TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.986 Palavras (12 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA

POLO MARÍLIA- COLÉGIO INTERAÇÃO-UNIDADE III- 3ª SÉRIE

PEDAGOGIA

DISCIPLINA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

CLAUDETE ALVES DA SILVA SOUZA- RA 418612

IDELMA SECOLINO – RA 442676

JOSIANE PAES RODRIGUES DE SOUZA SILVA- RA 407534

MARCIA TERESA DE SOUZA – RA8112713445

ROSELI RODRIGUES CAVALHEIRO – RA 8117742148

WAGNER ROCHA DA SILVA- RA 427794

TUTOR A DISTANCIA DA DISCIPLINA:  PROFª Ma. GLAUCE SOARES CASIMIRO

MARÍLIA/SP

04/06/2014

Conteúdo

Introdução        

Projeto multidisciplinar.        4

Educação ambiental – Aquecimento global.        6

O sucesso da transdisciplinaridade e a educação...................................................................................9

Conclusão        

Referências Bibliográficas        


Introdução

        Conhecemos mais a fundo como preparar um projeto multidisciplinar. Todas suas etapas, a importância do planejamento estratégico de cada uma delas.

        Após conhecer as etapas, foi montado o projeto propriamente dito, a cerca de um tema relevante para os dias atuais. Destacando o porque da sua escolha e os objetivos a serem alcançados.

        Tomamos como exemplo de um bom projeto de transdisciplinaridade, um tema também muito discutido atualmente, que permite interação e aprendizagem.

                        

        

Projeto multidisciplinar

Todo projeto precisa estar relacionado aos objetivos e conteúdos para não perder o sentido do que se quer alcançar, disse Fernando Hernandes. Os projetos pedagógicos trazem uma nova luz ao entendimento do processo de ensino e aprendizagem. Através deste método, o aluno se torna responsável pela aquisição do conhecimento, pois ele participa de todas as etapas.

Então como fazer um projeto?

- Tema: É aonde colocamos o nome do trabalho a ser desenvolvido, é a identidade do projeto.

- Cronograma: Definir o local, horário, seqüência passo a passo.

- Justificativa do projeto: Devemos levar em consideração em primeiro plano o porquê desse projeto, justificando seus motivos, aonde quer chegar, de preferência trabalhando em grupos para que o trabalho tenha muito mais êxito, gerando troca de informações, definindo melhor os problemas e objetivando as soluções.

- Objetivos Gerais: Deve focar o trabalho final para atingir a meta.

- Objetivos específicos: Envolver os participantes do projeto se atentando ao desempenho individual e em equipe, procurando fixar-se neles, priorizando a necessidade de alcançá-lo, por isso deve-se calcular os prós e os contras da finalidade desse projeto, levando em consideração que ele visa interagir escola e aluno, resultando numa ampla visão da área a ser atingida.

- Conteúdo: O que o projeto tem para apresentar, material a ser utilizado e sua forma de aplicação. O projeto deve ser baseado na solução de um problema emergente. Criado para que os participantes entendam a situação e que através de suas ações e de seu engajamento, modifiquem o panorama atual.

- Metodologia: Qual a forma de aplicação desse projeto, que meios utilizar.

- Usar estratégias: Uma forma mais adequada para por o projeto em prática é utilizar-se de estratégias, chamando a atenção do aluno a fim de mostrar que ele faz parte desse projeto e o quanto é importante sua prática.

- Público: Ver as pessoas para qual se destina o projeto, se adequando ao tipo de público, considerando a faixa etária e interesse do mesmo, a fim de se utilizar recursos adequados para a realização do que foi proposto.

- Interação do professor: Durante as atividades, o professor deve estar preparado para o que vai fazer, tendo tudo em mãos a respeito do projeto do que ira precisar, para que em nenhum momento seja pego de surpresa ou despreparado, passando segurança aos alunos. 
- Interação do aluno: Fazer com que os alunos interajam e que todos participem das atividades sugeridas.

- Avaliação: O projeto deve ser acompanhado avaliando o processo de desenvolvimento do aluno, procurando questionar e orientar, sem fornecer soluções, pois o aluno por si deve ter iniciativa para atingir o objetivo do projeto.

A importância do projeto

Tem a importância de alcançar a unificação do saber, unindo-se as mais variadas disciplinas, para que se torne possível um exercício mais amplo da cognição humana. O que justifica a definição do projeto como uma criação de idéias, procurando fazer com que todos entendam o seu papel como ser humano no universo, buscando sempre aumentar o seu saber.

           Os projetos de trabalho aproximam a escola do aluno e se associam muito à pesquisa sobre o interesse do educando, à curiosidade e investigação dos fatos atuais. Há necessidade de que os docentes discutam a proposta de trabalho, enfatizando suas dúvidas, enaltecendo suas idéias e sugestões, para que dessa maneira, todos se envolvam no processo. 
           O professor nunca estará sozinho, pois o projeto de trabalho é coletivo e se fundamenta em pesquisa. Tudo que se ensina através de um projeto, começa de um problema inicial. “Nem tudo pode ser ensinado mediante projetos, mas tudo pode ser ensinado como um projeto”. Projetos são atividades organizadas, que coordenam diversos conhecimentos sobre os mesmos fatos, acontecimentos, situações, problemas e soluções. Define as intenções de uma turma/ano/escola em realizar um trabalho de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (178.2 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com