TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Metodologias de Ensino

Por:   •  24/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

Cinco Metodologias de Ensino mais utilizadas no Brasil

BRUNO FERNANDES PEDAGÓGICO 14 DE AGOSTO DE 2019

Conheça as 5 metodologias de ensino mais utilizadas no Brasil e também o que os especialistas têm a dizer sobre a sua influência no comportamento e desenvolvimento das crianças.

Ao decorrer dos anos diversas metodologias de ensino foram criadas, tornando evidente que o processo de ensino e aprendizagem não precisa ser sempre do mesmo jeito. No Brasil, essa diversidade de metodologias também está presente na produção de conhecimento. Você sabe quais são os cinco métodos de ensino mais populares em território nacional? Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

Metodologia Tradicional

A abordagem tradicional, como o próprio título sugere é a mais convencional entre elas, e integra a prática educacional formal. O foco dessa prática consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir uma posição na sociedade, através da exposição verbal da matéria e/ou de demonstração realizada pelo professor.

O tradicionalismo parte do princípio de que o adulto é detentor do conhecimento e o transfere a criança através da exposição e análise das matérias. Neste método, existe a ênfase nos exercícios, repetição de conceitos ou fórmulas e na memorização, visando disciplinar a mente e criar hábitos. Nessa metodologia, é comum a separação por séries. Na sala de aula, existe um número variável de alunos onde o conteúdo é aplicado de forma igualitária, pois no tradicionalismo acredita-se que cabe ao aluno absorver todo o conhecimento apresentado, dependendo de seu esforço e comprometimento para o aprendizado.

Construtivismo

O construtivismo é uma postura com relação a aquisição do conhecimento. Desenvolvido pelo epistemólogo Jean Piaget (1896 – 1980), o construtivismo questiona o conceito e a estrutura do conhecimento e aprendizagem. A ideia central do construtivismo é a de que o conhecimento não é adquirido, mas sim construído. A teoria possui uma abordagem filosófica e científica.

Como filosofia, dois conceitos se destacam como formas de conceber o conhecimento: racionalismo e empirismo. O racionalismo concentra o conhecimento no sujeito em seu interior. Enquanto o empirismo possui o conceito de conhecimento a partir dos sentidos e objetos, ou seja, do contato do sujeito com o mundo.

Já em sua abordagem científica, o construtivismo busca entender a gênese do conhecimento, isto é, como o conhecimento é construído.

O método chegou no Brasil por volta da década de 1980, e diferente do tradicionalismo defende a organização da escola em ciclos ao invés de séries. Além disso, uma sala de aula construtivista conta com poucos alunos, para que haja o acompanhamento da evolução do aprendizado e a intervenção do professor sempre que se faça necessário. O papel do professor é propor e incentivar o desenvolvimento das atividades e não impô-las. Sendo assim, os alunos participam de discussões e expõem opiniões e dúvidas sobre os temas retratados.

Método Montessoriano

A metodologia montessoriana foi criada pela médica italiana Maria Montessori (1870 – 1952), e possui como maior princípio o respeito e compreensão da individualidade da criança. Um ambiente montessoriano é fácil de ser reconhecido: é bem organizado e os objetos ficam todos ao alcance das crianças. Isso funciona para que seja trabalhada a autonomia, a ordem e o espaço.

O método montessoriano possui 6 pilares:

1- Autoeducação: O aluno deve aprender sozinho, sem grande interferência de adultos.

2- Educação cósmica: Tudo está interligado. Áreas separadas se tornam abstratas, por isso, todo o conteúdo possui um vínculo.

3- Educação como ciência: A análise e compreensão do comportamento das crianças.

4- Ambiente preparado: O ambiente é propício para que as crianças tenham liberdade e autonomia. Além de objetos na altura do alcance das crianças, o espaço de aula é minimalista, contendo apenas o necessário para o desenvolvimento das atividades.

5- Adulto preparado: O papel do adulto é de observar as crianças e intervir somente quando necessário. A maior regra deste passo é nunca fazer pela criança aquilo que ela pode fazer sozinha.

6- Criança equilibrada: Quando a criança se encontra concentrada isso significa que está em equilíbrio. É importante que não haja a interrupção de um adulto neste momento.

A metodologia montessoriana se baseia na observação e compreensão da verdadeira natureza do indivíduo através dos trabalhos (brincadeiras) para desenvolver uma base na evolução da criança.

Metodologia Pikler

A metodologia foi criada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com