TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA: Didatica

Por:   •  15/2/2016  •  Exam  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

PRIMEIRA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1

Aluna (o): Cristina Oliveira Teixeira Matrícula: 11112080220

Pólo: Magé

                                                     

1ª Questão:      ( 5.0 pontos )

Conforme você estudou na aula 6, o professor é um agente de memória e, como tal, é capaz de realizar interações e intercâmbios entre linguagens, espaços, tempos e conhecimentos, porém suas reflexões estão muito relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, desconsiderando, por vezes, o próprio processo de aprendizagem na profissão. O olhar sobre a experiência passada era considerado algo não científico e ultrapassado, a memória individual e social não era considerada. A partir da década de 80 investigações sobre as histórias de vida de professores, autobiografias, representações e os memoriais passaram a ser compreendidos não só como um instrumento de investigação, mas também importante aliado à formação desse profissional.

Sendo assim, busque em sua memória um fato ou uma história ocorrida em sua vida escolar, na sala de aula, envolvendo um determinado professor e que o (a) tenha influenciado muito. Em seguida, com base no estudo dessa aula, descreva esse momento, no máximo em 20 linhas, identificando o tipo de memória envolvida e descrevendo sua importância para a sua atuação profissional futura.

Resposta:

No segundo ano do 2° grau eu tive uma professora de historia muito dedicada a sua profissão. Alem de fugir da regra de seguir o livro ao pé da letra, na substituição de informação histórica desnecessária ela acrescentava acontecimentos históricos não relatados em livros e abria um espaço para debates sobre a nossa visão diante os relatos, e toda turma interagia inclusive eu que na época era muito tímida.

Ali me interessei em seguir a profissão de educador e obter o preparo suficiente para dar uma aula ótima quanto àquela dada pela minha professora.

O resgate dessa memória informal diversas vezes me ajudou a seguir em frente na minha formação como educador, de forma positiva e otimista com o objetivo de marcar de maneira positiva meus alunos assim como essa professora de história mim marcou.

2ª Questão:   ( 5.0 pontos )

As sociedades contemporâneas se transformam mudando as nossas formas de pensar, sentir e trabalhar. Dessa forma os professores devem estar preparados para discutir essas mudanças na escola, e a Didática possui um papel importante nessa discussão.

De acordo com a aula 3, existem três proposições para uma Didática Crítica e Plural: Habilidade de trabalhar coletivamente; Apostar na diversidade cultural e a  Linguagem digital.

 Tomando por base o que você estudou nas nossas aulas iniciais, elabore um pequeno texto (cerca de 20 linhas) argumentativo e crítico sobre a questão, fundamentando-o com os autores estudados, sobre os rumos da Didática Fundamental frente à Pedagogia crítica e aos desafios da atualidade, opinando como o professor - pautado numa Didática crítica e plural - deve atuar na prática docente, tendo em vista as questões apontadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (65.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com