TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dificuldades da Inclusão Escolar

Por:   •  18/6/2017  •  Monografia  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO

Nome: Elisangela Carneiro de Oliveira

RU: 763970

1 TEMA

   As Dificuldades da Inclusão Escolar

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

  Como a Inclusão Escolar está acontecendo nas escolas nos dias atuais.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

   De acordo com a realidade escolar, será que a educação em nosso pais está realmente comprometida com a inclusão?

  1. JUSTIFICATIVA

   O tema pesquisado está diretamente ligado a observações descritas durante estágios realizados no decorrer do curso de Pedagogia, onde foram levantadas questões sobre o atendimento nas instituições para alunos direcionados a Inclusão Escolar no Ensino Fundamental. Este assunto tornou-se muito comum em nossa sociedade na atualidade, porem analisando a fundo nos deparamos com situações que contraria as leis estabelecidas e determinadas para atender este público.

   Desta forma, visando colaborar de alguma forma por meio desta pesquisa a todos que buscam auxílio em suas práticas pedagógicas procurando assim, contribuir nas superações das dificuldades encontradas.

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL
  • Analisar as estratégias pedagógicas das instituições de ensino escolares que atendem pessoas com necessidades especiais.
  1. OBJETIVO ESPECÍFICO
  • Apresentar fatos que comprovam que nem todas as instituições escolares estão preparadas no atendimento deste público especificamente.
  • Analisar se há profissionais qualificados e habilitados nas instituições, e como são usados os materiais didáticos específicos verificando se existe uma aprendizagem real na prática diária.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

     De acordo com a Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015, art. 2º, tendo como base o Decreto Legislativo nº 186 de 09 de julho de 2008, são consideradas pessoas com deficiência aquelas que têm impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo que possam afetar sua participação na sociedade em igualdade de condições. Sendo assim, o atendimento escolar é obrigatório a todos os estudantes.

    E para assegurar este direito faz-se necessário avaliarmos os valores e objetivos que a escola tem apresentado, levando em consideração que a maior responsabilidade não recai unicamente sobre a equipe escolar no processo de aprendizagem, mas também das autoridades federais e a todos nós.

6 METODOLOGIA

   Este trabalho de conclusão de curso tem com base pesquisas realizadas por meio de sites, livros e observações tendo como alvo direcionado as práticas pedagógicas no contexto escolar e suas especificidades.

REFERÊNCIAS

BERGAMO, Regiane Banzzatto. Educação Especial: Pesquisa e Prática. Curitiba: Ibpex, 2010.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

http://www.pedagogia.com.br/artigos/incluescolar/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com