TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROJETO MULTIDISCIPLINAR 2

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.897 Palavras (12 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Vamos abordar nesse projeto a importância da cultura e esporte no ambiente escolar. A capoeira deve e pode ser desenvolvida na escola, com isso podemos ver que: projetos como a capoeira visam tratar de uma nova cultura do aprendizado com envolvimento principalmente dos alunos com opiniões e atitudes, que levam a tomar decisões para o bem de si e dos outros. Neste sentido, assim vamos entender que a escola é capaz de atender às demandas da sociedade onde está inserida, tais como: considerar as expectativas, potencialidades, a criatividade, as idéias e as necessidades dos alunos; ela é um espaço para que professores e estudantes tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade, liberdade para expor suas idéias, debates e hipóteses sobre o assunto; o professor deve ensinar os alunos a trabalhar em equipe, de tomar decisões, de comunicar, de formular hipóteses e de resolver problemas relacionados com situações no bairro e da escola, como por exemplo, o desrespeito, a falta de educação e solidariedade; um papel importante do educador é desenvolver a habilidade no aluno de aprender a aprender com o outro, de forma que cada um possa reconstruir o conhecimento, integrando conteúdos e habilidades sendo um pesquisador, leitor e ser humano critico; a escola deve dar acesso e suporte ao aluno na área da Tecnologia da Informação e promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes para debates, discussões, depoimentos e ver vídeos relacionados a problemas que envolvem a construção do conhecimento, das idéias, da criatividade e da comunicação e reflexão que leva o entendimento que o outro deve ser respeitado.

Resenha: Uma Nova Cultura de Aprendizagem e Repensar as Situações de Aprendizagem do aluno e do professor.

Nessa resenha vamos abordar assuntos relacionados à prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos, que é uma forma de conceber a educação e aprendizagem envolvendo o aluno, o professor e a comunidade local. Tendo os recursos disponíveis para desenvolvimento e conquista da meta e do objetivo do projeto. Desenvolvemos nosso projeto numa escola pública, que é um ambiente criado para promover a interação entre todos os seus públicos, tendo em vista propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações e pesquisa para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema na escola, comunidade enfim na região onde o aluno convive.

Ao desenvolver um projeto o professor deve provocar a tomada de consciência sobre os conceitos implícitos e explícitos nos projetos e sua respectiva formalização para o bem estar e aprendizagem por toda a existência do educando ou seja o aluno. Por outro lado, o projeto visa um processo de construção, participação, respeito, cooperação e articulação, que propicia a aprendizagem e educação com o meio ambiente e assim na formação da cidadania.

O educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, para que ele seja capaz de transformar as informações adquiridas pelos alunos fazendo com que os mesmos pensam e refletem sobre a questão levantada e transformar em conhecimento o assunto abordado. Assim podemos afirmar que é muito importante as abordagens pedagógicas de forma articulada, propiciando ao aluno vivenciar o fazer e o compreender para que haja a construção do conhecimento. Uma vez que o professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, facilitador do processo em desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Por isso comunicar e preparar o aluno sobre o assunto a ser abordado e ter um ambiente de confiança, respeito às diferenças e reciprocidade, encoraja o aluno a reconhecer os seus conflitos e a descobrir a aprender a partir dos próprios erros e troca de saberes através de debates com todos envolvidos do projeto. A proposta da educação por projetos é muito útil, porque visa unir dois mundos que coexistem separadamente, a vida e a escola e a vida na comunidade ou bairro em que vive. A fim de que a idéia de projetos permeie todas as atividades e está presente em praticamente todas as novas propostas pedagógicas e em todas as disciplinas críticas e construtivas. Pelos os quais projetos inovadores e bem-sucedidos têm ajudado estudantes a estarem mais motivados e engajados no que estão realizando na escola e a aprender de maneira significativa com envolvimento de uma grande equipe para obter novos conceitos envolvidos nestes projetos citados, que neste caso é o Projeto Capoeira como esporte saudável e social nas escolas, visando à socialização, respeito, a dança e a arte com o corpo interação social e cultural.

Portanto, podemos dizer que: Fazem-se necessários projetos educativos na escola para o envolvimento do aluno, do professor, dos pais e da comunidade para beneficio e bem estar de todos. O desenvolvimento do projeto pode servir como socialização onde o professor pode trabalhar com diferentes tipos de conhecimentos na qual o aluno pode aprender três construções de saberes que são os procedimentos e estratégias de resolução de problemas, os conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender que leva o aluno ao aprendizado.

A Capoeira é um esporte saudável cultural e social nas escolas

É um tema que visa evidenciar a socialização social, o esporte, a arte, cultura, a dança e harmonia do corpo. O projeto vem contribuir para o meio social na escola através da capoeira que é uma das expressões mais significativas da cultura afro-brasileira e faz parte da nossa história. Assim buscamos a conscientização do esporte, da dança e da arte é necessária no ambiente escolar, porque é um aprendizado para a vida toda e o bem estar de si e dos outros. O professor deve conscientizar os alunos para serem sujeitos reflexivos e críticos em busca da qualidade de vida através dos esportes. A capoeira tem uma ligação muito íntima com todo o processo civilizatório brasileiro e temos que acabar com o mito que é só para os negros. A capoeira esta sendo praticada em alguns países, a nossa cultura rompe fronteiras. Jogar capoeira, sobretudo no que diz respeito à construção de nossa identidade cultural. A inclusão da capoeira como prática educativa na rede pública de ensino é fruto do processo de escolarização, educação e respeito. O filme Maré capoeira onde retrata o relato de uma criança chamada João e seu apelido é Maré, nos chamou a atenção por ter 10 anos e com objetivos de ser mestre da capoeira dando a continuidade da tradição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com