TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de arte

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS DE ARTE, CRIATIVIDADE E RECREÇÃO

Introdução

 ETAPA 1

 RELATOS DE MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS A PRÁTICAS ARTÍSTICAS

PASSO 1

Memórias da aluna: Andreia  S. Batista.

Quando era criança e fazia os anos iniciais de escola, eu adorava participar das aulas de arte que era chamada de aula de educação artística, lembro-me de que a professora nos dava todo material como: papel, tinta, lápis de cor, purpurina, palitos de picolé, revistas, jornais e cola para os alunos que tinham que usar a criatividade, recordo de umas lembrancinhas que fizemos para o dia das mães. A professora nos entregou um papel com o desenho de uma rosa bem grande, onde teríamos que enfeitá-la de acordo com a nossa criatividade artística, fiz a minha toda colada com bolinhas de papel colorido e bastante purpurina, e transformei em um bilhete de feliz dia das mães. Foi um dia mágico, onde todas as crianças interagiram e compartilharam as suas idéias que mostravam seus desenhos dando palpite no desenho dos colegas, isso acontecia de maneira natural quando a professora juntava as mesas fazendo uma grande mesa coletiva, permitindo, assim, que víssemos os desenhos uns dos outros, era permitido até copiar a idéia dos coleguinhas, e conhecer um pouco da vida de cada um, por exemplo, quem não tinha mãe foi aconselhado dar o desenho para uma avó ou para o pai ou para alguém que gostasse muito, isso foi muito bacana. Entreguei meu desenho para minha mãe com muita alegria, e me lembro disso até hoje.

   

ETAPA 2

PASSO 4

QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

A arte tem sido considerada um agente transformador no processo de construção da sociedade. Na educação vem favorecendo o desenvolvimento do indivíduo despertando seu raciocínio e pontêncialidades, possibilitando o expressar livre das emoções e pensamentos, criatividade e imaginação e a socialização, tornando-o mais crítico e participativo, direcionando novos olhares ao individuo.

A arte é uma ação de experiência cultural de uma área de conhecimento; na educação possibilita o aluno conviver com manifestações variadas, podendo escolher aquela que ele irá interagir, passando a internalizar cada experiência vivida, isso modifica a vida dele, o aluno passa a ter a liberdade para se expressar, esse é o papel da arte na educação, é importante trabalhar com arte nas escolas, o aluno se abastece de informações e ferramentas  internalizando essas descobertas para, depois, desenvolve-las em alguma forma de arte, mas principalmente na interação com o outro no mundo a fora.

Os Parâmetros Curriculares Brasileiros dão à disciplina de arte uma abrangência muito grande, propondo quatro modalidades de ensino que são: artes visuais que engloba artes plásticas, artes gráficas vídeo, cinema, fotografia e novas tecnologias, sem esquecer as artes como música, teatro e dança, é importante trabalhar cada modalidade com as crianças desde cedo, na área de musica, por exemplo, é possível desenvolver habilidades especificas relacionadas ao aspecto auditivo e a aspecto  de performance usando o corpo como canal de expressão musical, como cantar e dançar.

O desenvolvimento de todas as modalidades, artes visuais, gráficas, teatro, música e dança no ensino possibilita à educação diferentes formas de abordar qualquer questão, pois o que se pensa no teatro é diferente do que se pensa na música, do que se pensa na dança e do que se pensa em artes visuais, e esse desenvolvimento de pensamento, em todas essas modalidades, é que se da uma noção de arte, dando condições ao educando praticar a vida com arte.  

A arte tem o papel de garantir não só o ensino da produção histórica social e cultural da arte, como também deve garantir aos alunos liberdade de imaginar e construir suas próprias propostas artísticas, sempre respeitando a sua vivência e seu conhecimento próprio, isso promove ate a auto-estima de cada um. Essa expansão de desenvolvimento cultural, proporciona ao aluno conhecer outras culturas, e concientizando-se de sua própria cultura. Educar com Arte significa, educar através do contato com o outro,do despertar dos sentimentos e da troca de relações e emoções.

Nota-se, também, uma ligação entre as áreas artísticas e em todas as outras disciplinas escolares, pois as questões de aprendizagem não são separadas, por exemplo a música é um instrumento eficaz no ensino da matemática, o teatro também é favorável para a aprendizagem em história e português, e as artes visuais na questão da geografia e do espacial como também da dança, essa ligação também e visível quando pensamos que o professor formado em arte ao ensinar ele também estará ensinando português, geografia, matemática, trabalhando assim as outras áreas de conhecimento, a partir de um outro raciocínio que não é o da própria área, isso favorece ao aluno uma aprendizagem mais completa  pois a arte é humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com