TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Recrutamento e Seleção

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

Treinamento e Desenvolvimento Organizacional Atualmente nas organizações faz-se necessário a estimulação dos profissionais para um pleno conhecimento, direcionando-os para um diferencial estratégico, competitivo e de sucesso. Observamos que aumenta a necessidade da geração de informações e que as mesmas sejam úteis e significativas para que promovam o aprendizado individual e organizacional, produzindo assim melhores resultados. Entende –se  ser importante ressaltar que treinamento e desenvolvimento são coisas distintas, por mais que possuam semelhanças e cheguem a utilizar técnicas em comum. Treinamento remete a um processo educacional de curto e médio prazo, aplicado de maneira organizada, por meio do qual as pessoas adquirem conhecimentos, posições e habilidades em função de objetivos previamente definidos dentro de uma instituição organizacional, com o propósito de aumentar a produtividade sem prejudicar ou influenciar em seus comportamentos. Já o desenvolvimento, está caracterizado mediante um processo dinâmico de melhoria, que implica em uma mudança na evolução, no crescimento, incremento e avanço de uma nova tecnologia. Entende-se também que as funções de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações adquire um papel de preparação de indivíduos para o exercício satisfatório de suas atividades, especificamente no cargo que ocupam. Ultimamente visualiza-se no treinamento e no desenvolvimento uma maneira eficaz para ampliação de competências que aumentam a produtividade e a criatividade, como também, à competitividade no atual mercado.

Verificamos também que com mudanças e um acelerado fluxo de informações, nesse contexto o Recursos Humanos das organizações é desafiada a exercer um papel cada vez mais dinâmico uma vez que por mais informatizada que venha a ser a organização, as pessoas que são responsáveis pelo produto final, às máquinas marca da tecnologia e as mais modernas, precisam das pessoas para opera-las, dessa forma homens motivos e devidamente capacitados. A área funcional da gestão de pessoas tem a importância estratégica, já que a organização de capacitação envolve a educação do homem para o trabalho, verificamos também que implica em incita-los a uma dinâmica de continuo aprendizado, fazendo com que permaneça atualizado, competitivo e pronto para encarar novos desafios no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Assim o desafio será investir em treinamento e desenvolvimento de forma assertiva ao invés de arriscar em programas que não agregam nada nos objetivos da organização. Observa- se também que o levantamento das necessidades de treinamento é um passo importante para que efetivamente tiver respostas às necessidades dos subsistemas administrativos, dependentes da qualidade dos programas de treinamento e desenvolvimento.

Observamos um método de avaliação das necessidades de treinamento com inclusão de ações como entender a relação entre auto e o hetero-avaliação, a fim de buscar novos conhecimentos e habilidades e a relação entre ambos. De acordo com varias situações como, tempo na função ou tempo de serviço, grau de ensino, estado civil entre outros fatores, foram desenvolvidos pesquisas de acordo com o método de analise do papel ocupacional, através de questionários aplicados entre os colaboradores verificou- se que os resultados sugeriram que a metodologia parecia ser adequada para avaliar as necessidades de treinamento vimos também que existe relação entre auto e hetero-avaliação de necessidades de treinamento, embora alguns colaboradores apontem maior necessidade de treinamento, nos seus funcionários do que em auto avaliações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com