TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Artes

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.076 Palavras (25 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 25

                 UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

                     CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

                               Atividades Práticas Supervisionadas  

                                Disciplina: Arte, Criatividade e Recreação

                                    Profº presencial Marinalva Lima

                                      Prof° Maria Clotilde Bastos                                                        

                                                Americana / SP

                                                      2014

 

 

 

   Cristina Atchschin Silva             RA:391138              

         criasw@hotmail.com

   Eliandra Ferreira da Silva                     RA:387727        

        eliandra_sf@yahoo.com.br

   Monique Perin Campos                         RA:389734          

        demonick.pc@hotmail.com

  Patrícia Luciana Tavares Deodato        RA:390085                      

       patriciatdeodato@hotmail.com

                                    Sumário

Introdução...............................................................................................................

03

Memórias escolares das Alunas.............................................................................

04

O papel da Arte na Educação contemporânea........................................................

06

Fundamentos desenvolvidos com base nas propostas dos PCN-Arte....................

07

Plano de Aula – Autorretrato.................................................................................

12

A importância artística para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade ..........................................................................................................

15

Conclusão................................................................................................................

18

Referências Bibliográficas......................................................................................

19

 

                                                 INTRODUÇÃO

Através desse tema vamos ver a importância da arte no desenvolvimento das potencialidades criativas da crianças, os conceitos de artes e educação que permearam a formação inicial dos alunos da equipe, em contraponto com as tendências atuais. Veremos a importância da arte na educação contemporânea, começando na educação infantil fase que a criança leva para toda a vida o seu aprendizado, daí a importância da educação com arte. Veremos como é importante escolher materiais e atividades que levem a crianças a aprender por meio do lúdico e das artes. Consideramos os três importantes pilares para o desenvolvimento expressivo e criativo da criança: artes visuais, música e dança, teatro e jogo dramático. No plano de aula vai ser contemplado atividades do campo expressivo e artístico. Também analisamos a importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil.

 

           

Memória escolares que recordamos.

        Trazer a memória as vivências obtidas no início do nosso processo escolar referente a matéria de Artes, trouxe ao grupo grande satisfação, pois possibilita entender nosso jeito de ensinar pois passamos adiante o conhecimento adquirido, esse raciocínio nos permite em  primeiro lugar repensar nossos métodos, abrir nossos leques e traçar uma dinâmica mais atual e mais produtiva na perspectiva do aluno como um ser em desenvolvimento e não esquecer que a criança é como uma esponjinha sugando todo conhecimento que podemos passar a ela.

Lembramos de muitas coisas que nos foi apresentadas nos anos iniciais, aprendemos sobre as cores primárias e secundárias, suas misturas tons e sombras.

Aprendíamos a fazer margens nas folhas do caderno de desenho, copiar objetos de diferentes gravuras, colávamos recortávamos com diferentes tipos de papéis,  como o  papel crepom, colávamos uma figura e recriávamos um desenho a partir da imagem, apresentavam-nos diferentes tipos de materiais para trabalhar a arte, como pintura em vidros, mais precisamente espelhos, pitávamos objetos em gesso, pintávamos com nanquim   e tudo isso trazia uma grande alegria e expectativa aguardando a amada aula de artes.

Mas tudo isso nos fez refletir na postura do professor que na visão do grupo, estavam muito preocupados com o resultado final, com a aparência do trabalho em si, dentro de uma visão já pronta das obras conhecidas e aceitas com o padrão de beleza já estabelecida, ou seja o aluno reproduzia uma obra já pronta, não permitindo que a criança explorasse sua criatividade sem um parâmetro estabelecido.

Tudo era copiado, tudo tinha uma regra a seguir, um integrante do grupo lembra-se claramente de uma situação em que a professora trouxe um desenho pronto onde a criança tinha que preencher com cores aquela figura, e por diversas vezes foi advertida pela docente a maneira certa de pintar, com traços no mesmo sentido, onde não podia passar com o lápis do lado de fora do desenho, e naquele momento a pintura passou a não ser mais divertida, pois o ambiente ficou tenso na visão da pequena criança, o medo de “errar” ou de ficar feio a pintura e a professora não gostar gerou uma ansiedade e um certo bloqueio na capacidade de experimentar de testar, criar não era o objetivo da aula e sim passar as regras já existentes e aceitáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (310.2 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com