TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnologias em Pedagogia

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

Chapecó

2012



SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

4        REFERÊNCIAS        


  1. iNTRODUÇÃO

Nesse trabalho será apresentado um pouco da realidade tecnológica do CEIM pequeno príncipe do município de Chapecó estado de santa Catarina, localizado no Bairro Presidente Médici Rua Irlanda numero 80. Este CEIM conta com 20 salas de aula, refeitório, ginásio de esportes, parque infantil e mais seis salas de apoio, onde está instalada a secretaria, laboratório de informática, sala de recursos humanos, sala de vídeo, fralda rio e biblioteca.


  1. DESENVOLVIMENTO

Procurando entender qual a importância das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, foi efetuada uma pesquisa com o CEIM Pequeno Príncipe, onde possui 25 computadores na sala de informática, 01 na secretaria, 10 na sala dos professores e 01 na direção, totalizando 37computadores todos com acesso a internet. Também possui 03 projetores, além de aparelhos de televisão, radio e DVDS.

        Uma novidade maravilhosa é a inclusão da informática desde os maternais a pré-escola. Uma ferramenta indispensável ao auxilio dos processos didáticos de aprendizagem. Este ano o CEIM passou por mudanças significativas em muitos aspectos, sendo um deles tecnológicos. O espaço atende a 900 crianças de 0a5 anos de idade foi inaugurado no inicio deste ano em um espaço mais amplo e moderno, sendo considerada escola modelo, na educação infantil de Chapecó santa Catarina.

O CEIM conta com um laboratório de informática e possui um técnico responsável. A comunidade também pode ter acesso para efetuar pesquisas, sempre com horário estabelecido pela escola em conjunto com o responsável pela sala informatizada.  

São oferecidos pela gerencia da educação cursos de diversas áreas da informática para que os professores possam se aperfeiçoar. Os recursos mais utilizados pelos professores são: a sala de informática, projetor e DVDS em sala de aula.

Os alunos de 3ª5 anos utilizam a sala de informática uma vez por semana, para realizarem as atividades propostas pelos professores, com o auxilio de um de um instrutor de informática e pelos próprios professores.

        A escola utiliza como sistema operacional o Linux educacional 3.0, o qual possui diversas ferramentas e softwares educacionais. O CEIM conta com o CEMUT, mantido pelo núcleo tecnológico municipal, que tem como objetivo proporcionar aos alunos o acesso à informática, desenvolvendo as competências que regem a educação infantil as quais estão no currículo escolar, que são: estímulo concentração, raciocínio, coordenação motora, socialização e interação ao grupo.

        No projeto político pedagógico a indicativa a utilização das tecnologias, tais como: jogos educacionais, vídeos educativos, alfabetização com o auxilio de DVDS, projetores, entre outros, sempre procurando o melhor caminho para o processo de ensino e aprendizagem.

     Existem constantes mudanças na tecnologia e com um ritmo bem acelerado, e com isto a criação de oportunidades e desafios para a escola.

     Temos oportunidades que incluem maior acesso ao conteúdo, multi mídia, o uso crescente de conserta-king online para oferecer aulas de outra forma não disponível. A disponibilidade generalizada de dispositivos de computação móvel que pode acessar a internet, o papel crescente das ferramentas de redes sociais para a aprendizagem e desenvolvimento pessoal, e também o crescente interesse de jogos digitais para uma aprendizagem mais personalizada.

     Neste mesmo tempo, o ritmo de mudança cria desafios significativos para as escolas. Tendo elas construções de novos programas de desenvolvimento profissional. Algumas escolas tem sido abeis em manter essas mudanças, enquanto muitas outras estão bem para traz, criando assim o chamado fosso digital baseado principalmente na qualidade da tecnologia educacional, ao invés de apenas ter o simples acesso à internet utiliza-lo para o ensino e aprendizado.

    Entender as necessidades especifica das crianças e dos jovens, em ambiente de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com