outra reunião.

_ Sem problemas Andrea farei esse levantamento e te entrego, mas já te adianto que nenhum método é totalmente eficaz, o correto mesmo é pegarmos um pouquinho das características de cada método e adotarmos conforme a necessidade da instituição.

- Tudo bem Marina fico no aguado do resultado e desde já agradeço a presença e a participação de todos, quando voltarem de férias já teremos um resultado.

3- ATPS Etapa 2- passo 2 – Estudo sobre as teorias de Rousseau, Comêni e Vygotsky.

3.1 -Jean Jacques Rousseau

Nascido em 1712 em Genebra Suíça, sua mãe morreu no parto, nos primeiros anos de vida viveu com o pai, alguns anos depois foi morar com parentes maternos, aos 16 anos virou aventureiro, foi amante de uma baronesa na província francesa.

Até os 30 anos realizava pequenos furtos e era tutor de crianças ricas, teve um breve porém bem sucedida carreira de compositor, morreu no ano de 1778 no interior da frança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com