TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnologias de comunicação e informação na escola

Por:   •  8/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central – FACIPLAC

Pedagogia - Licenciatura - 1° Semestre - 2018

Desenvolvimento e Inovação Tecnológica

Alexandre Teixeira Abdala

Aluno: Ícaro Vinicius Afonso Cruz

Linguagens - As tecnologias de comunicação e

Informação na escola

PORTO, TANIA MARIA ESPERON. As tecnologias de comunicação e informação na escola.

O texto “As tecnologias de comunicação e informação na escola” é uma reflexão sobre o processo de educação na escola e a sua interação com as novas (e velhas) tecnologias que revolucionam a comunicação entre os indivíduos.

            E apresentado inicialmente o cenário moderno em que estão inseridos os estudantes de hoje, descrevendo as grandes dificuldades no processo de leitura e aprendizagem escolar, contrastando tal fato com a facilidade e a interação que estes jovens possuem ao realizar procedimentos complexos em, por exemplo, jogos eletrônicos (ou não), e os games, que, mesmo não estando no idioma do jogador, este consegue jogá-lo sem maiores dificuldades.

            A autora propõe sobre este aspecto, uma nova leitura do processo ensino-aprendizagem: utilizar as tecnologias de comunicação e informação no ensino escolar aproveitando o que há de melhor em ambos os modelos, sem que necessariamente haja uma ruptura entre estes.

            O potencial educativo das tecnologias modernas pode ser aproveitado no ensino escolar, pois os educadores não devem desprezar o aspecto sociocultural da geração contemporânea, que não aceita ser mero espectador, que necessita interagir com o texto, meios de comunicação tecnológicos, com símbolos, imagens e recursos audiovisuais, havendo interação do individuo com outros indivíduos, e daquele com o próprio texto. Propõe ainda que as escolas adotem uma postura pedagógica educacional de utilização de tecnologias, envolvendo a coordenação de sentidos, combinando comunicações corporais, movimentações, percepções e sensações à leitura e à escrita, para tanto, a autora desenvolve um processo de formação docente, com abordagem de temas do cotidiano do discente.

            Conclui que a escola, ao utilizar temas do cotidiano discente e linguagens tecnológicas e comunicacionais em processos de formação docente: trabalha com um material que faz parte do dia a dia dos estudantes e é agradável a eles; interesses e dúvidas de professores e alunos sobre temas vitais; envolve os docentes em experimentações pedagógicas com novas linguagens; situações vividas no dia-a-dia, que interferem em sua prática profissional propiciam aprendizagens envolvendo sensibilidade, intuição, emoção e desejo; possibilita interação entre os professores, destes com os estudantes, e de ambos com os conhecimentos escolares e as tecnologias; aumenta o poder de decisão e de criação dos alunos.

           A uma necessária reflexão sobre o ensino escolar, pois nos submete a contrapor valores e tradições que muitas vezes se tornam verdadeiros obstáculos ao processo de aprendizagem do aluno. O mundo contemporâneo tornou-se cada vez mais veloz, com um bombardeio de informações que reflete nas relações entre os indivíduos, não apenas no aspecto afetivo, mas também no aspecto profissional.

            Assim, são reais as afirmações da autora no que diz respeito às tecnologias de comunicação: elas não são nem ruins, nem boas, nem tampouco neutras. Na verdade, tudo depende do uso que fazemos delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com