TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Cultural e Nosso Papel Como Educadores

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Graduação: Pedagogia                        Polo: Anália Franco

Disciplina: Diversidade étnico-cultural

Unidade II: Teorias da Cultura

Tutor: Valdécio Silvério Bezerra

Aluna: Beatriz Luiza Cotrim Ramires         RGM: 14118874

Data de entrega: 15/05/2016

AP II – Antropologia cultural e nosso papel como educadores

Nós como educadores, possuímos responsabilidade na transmissão de informações, valores, saberes e cultura. Somos os únicos seres que evoluíram a ponto de modificar intensamente o meio em que vivem, dito isto, temos o dever de preservar a manutenção da vida, uma vez que nossa evolução industrial e tecnológica, levou a destruição de boa parte dos recursos naturais, os quais são imprescindíveis à nossa sobrevivência.

A antropologia estuda o homem em interação com o ambiente e o grupo social em que está inserido. Trabalha basicamente com o conceito de cultura, tentando entender como ela é constituída e sua trajetória. Temos basicamente quatro correntes de estudo da cultura na antropologia: o evolucionismo, o difusionismo, o funcionalismo e o estruturalismo. Todos surgem como tentativa de explicar, esquematizar e entender as ações do homem e sua cultura.

Como estudiosos, devemos observar as diferentes culturas sempre de um ponto de vista não etnocêntrico, ou seja, devemos tentar realizar o entendimento do outro, nos colocando na posição em que o outro está, nos despindo de preceitos, de ideias prévias e conceitos que possamos previamente ter concebido. Traduzindo esse estudo para sala de aula, dentro da cultura escolar, temos o entendimento do outro, através do “eu”, o entendimento da diversidade como algo positivo, que agrega valores à sociedade, como educadores devemos integrar a diversidade e não homogeneizar os indivíduos, com a massificação das ideias e culturas.

Devemos nos questionar: até que ponto os aspectos culturais interferem no processo de ensino-aprendizagem? Podemos ultrapassar as barreiras da cultura que nossos alunos trazem para dentro da sala de aula?

Como educadores, jamais podemos condenar os aspectos culturais que nossos alunos trazem para sala de aula, essa bagagem, constitui conhecimento próprio, construído através de suas experiências pessoais e dentro do seu seio familiar. Cabe a nós, mostrar que existem diferentes aspectos culturais no mundo todo e que devemos respeita-los, não os denegrir e nem toma-los como seres “menos evoluídos”.

Em resumo, o estudo da antropologia e das terias antropológicas, pode nos ajudar a moldar o futuro curso da humanidade.

A menos que saibamos como a cultura de cada grupo humano se tornou aquilo que é, não podemos ter a esperança de alcançar qualquer conclusão relativa às condições que controlam a história geral da cultura. (BOAS, 2009, p. 97)

Referências Bibliográficas/ Sites consultados

BOAS, Franz. As limitações do método comparativo da antropologia. In: Antropologia cultural. Trad. Celso Castro – 5. Ed. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com