TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade sobro o texto convite a filosofia

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

1 Como a antropologia se relaciona com o contexto da expansao europeia pelo mundo?

No séc XIX o ser humano, que era objeto de estudo da filosofia, passou a ser objeto tambem em outras ciencias como sociologia psicologia e antropologia.

As razoes para esse fenomeno foram os problemas que a sosciedade enfrentava trazidas pela urbanizaçao, pela industrializaçao pela expançao imperialista europeia na Ásia e na África. A antropologia cabia os estudos dos povos colonizados na África,Ásia e América, procurando desenvolver um metodo mais empirista e qualitativa voltando para a descoberta das particularidades das sociedades que estudava os antropologos procuravam identificar de forma precisa o nao europeu e nao percebem que por traz da aparente uniformidade da vida social na Europa, existiam inquestionaveis insuperaveis diferenças.

2. Qual a influencia do positivismo e do evolucionismo social nas primeiras teorias antropologicas?

Evolucionismo social acredita-se que as sociedades têm início num estado primitivo e gradualmente tornam-se mais civilizadas com o passar do tempo.

O pensamento positivista teve como inspiração a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin. Assim como as espécies passam por um processo de evolução, os positivistas também entendiam que as sociedades evoluíam. Daí a concepção de que umas sociedades são mais evoluídas do que as outras.

3. Em que consistiam os determinismos biologico e geografico?

Determinismo biologico=> as culturas seriam determinadas pela biologia: caracteristicas de raça. Determinismo geografico=> o homem e suas culturas seriam determinadas pelo clima e pela geografia.

4. O que você entendeu por etnocentrismo?

Consiste em uma postura na qual tomamos nossa sociedade e a nossa cultura, nossos valores, práticas, crenças, ou seja tudo que constitui culturas diferentes da nossa etnia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com