TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS projeto multidisciplinar

Por:   •  16/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto Educativo e sua relevância em educação

Atualmente, a escola visa formar cidadãos participativos na sociedade, na busca por esse objetivo, ela precisa desenvolver a autonomia nos alunos, a pedagogia de projetos é uma pratica para atender essa finalidade, pois, ela é um instrumento cuja metodologia de trabalho tem por objetivo organizar a construção do conhecimento através de metas pré-definidas, de forma coletiva entre alunos e educadores.

A pedagogia de projetos é uma busca por uma nova forma de ensinar, integrando a prática pedagógica à realidade do aluno, despertando seu interesse e tornando-o um ser critico para atuar no meio em que está inserido.

Esse modelo educacional minimiza o papel do professor, enquanto valoriza o papel do aluno em aprender, ou seja, a atividade de cada criança se torna determinante na construção do saber. O professor passa a ser um mediador, o seu papel é o estimular, observar, criar situações de aprendizagem significativa que façam os alunos pensar a respeito do conhecimento que querem construir, porém, o educador precisa acompanhar o processo e aprendizagem do aluno, entender seu universo cognitivo e afetivo, bem como sua cultura e contexto de vida.

O objetivo da pedagogia de projeto é fazer com que o aluno aprenda fazendo, com esse perfil de trabalho, o aluno precisa buscar informações, tomar decisões, muitas vezes trabalhar em grupo, o que gera confronto de idéias. Contudo a mediação do professor é fundamental, considerando que o aluno precisa sentir a presença do professor, como uma pessoa experiente que possa auxiliá-lo nesse momento de aprendizagem.

Para que essa mudança aconteça o educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno. No entanto, o que acontece muitas vezes é o que o professor apresenta uma proposta de trabalhos com projetos, porém na pratica continua em exercer o papel de transmissor de informação, ele precisa seguir uma direção e ter um objetivo claro a ser atingido.

Enfim, hoje percebemos um mundo mais competitivo e exigindo soluções educacionais que atendam a realidade dos alunos, já que eles estão o tempo todo recebendo informações nas mais variadas mídias, nesse contexto não cabe mais a presença autoritária de professores que se julgam os únicos detentores do conhecimento, herança marcante de uma mentalidade escolar tradicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com