TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes pedagogia

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.592 Palavras (11 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ARTES, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

  ADRIANA DE SOUZA MATOS                             RA – 3830701570

CLAUDIA MARIA DA SILVA FRANÇA                RA–3888 757629

 THAIS DE ARAUJO LEAL DA SILVA                   RA –1299100890

   

TAGUATINGA, DF

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  ADRIANA DE SOUZA MATOS                             RA – 3830701570

CLAUDIA MARIA DA SILVA FRANÇA                RA–3888 757629

 THAIS DE ARAUJO LEAL DA SILVA                   RA –1299100890

ARTES, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Artes, criatividade e recreação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Elizângela Siqueira e sob a orientação da Tutora a Presencial Pedagoga Monica Cristina Soares de Oliveira.

TAGUATINGA / DF

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................

4

1. ETAPA 1............................................................................................................

5

2. ETAPA 2. ...........................................................................................................

6

3. ETAPA 3 ............................................................................................................

8

4. ETAPA 4 ............................................................................................................

9

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................

11

REFERÊNCIAS.....................................................................................................

12

INTRODUÇÃO

A finalidade desse trabalho é refletir de forma analisada e critica de amplas partes as dificuldades das manifestações e comunicação artística, trazendo consigo a criatividade aautonomia no aluno formando um ser coerente e critico no decorrer de sua vida, frisando a ludicidade nas aulas de artes no período escolar e identificar as contribuições da arte nos processos pedagógicos relacionando e criatividade e imaginação através da recreação.

Etapa 1:

REGISTROS ESCOLARES DE CADA INTEGRANTE DO GRUPO

Relato da aluna Adriana de Souza Matos        

  • Quando eu estava na 5ª série tinha uma professora de artes chamada Luzineth Sarmento,nunca esqueci-me dela pois foi para mim uma grande incentivadora.As suas aulas eram super dinâmicas. Fazíamos esculturas de argila, confeccionávamos tintas naturais com plantas, café, colorau entre outros. Também realizávamos apresentações teatrais e de danças folclóricas. Lembro-me que eu esperava ansiosamente os dias das aulas de Educação artística, matéria nem sempre valorizada porém de grande valia para o desenvolvimento do indivíduo e a formação do seu senso crítico e afetivo.

Relato da Aluna Claudia Maria França

  • Lembro-me que na minha época as aulas de artes eram chamadas de Educação Artística, nessas aulas aprendi as cores primárias, secundarias e terciarias. Nós fazíamos quadros, pinturas e releituras de obras de artes famosas, pelo menos uma vez por mês saíamos de sala e tínhamos aulas diferenciadas ao ar livre. Manipulávamos vários tipos de materiais, tais como: papel crepom, palitos de picolé, serragem e argila. Enfim não me lembro com clareza de detalhes das aulas, porém reconheço a sua importância para o meu desenvolvimento psicomotor e afetivo, porque arte é algo fascinante tanto para adultos quanto para crianças.

Relato da aluna Thais de Araujo Leal da Silva

  • Comecei meus estudos aos quatro anos de idade, mesmo muito pequena minha mãe me estimulava e conta que eu ficava bem entusiasmada com a disciplina de arte e recreação, pois, fazíamos várias atividades manuais com diversos materiais: tampinha de garrafa pet, botão, argila, palito de fósforo, palito de picolé dentre outros, onde ajudaram bastante no meu cognitivo. Gostava muito da contação de histórias que fazia com meus amigos onde eu podia me expressar através da dramatização e da música.

[pic 2][pic 3][pic 4]

Como professoras acreditamos que não se deva seguir parâmetros muito diferentes, pois a partir do momento que você torna possível que a criança expresse sua preferência artística, de certa forma, você está estimulando a criatividade da mesma. O professor deve mostrar aos seus alunos todos os aspectos da cultura (cantigas, brincadeiras, poemas, pinturas, etc.) para através destes aspectos, sem que a criança se dê conta, encontre o caminho que mais favorecerá sua criatividade. CUNHA, Susana R. V. (2012, p 17),

        Umas das maneiras de o adulto romper suas formas cristalizadas é resgatar seu próprio processo expressivo, voltando a brincar com os materiais, não tendo medo de mostrar suas próprias descobertas formais, espaciais e colorísticas, lançando-se junto com as crianças na aventura de criar o inusitado, acompanhando o processo expressivo infantil junto com o seu próprio processo.

Etapa 2:

O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO COMTEMPORÂNEA

Com o passar dos anos pode-se verificar que existem diferentes tipos de produções artísticas e que foram construídas nas mais diversas práticas e relações sociais. Essas criações artísticas revelam a história sócio-cultural da humanidade, além de expressar, refletir e interpretar a realidade a partir do trabalho criativo do Homem, o qual expõe diversas visões do mundo. Historicamente, foram construídas diferentes interpretações em relação à função social da arte. Neste momento, serão abordadas as funções da arte mais destacadas na contemporaneidade. São elas: a arte como mercadoria, a arte como forma de conhecimento e a arte como criação. A primeira, a arte como mercadoria, está vinculada e atende específicos grupos sociais. A segunda, a arte como forma de conhecimento, consiste em uma aproximação da realidade, sem a intenção de espalhar a mesma, ou seja, é uma representação, uma interpretação da realidade. E a terceira, a arte como criação, também denominada de arte como trabalho criador, busca resgatar a relação entre o artista ou Homem criador e sua obra de arte através do movimento de incorporação e superação tanto da arte como ideologia quanto da arte como forma de conhecimento. A criação artística é uma exigência da necessidade humana de perceber e entender a representação da realidade humano-social, de expressar e objetivar significados e valores coletivos. Entender a arte como um dos meios de o indivíduo retornar ao coletivo, onde o Homem exprime a experiência daquilo que seu tempo histórico e de suas condições sociais permitem, é fundamental. Por meio da arte o sujeito torna-se consciente de sua existência social, e nesta direção, justifica-se o ensino da arte nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (246.8 Kb)   docx (140.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com